Topo

São Paulo

Liberado pelo DM, Luan depende de Ceni para voltar ao São Paulo

Luan, jogador do São Paulo, disputa lance com jogador do América-MG - Marcello Zambrana/AGIF
Luan, jogador do São Paulo, disputa lance com jogador do América-MG Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

26/08/2022 11h46

Um dos jogadores mais queridos da torcida do São Paulo, Luan está próximo de voltar aos campos. Segundo apurou o UOL Esporte, o volante foi liberado pelo departamento médico do clube e está liberado para jogar. O jogador passou por cirurgia na coxa esquerda no dia 22 de junho deste ano. Agora a decisão se ele será relacionado para a partida contra o Fortaleza cabe ao técnico Rogério Ceni. O São Paulo recebe o Fortaleza no próximo domingo (28), às 16h, no Morumbi.

A volta do volante é tida como surpreendente, pois nos exames pré-operatórios o diagnóstico era que talvez ele não jogasse mais em 2022.

"O Luan está treinando e nós vamos começar a fazer os trabalhos o campo todo com ele para ver qual é a real condição, quantos minutos ele pode suportar, quem sabe já no próximo jogo possa estar presente com a gente ou em breve possa estar presente com a gente. Não adianta também trazê-lo em condições que ele só consiga quinze, vinte minutos jogar, mas vamos fazer uma análise melhor sobre o Luan essa semana na parte física. Para ver se ele já pode ser relacionado para domingo ou quem sabe na próxima semana", analisou Ceni, após o jogo contra o Flamengo, pela Copa do Brasil.

O retorno de Luan chega em ótima hora para o comandante tricolor. Gabriel Neves, com uma lesão ligamentar leve por trauma no tornozelo direito, vai ficar de fora por algumas partidas, mas o clube não informou quantas. Assim, Ceni teria Pablo Maia e Andrés Colorado para a posição, sendo que Colorado ainda está ganhando ritmo de jogo por ter ficado fora da equipe por 19 jogos, lesionado.

Nesta temporada, Luan atuou em apenas nove partidas. A última delas foi em 12 de junho, contra o América-MG, no Morumbi, quando ficou em campo por apenas 22 minutos e teve de ser substituído por conta da lesão na coxa. Ele já estava participando dos treinamentos, fazendo a transição do Reffis para os campos, e nos últimos dias intensificou as atividades.

Em comparação com os anos anteriores, há uma diferença grande na presença de Luan de campo. Em 2021, o volante jogou 40 das 72 partidas que o São Paulo fez; em 2020, Luan esteve presente em 42 dos 65 jogos do Tricolor.

Depois da derrota na Copa do Brasil, o São Paulo volta suas atenções para o Campeonato Brasileiro, onde precisa se recuperar. O Tricolor ocupa a 12ª colocação, com 29 pontos.

São Paulo