Dorival pisa fundo em Copas, e Fla pode atingir feito inédito do Palmeiras
Uma missão rara, mas que está cada vez mais próxima de se tornar uma realidade. Pisando fundo nas Copas, o técnico Dorival Júnior pode levar o Flamengo a conquistar a Libertadores e a Copa do Brasil na mesma temporada, feito que somente o Palmeiras de Abel Ferreira, em 2020, atingiu em toda a história do futebol brasileiro.
Hoje (24), às 21h30, no Morumbi (SP), contra o São Paulo, o Rubro-Negro tem a chance de dar mais um passo rumo ao objetivo em uma delas, a Copa do Brasil, onde está nas semifinais, assim como na competição continental. O compromisso é pelo jogo de ida, com a volta marcada para o Maracanã, em 14 de setembro.
Anunciado em junho, após passagem frustrante do antecessor Paulo Sousa, Dorival Júnior teve de cara, no torneio nacional, a pedreira chamada Atlético-MG, pelas oitavas de final. Após derrota por 2 a 1 no jogo de ida, no Mineirão, o Flamengo deu a volta por cima e venceu em casa por 2 a 0, conquistando a classificação.
Na etapa seguinte, outra parada duríssima: o Athletico-PR. Depois do empate em 0 a 0 no Maracanã, a equipe precisou buscar a vaga dentro da Arena da Baixada, e assim fez com uma vitória por 1 a 0 e direito a golaço de bicicleta de Pedro.
Já na Libertadores, Dorival mostrou seu cartão de visitas nas oitavas de final, contra o Tolima-COL, aplicando a goleada histórica de 7 a 1 no Maracanã. No jogo de ida, na Colômbia, o Fla venceu por 1 a 0 com o auxiliar Lucas Silvestre, filho de Dorival.
Nas quartas, o adversário foi o Corinthians, onde o Rubro-Negro não tomou conhecimento do clássico e venceu por 2 a 0, na Neo Química Arena, e por 1 a 0, no Maracanã.
Dorival tem escalado os titulares nas Copas
Uma prova do foco do Flamengo nas Copas são as escolhas que o técnico Dorival Júnior tem feito na temporada. Desde as quartas de final das duas competições, o treinador tem optado por escalar os considerados titulares nestas partidas, poupando-os nos jogos do Campeonato Brasileiro, onde o time está em terceiro lugar a nove pontos do líder Palmeiras.
Apesar disso, Dorival prefere não chamar essa equipe de reserva, e garante confiar em todo o elenco para os objetivos de 2022.
"Estamos tentando trabalhar atacando as possibilidades. Propusemos uma situação, os jogadores entenderam, estão motivados. Todos são importantes. Quando foi colocado da titularidade, para mim, não existe. Tanto joga um quanto o outro. Não se importam de jogar no domingo ou na quarta. Todos estão engajados. Se continuarmos com essa postura, vamos chegar a resultados", declarou.
Apesar da missão ser difícil no Brasileiro, o treinador ainda não "jogou a toalha" e vê a competição em aberto:
"Acho que, neste momento, a diferença é considerável. Mas temos que pensar rodada a rodada e fazer nossa parte. O que vai acontecer depois, não dá para saber. Há sessenta dias não tínhamos uma equipe confiável, hoje temos duas equipes repetindo atuações com características próprias. Isso acho que tem um valor maior. Temos uma sequência importante de jogos que podem afastar ou aproximar do líder. Mas temos que continuar a buscar pontos importantes que foram deixados para trás no início da competição."
Contra o São Paulo, time 'na ponta da língua'
Apesar de preferir não discriminar os times entre titulares e reservas, na noite de hoje, Dorival escalará a equipe que já está na "ponta da língua" dos torcedores rubro-negros. A única dúvida possível está no meio de campo, se Vidal começa ou não a partida. A tendência é a de que o chileno inicie o duelo.
O zagueiro David Luiz e o volante Thiago Maia, que haviam cumprido suspensão no duelo de volta das quartas de final contra o Athletico-PR, ficam à disposição do treinador.
FICHA TÉCNICA:
SÃO PAULO x FLAMENGO
Competição: Copa do Brasil - jogo de ida da semifinal
Data e hora: 24 de agosto de 2022 (quarta-feira), às 21h30 (horário de Brasília)
Local: Estádio do Morumbi, em São Paulo
Árbitro: Anderson Daronco (Fifa/RS)
Auxiliares: Rafael da Silva Alves (Fifa/RS) e Nailton Junior de Souza Oliveira (CE)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
SÃO PAULO: Jandrei; Rafinha (Luizão), Diego Costa e Léo; Igor Vinícius, Pablo Maia, Igor Gomes, Rodrigo Nestor e Reinaldo; Luciano e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.
FLAMENGO: Santos; Rodinei, David Luiz, Léo Pereira e Filipe Luís; Thiago Maia, Arturo Vidal (João Gomes), De Arrascaeta e Everton Ribeiro; Gabigol e Pedro. Técnico: Dorival Júnior.
- No UOL News Esporte, José Trajano comenta quais os maiores méritos de Dorival Júnior na passagem atual pelo Flamengo:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.