Os motivos que fizeram VP desistir do Brasileiro (mesmo que ele não admita)
O técnico Vítor Pereira pode não admitir publicamente, mas os sinais que deu aos torcedores é que o principal objetivo do Corinthians para o restante da temporada é vencer a Copa do Brasil, mesmo que isso custe o Campeonato Brasileiro.
Logo depois da derrota de ontem da equipe para o Fortaleza, em jogo válido pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro, o português, que usou time misto no Castelão, ressaltou a necessidade de ter os atletas "frescos" para a semifinal do torneio mata-mata.
"Vamos pisar em São Paulo e já viajar de novo [para o Rio de Janeiro]. Em quatro dias, são três viagens. Duas delas longas, com mais de três horas [de voo]. O Fluminense tem um dia a mais de descanso. Precisamos descansar os jogadores para estarmos frescos e em condições de disputar a eliminatória", disse ele — o Corinthians encara o time de Fernando Diniz na quarta-feira (24).
Falta de tempo (e de treinos)
As constantes viagens mencionadas na coletiva de ontem se tornaram uma das principais dores de cabeça para o português desde que iniciou o seu trabalho. Com dois jogos por semana e grandes deslocamentos Brasil afora, VP não tem tempo para treinar o time da maneira que considera como a ideal. Ele mesmo externou isso após a derrota para o Fortaleza.
"Eu viajo hoje e amanhã vou tentar dar a eles alguma noção da equipe que vamos enfrentar. O futebol brasileiro é isso. É sempre falta de tempo, não dá para trabalhar. Viagens, viagens, viagens...", se lamentou.
A quatro jogos de um título da Copa do Brasil, o Corinthians tem um caminho mais curto se comparado ao Campeonato Brasileiro, que ainda tem 15 rodadas a serem disputadas.
Lesões em peças-chave
Outras pedras na trajetória de VP na equipe paulista são as lesões no elenco — principalmente nas peças que são consideradas "estrelas". Nomes de peso do atual Corinthians, Paulinho e Maycon tiveram sérias contusões e estão afastados da equipe. O primeiro não voltará a jogar em 2022, enquanto o segundo havia retornado ao time quando, diante do Flamengo na Libertadores, se machucou novamente.
Além deles, Renato Augusto ficou fora de combate por quase dois meses e ainda está retornando de maneira cautelosa aos gramados. Fagner, Du Queiroz, Mosquito e Willian (já fora do clube) foram outros que passaram bons dias no departamento médico.
"Perdemos o Renato, o Maycon, o Paulinho... três jogadores que poderiam dar ao time uma dimensão muito maior. O Renato esteve fora uns tempos. Queria eu que o Renato pudesse jogar todos os jogos em um nível absoluto. Ele precisava descansar hoje para jogar no próximo jogo. Vai estar fresco para quarta-feira", ressaltou VP, novamente sinalizando a prioridade corintiana.
Distância para o rival
O clássico Corinthians x Palmeiras, disputado na semana passada, poderia diminuir a vantagem alviverde de seis para três pontos na ponta do Campeonato Brasileiro em caso de vitória alvinegra.
Não foi o que aconteceu. Derrotado em casa, o time de VP viu a distância para o rival aumentar para nove pontos. O agravante foi que, ontem, com o empate dos comandados de Abel diante do Flamengo, este número subiu para dez.
As contas para igualar o Palmeiras são indigestas: é preciso tirar estes dez pontos em 15 partidas — e não há mais confronto direto até o fim do nacional.
Falta de elenco
VP até conseguiu o tão esperado camisa 9 ao receber Yuri Alberto junto ao Zenit. O problema é que, além de ter perdido Mantuan nas negociações com o atacante, o português não tem um elenco numeroso ao seu dispor.
Para piorar, o meia Willian rescindiu o seu contrato no fim da janela nacional. O Corinthians até tentou Michael, ex-Flamengo que atua no Al-Hilal, mas não conseguiu avançar nas conversas em tempo hábil.
Diante das dificuldades, garotos da base ganharam espaço nas últimas semanas, como o atacante Giovane e o zagueiro Robert Renan. E ele ainda usou jogadores descartados anteriormente, como Mateus Vital e Léo Natel, que voltaram de empréstimo.
"Temos que olhar para a realidade. Não temos argumentos para tirar uma equipe, jogar com outra e continuar ganhando", admitiu VP na entrevista de ontem.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.