Topo

Grêmio

Ainda dá? Dez pontos atrás do Cruzeiro, Grêmio troca título por acesso

Diego Souza celebra gol marcado pelo Grêmio no jogo contra o Cruzeiro, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro - Maxi Franzoi/AGIF
Diego Souza celebra gol marcado pelo Grêmio no jogo contra o Cruzeiro, válido pela Série B do Campeonato Brasileiro Imagem: Maxi Franzoi/AGIF

Do UOL, em Porto Alegre

22/08/2022 04h00

Ainda é possível sonhar com o título da Série B? Tal questionamento é difícil de ser respondido de imediato pelos torcedores do Grêmio. Com dez pontos a menos do que o Cruzeiro, a equipe gaúcha foca no retorno à elite do Braisleirão e não se vê tão perto de ameaçar a soberania mineira.

Na Arena, ontem (21), o empate em 2 a 2 significou uma chance desperdiçada. A diferença poderia cair para sete pontos caso o time de Roger Machado sustentasse a vitória que tinha até por volta dos 30 do segundo tempo. Mas a falha de Brenno e o gol de Rafa Silva simbolizaram a manutenção da margem e do Tricolor em terceiro.

O treinador não jogou a toalha. Em coletiva que sucedeu a partida, Roger disse que ainda é possível, mas reconheceu que é bem difícil. Atualmente, os mineiros somam 54 pontos e os gaúchos 44.

"Se a gente jogar para diminuir a diferença do Cruzeiro, vamos alcançar o acesso. Não podemos levar essa ansiedade de querer tirar a diferença de dez pontos para o campo e atropelar os compromissos que temos para fazer isso a todo custo. Temos que saber que o Cruzeiro não abriu essa margem agora, foi no começo do campeonato. Isso dá um conforto para eles, mas o campeonato não está decidido. Já vi muita coisa acontecer no futebol", disse o técnico.

No entanto, o próprio técnico reconhece que o caminho para tirar os dez pontos de diferença nos 13 jogos que restam (39 pontos em disputa) é longo e improvável.

"Está encaminhado [o campeonato] porque o adversário está na frente. São três vitórias e um empate, digamos assim. Mas não está decidido. Assim como estamos oito pontos na frente do quinto. Temos um conforto, mas sabemos que o adversário pode chegar. Temos um bloco de jogos contra adversários direitos que vão decidir muita coisa", completou Roger.

O fio de esperança de Roger já não aparece tão facilmente nas palavras do vice de futebol Denis Abrahão. Segundo ele, o 'campeonato do Grêmio não é com o Cruzeiro'.

"Minha competição não é com o Cruzeiro. Não estamos atrás [em busca de alcançar] do Cruzeiro. Minha competição é estar entre os quatro primeiros [para retornar à Série A]. Queremos é somar pontos. Eu sempre disse isso, e volto a dizer, somando pontos em todas as rodadas teremos a pontuação necessária para subir", resumiu o cartola.

Sob o prisma do dirigente, a situação é confortável. O quinto colocado, Tombense, tem oito pontos a menos que o Tricolor. E é a manutenção de uma posição firme no G4 que será perseguida pelo time gaúcho a partir de agora.

O próximo compromisso será na sexta-feira (26), diante do Ituano, na Arena.

Grêmio