Dorival indica 2 times e flamenguista pode esperar Brasileirão com 'Fla B'
Os flamenguistas terão de se acostumar com duas equipes distintas integrando um único grupo até o fim da temporada. Pelo menos, é o que indicou o técnico Dorival Júnior na coletiva de imprensa após o empate em 1 a 1 com o Palmeiras na tarde de ontem (21), pelo Brasileirão.
Há 60 dias não tínhamos uma equipe confiável, hoje temos duas que se apresentam em qualquer situação, repetindo atuações com características próprias de cada uma".
O técnico não chegou a usar o termo "time de quarta" e "time de domingo" diretamente, mas fez referências a isso enquanto discutia o 1 a 1 no Allianz Paques. Disputando Brasileirão, Copa do Brasil e Libertadores. "Quando é colocada a questão da titularidade de um ou de outro, para mim não existe isso. Tanto joga um quanto outro e eles não se importam em jogar no domingo ou na quarta. Está todo mundo engajado em um projeto".
O motivo para rotacionar o elenco, principalmente Gabigol, Pedro, Arrascaeta e Everton Ribeiro, pode ter a ver com a distância entre o Flamengo e o título nas três competições. Enquanto o "time de quarta", aquele usado nas Copas, está a apenas dois confrontos de vencer Copa do Brasil e Libertadores, o "do domingo", no Brasileirão, precisa tirar nove pontos do líder Palmeiras —restam 15 rodadas no torneio.
Estamos buscando o melhor pelo Flamengo. Os jogos tem mostrado coisas boas, positivas, mas mesmo assim estamos intensificando o trabalho para que melhoremos esse processo de evolução das duas equipes. Vocês vêem que a cada rodada estamos variando de uma equipe para outra. Não temos mais lesões, tivemos duas equipes muito bem preparadas e equilibradas em campo".
Desde que foi anunciado pelo Flamengo, no dia 10 de junho, Dorival não usou Gabigol como titular apenas em cinco dos 20 jogos disputados. Todas pela Série A do Brasileirão. Antes disso, o atacante só não esteve entre os titulares em duas oportunidades: contra o Boavista-RJ, pelo Cariocão, e na 3ª rodada do Brasileirão, contra o Athletico-PR.
Além disso, ele foi o primeiro técnico a conseguir usar Gabigol ao lado de Pedro, uma demanda antiga de torcedores e da imprensa. Com Dorival, foram 14 jogos, 12 gols e cinco assistências, melhor momento do centroavante com a camisa do Flamengo.
Ao mesmo tempo, a consolidação do time B também serve para criar competividade entre jogadores que estavam sendo sub-aproveitados. Principalmente Marinho e Everton Cebolinha fazem parte desse grupo: os dois ainda estão devendo com a camisa Rubro-negra e uma sequência de jogos, semana após semana, pode ajudar. O mesmo vale para o chileno Arturo Vidal, que ainda se adapta ao futebol brasileiro.
Quem já se beneficiou com isso foi outro reforço: Ayrton Lucas. Autor do cruzamento que valeu o gol contra o Palmeiras (de Victor Hugo), ele foi elogiado por Dorival —e já conquistou uma vaga de co-titular ao lado de Filipe Luís. "É nítida [a evolução]. O Ayrton é um jogador importante para gente, os dois [ele e Filipe Luís] são titulares. Momentaneamente, não tenho um ou outro. A prova disso é que, hoje [domingo], montamos uma equipe que deu uma resposta aqui dentro, jogando de igual para igual, buscando criando".
Ontem, não estiveram presentes Diego Alves, que ainda recupera a forma física após sofrer uma pubalgia; Bruno Henrique e Rodrigo Caio que tratam de problemas no joelho e estão no Departamento Médico e Hugo está suspenso pelo terceiro cartão amarelo.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.