Topo

Corinthians

Corinthians: como VP busca driblar pedra no sapato e evitar novo susto

Técnico Vítor Pereira, do Corinthians, antes de partida do Brasileirão 2022 - Rodrigo Coca/Ag, Corinthians
Técnico Vítor Pereira, do Corinthians, antes de partida do Brasileirão 2022 Imagem: Rodrigo Coca/Ag, Corinthians

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

24/08/2022 04h00

O Corinthians começa a decidir uma vaga na final da Copa do Brasil às 19h30 de hoje (24), quando vai ao Maracanã enfrentar o Fluminense pela primeira partida da semifinal. Para iniciar bem no mata-mata e evitar um novo "susto", como ocorreu na fase anterior contra o Atlético-GO, o Timão busca melhorar o desempenho como visitante sob comando do técnico Vítor Pereira.

O retrospecto do Corinthians longe de Itaquera nas mãos do português não é bom e, especialmente na Copa do Brasil, o clube chegou longe muito por causa das atuações na Neo Química Arena. Neste momento da temporada, VP adota clara prioridade pela competição eliminatória, vista atualmente como a única possibilidade de título no ano —no Brasileirão, o time é o quarto colocado, dez pontos longe da liderança.

Desde que Vítor Pereira chegou, o Corinthians fez 24 jogos fora de casa. São cinco vitórias, sete empates e 12 derrotas em um aproveitamento de 30,5%. Nos últimos 11 jogos como visitante, só uma vitória. Os números também contabilizam partidas em que VP não pôde estar na área técnica por qualquer razão, seja suspensão ou outra eventualidade.

Nos mata-matas, o Alvinegro não tem uma vitória sequer como visitante nesta temporada. No Paulista, perdeu e foi eliminado na semifinal para o São Paulo no Morumbi (jogo único). Na Libertadores, teve duas derrotas e três empates longe de Itaquera, com a campanha terminando na eliminação para o Flamengo no Maracanã.

Ainda vivo na Copa do Brasil, o Corinthians fez três jogos fora de casa na competição e não saiu vencedor de nenhum: empate em 1 a 1 com a Portuguesa-RJ na terceira fase (venceu a volta por 2 a 0 na Neo Química Arena) e derrotas por 1 a 0 para o Santos nas oitavas de final (após vencer em Itaquera por 4 a 0) e 2 a 0 para o Atlético-GO nas quartas (fez 4 a 1 em casa no jogo de volta e se classificou).

O duelo de volta da eliminatória, na Neo Química Arena, está marcado às 20 horas do próximo dia 15, uma quinta-feira.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE x CORINTHIANS

Competição: Copa do Brasil, ida da semifinal
Data e hora: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 19h30 (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO)
VAR: Wagner Reway (PB)

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Nonato e Ganso; Matheus Martins, Arias e Cano. Técnico: Fernando Diniz

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Du Queiroz, Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Yuri Alberto e Róger Guedes. Técnico: Vítor Pereira

Corinthians