Topo

Brasileirão Feminino A1 - 2022

Palmeiras terá de superar Corinthians para conquistar título inédito

Detalhe do troféu oferecido pela Série A-1 do Campeonato Brasileiro feminino - Lucas Figueiredo/CBF
Detalhe do troféu oferecido pela Série A-1 do Campeonato Brasileiro feminino Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Bruno Menezes

Do UOL, em São Paulo

22/08/2022 19h49

Na tarde desta segunda-feira (22), foram definidos os confrontos das semifinais do Brasileirão Feminino deste ano. Os três clubes da capital paulista estão na reta final da competição: Palmeiras, São Paulo e Corinthians. A quarta nas semifinais é o Internacional, que havia vencido o Flamengo no Rio e hoje empatou em casa por 1 a 1.

Os confrontos das semifinais serão marcados pela rivalidade. Numa chave Internacional e São Paulo, que neste ano decidiram o Brasileirão sub-20, com vitória gaúcha. No ano passado foi justamente o Inter que eliminou o tricolor, nas quartas de final do nacional. A outra chave vai pegar fogo com o derby Corinthians x Palmeiras.

Palmeiras nunca venceu o Brasileirão. Corinthians é bi

Se neste ano Palmeiras e Corinthians fazem a semifinal, no ano passado as equipes decidiram o título. E deu Corinthians que ficou com o bicampeonato. No total o Corinthians tem três títulos do Brasileirão feminino. Já o Palmeiras ainda não sentiu o doce sabor da conquista com suas jogadoras.

Superar o Corinthians é um problema para as palmeirenses. Em 17 jogos oficiais, são apenas duas vitórias alviverdes, uma neste ano, na primeira fase. As 'Brabas' corintianas somam 11 vitórias, além de outros quatro empates. Se contar só os mata-matas, a última vitória do Palmeiras foi há mais de 20 anos, 4 a 1 pelas semifinais do Paulistão Feminino de 2001.

Corinthians com problemas e Palmeiras inteiro

Se o retrospecto joga a favor do Corinthians, as ausências ajudam as palestrinas, que têm praticamente o elenco completo à disposição, enquanto a equipe de Arthur Elias tem um time inteiro de desfalques, incluindo a importante zagueira Tarciane que está com a Seleção Brasileira na Copa do Mundo sub-20 e deve retornar apenas para o jogo da volta. O treinador corintiano comentou as lesões:

Hoje, tenho um grupo com 30 jogadoras. São 11 no departamento médico, uma emprestada, que é a Natascha, e a Tarciane, no sub-20. Isso já baixa para 17, são três goleiras, então tenho 14 jogadoras de linha. Isso não é exclusividade deste momento, foi ao longo do ano."

São Paulo tenta revanche

São Paulo e Internacional se enfrentaram também na reta final do Brasileirão do ano passado. Depois de perder em Porto Alegre por 2x1, as 'Gurias Coloradas' venceram em São Paulo por 3x1 com o gol da classificação nos acréscimos. Na primeira fase do Brasileirão deste ano nova vitória gaúcha, 2 a 0. Apesar do retrospecto, o técnico do Tricolor Lucas Piccinato entende que o momento é outro e acredita na equipe. Ele falou com exclusividade ao UOL Esporte:

Serão dois jogos muito difíceis, como nas quartas. O Inter é extremamente competitivo e ofensivo, tem um quarteto de ataque muito bom. Tem essa lembrança da derrota no primeiro turno e as quartas de final do Brasileiro do ano passado, mas hoje são equipes diferentes, e esperamos que a história seja diferente também."

São Paulo mais forte, mas só no jogo de volta

O treinador do Tricolor também aguarda a chegada das quatro atletas do São Paulo que disputam a Copa do Mundo sub-20 com o Brasil: Ana Clara, Yaya, Ravena e Dudinha para o jogo da volta das semifinais: "As quatro são importantes. Ravena tem menos rodagem e está em transição para o profissional; as outras três estão mais prontas, e a Yaya pode agregar muito no segundo jogo. Mas estamos bem focados em quem está aqui nesse primeiro jogo, senão não tem como fazer um segundo."

Os duelos de ida estão previstos já para o próximo domingo (28), e a volta duas semanas depois. Por terem feito melhor campanha, Palmeiras e São Paulo decidem a vaga na final nos seus domínios.