Topo

OPINIÃO

Menon: 'Chance de o São Paulo ir à final da Copa BR é zero. Deu a lógica'

Do UOL, em São Paulo

25/08/2022 01h05

O São Paulo ficou em situação complicada na Copa do Brasil. A derrota por 3 a 1 para o Flamengo no Morumbi, nesta quarta-feira (24), deixou o Tricolor mais distante da final da Copa do Brasil. Embora tenha criado várias chances para marcar, o time comandado por Rogério Ceni viu o rival ser mais eficiente e letal nos contra-ataques. Diante da qualidade técnica do Rubro-Negro, a esperança são-paulina de ir à final caiu bastante.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Marcelo Hazan, Menon e Gabriel Perecini destacaram o espírito de luta dos jogadores são-paulinos, mas veem o duelo praticamente definido a favor do Flamengo. Eles ainda apontaram as principais falhas cometidas pelos tricolores e que foram decisivas para a derrota.

"A chance de o São Paulo chegar à final da Copa do Brasil é de 0%. Foi definido hoje [ontem] com esse 3 a 1. Até arriscaria dizer que a final está definida, entre Flamengo e Corinthians. Deu a lógica. O Flamengo é muito mais time do que o São Paulo, mas foi uma lógica por vias tortas. Ela se confirmou não por um grande jogo coletivo do Flamengo, mas ele não mandou no jogo totalmente", analisou Menon.

A formação utilizada pelo técnico Rogério Ceni foi elogiada por Perecini, embora parte dos torcedores tenha estranhado a presença de Luciano no banco de reservas. "A escalação do Rogério foi acertada, com uma linha de quatro inicialmente e com o Rafinha como um lateral que fica um pouco mais. O Patrick não atuou exatamente ao lado do Calleri, mas sim fechando o lado esquerdo. É natural da formação do Flamengo que onde se há mais espaço para jogar é pelos lados. O Rogério optou por adiantar o Igor Vinícius para uma segunda linha e você tem força pelos dois lados com seus alas", explicou o jornalista.

Para Menon, as falhas cometidas em lances capitais comprometeram a atuação do São Paulo. "Foi um placar conseguido pela individualidade do Everton Cebolinha, que fez um belíssimo gol, e pelos erros individuais do São Paulo. No primeiro gol, foram do Patrick e do Reinaldo, principalmente, e do Pablo Maia. Jandrei e Pablo Maia também falharam. O [árbitro] Daronco também errou, porque foi nítido que o Arrascaeta ajeitou a bola com a mão. Se você joga com um time bem melhor, dá liberdade e falha individualmente em jogadas cruciais, o jogo se define", disse o colunista do UOL.

Perecini apontou um dos erros mais gritantes do Tricolor na partida e que ficou evidente no primeiro gol do Flamengo. "O São Paulo encontrou muito jogo pelos lados do campo, principalmente no primeiro tempo. Abusou, no bom sentido, nas inversões. O São Paulo não teve erros de passe, mas um erro gravíssimo na recomposição defensiva. O time foi correndo para trás e simplesmente ninguém pressionava quem estava com a bola", opinou.

Hazan destacou algumas estatísticas da partida para mostrar como o São Paulo criou e desperdiçou muitas chances de gol e o Flamengo foi mais eficiente. O Tricolor finalizou 26 vezes, mas apenas cinco foram na direção do gol; já o Rubro-Negro teve sete conclusões, quatro delas corretas - com três terminando nas redes defendidas por Jandrei.

"Foi um jogo em que o desempenho das duas equipes não reflete o que foi a partida no placar. O São Paulo teve um lado positivo pelo desempenho, mas negativo pelas chances que criou. Já o Flamengo foi muito eficiente nas poucas chances que teve dentro do Morumbi e sai com uma vantagem gigantesca para o jogo de volta no Maracanã", avaliou Hazan.

Como o Tricolor ficou em situação complicada na Copa do Brasil, Menon recomendou ao time já se concentrar nas duas competições que lhe restam na temporada. "O São Paulo deveria ter jogado com o time mais completo possível contra o Santos [derrota por 1 a 0 para o Peixe na Vila Belmiro no último domingo (21) pelo Brasileirão]. O Flamengo é muito mais time, mesmo. O São Paulo tem que ter como foco melhorar no Brasileiro e jogar tudo o que puder na Sul-Americana, que não está difícil. Consideraria um vexame ser eliminado pelo Atlético-GO. O São Paulo fez um jogo digno contra o Flamengo e merecia mais sorte nessa sua virtual eliminação", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será no domingo (28), logo após a partida contra o Fortaleza pelo Brasileirão. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.