Topo

Corinthians

O que VP fez para Corinthians chegar bombando contra Flu na Copa do Brasil

Colaboração para o UOL, em São Paulo

23/08/2022 04h00

A classificação épica do Corinthians contra o Atlético-GO nas quartas de final da Copa do Brasil deixa o elenco motivado para buscar mais uma final do torneio. Amanhã (24), às 19h30, o Timão faz o primeiro jogo da semifinal contra o Fluminense, no Maracanã. Na fase anterior, o time do técnico Vitor Pereira conseguiu reverter uma derrota por 2 a 0 na ida com uma goleada por 4 a 1 na volta diante dos goianos.

Em quarto lugar no Campeonato Brasileiro, a equipe está dez pontos atrás do líder Palmeiras. Por isso Vítor Pereira tem preservado seus principais jogadores, como na derrota por 1 a 0 para o Fortaleza, no último domingo (21). A matemática para essa decisão é simples: ainda restam 15 jogos pelo Brasileirão enquanto, na Copa do Brasil, o clube está a quatro partidas de um eventual título. Com esse cenário o treinador decidiu dividir o elenco e dar prioridade à competição de mata-mata que pode dar ao clube o único troféu deste ano.

Veja o que o português fez para o Timão chegar bem para a decisão contra os cariocas:

Renato Augusto 100%

Ambientado e recuperado após desfalcar o Timão por mais de um mês, o meia já provou que faz a diferença para a equipe e vem de uma boa sequência de jogos antes da semifinal contra o Flu. Diante do Fortaleza, ele foi preservado e atuou por apenas alguns minutos no segundo tempo justamente por causa do início da decisão contra os cariocas.

"Queria que o Renato conseguisse jogar em todos os jogos no nível, mas sei que estou pensando em uma final de uma competição, e ele tinha que desencanar. Sei bem que o jogo nesse nível, vinha de uma paragem, e se jogasse, na quarta-feira jogaria um Renato cansado, sem intensidade, sem o ritmo. Quando está bem faz a diferença", afirmou VP, após a derrota no Castelão.

Róger Guedes e Yuri Alberto juntos

Depois de se precipitar e declarar que os atacantes não podiam atuar juntos, por conta da recomposição defensiva ser comprometida, Vítor Pereira conseguiu adequar um esquema para ter as estrelas do elenco lado a lado no ataque.

Diante do Atlético-GO, na quarta passada, por exemplo, os dois brilharam na goleada por 4 a 1, quando Yuri Alberto marcou três gols e Róger Guedes teve excelente participação, tanto no ataque como na defesa. Contra o Fortaleza, anteontem, os dois atuaram por 45 minutos, um em cada tempo, na referência do ataque.

Veteranos na defesa

Vítor Pereira parece ter encontrado a defesa ideal do Corinthians na Copa do Brasil. Sem Bruno Méndez, que já atuou pelo Inter na competição e não pode defender o Timão, o português deu vez à experiência e tem colhido os resultados. Fagner (33 anos), Gil (35), Balbuena (31) e Fábio Santos (36) devem formar a linha defensiva contra o Flu.

Titulares descansados

Praticamente fora da disputa pelo título brasileiro, VP tem conseguido "gerir" o elenco na competição antes de começar a decidir a vida contra o Flu na Copa do Brasil. O português entrou em campo com escalação bastante alternativa na derrota para o Fortaleza para conseguir extrair o melhor de seu elenco no Maracanã.

Corinthians