O Flamengo se aproximou da classificação para a final da Copa do Brasil ao vencer o São Paulo no Morumbi por 3 a 1, mas a atuação do time comandado por Rogério Ceni foi destacada, deixando o time rubro-negro acuado e criando muitas chances que foram perdidas e acabaram castigadas no final. Mauro Cezar Pereira destaca que o time tricolor causou desconforto que nenhum outro levou ao time de Dorival Júnior desde que se acertou na temporada.
O colunista do UOL destaca no Posse de Bola, ao lado de Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, que o time de Ceni foi muito perigoso, mostrou a qualidade do treinador que foi rejeitado por muitos torcedores do Flamengo no ano passado e hoje comanda o São Paulo.
"Nenhum time deixou o Flamengo tão desconfortável como o São Paulo do Ceni. O Corinthians do Vítor Pereira não, o Palmeiras do Abel Ferreira também não, mesmo o Flamengo jogando com o time B, como o São Paulo deixou, foi uma atuação muito boa do São Paulo. Agora, esbarra na diferença entre os goleiros, entre os jogadores e para jogar em cima do Flamengo você também acaba cedendo alguns espaços que acabam sendo muito perigosos como o São Paulo em alguns momentos cedeu e o Flamengo teve alguma chance", diz Mauro Cezar.
"O São Paulo fez um bom jogo, mostrou o ótimo técnico que é o Rogério Ceni. Para o torcedor do Flamengo que não vê jogos do São Paulo e que pediu a cabeça do Ceni até fazerem a bobagem que fizeram no ano passado, talvez possa ter sido uma surpresa, porque os caras não enxergam nada de futebol, não é possível. Os caras que reclamavam, falavam, o time tinha sido campeão brasileiro com os ajustes que ele fez. É um técnico que se arrisca, é capaz de fazer o que fez", completa.
Arnaldo: 'Toda vez o São Paulo toma gol do Flamengo antes dos 15 minutos'
Já para Arnaldo Ribeiro, considerar que o São Paulo jogou bem em uma partida na qual levou três gols é algo relativo, questionando a estratégia com mais uma vez o time sofrendo um gol antes dos 15 minutos de partida, com Rogério Ceni chegando a mais um jogo com derrota contra o Flamengo.
"Não é jogar entrincheirado ou jogar de peito aberto, existe meio termo. Simplesmente você tomar gol de escanteio a favor não é jogar bem. Você vai jogar contra o Flamengo, por que todas as vezes que o São Paulo joga contra o Flamengo sob o comando do Rogério ele toma um gol antes dos 15 minutos? Tem alguma coisa talvez na estratégia inicial? Aí você correr atrás e subir a montanha de novo depois de tomar gol antes dos 15 minutos do Flamengo já é mais difícil".
Mauro Cezar: 'Ter Rodinei na defesa é uma temeridade'
Um ponto explorado pelo São Paulo diante do Flamengo foi o lado direito da defesa rubro-negra, onde joga o lateral Rodinei. Mauro Cezar afirma que o jogador cria uma avenida para o adversário explorar e é necessária a consciência de que é uma temeridade sua atuação no sistema defensivo.
"De lição para o Flamengo, para quem é teimoso e não quer enxergar um palmo diante do nariz, avenida Rodinei, que recebeu uma nova camada de asfalto, foi recapeada, sinalizada, você pode viajar pela avenida Rodinei agora à noite, de dia, com chuva, que você vai encontrar um caminho muito interessante. Todo mundo sabe disso e o São Paulo aproveitou muito bem. Apoia muito bem, faz boas jogadas de ataque, mas na defesa ele é uma temeridade, se você tem o Rodinei no time, tem que noção do risco que ele representa defensivamente".
Juca Kfouri: 'Se o Fluminense ganhar, vai dar uma graça no campeonato'
A rodada do Brasileirão tem um novo encontro entre o líder Palmeiras e o vice-líder, que desta vez é o Fluminense comandado por Fernando Diniz. Para Juca Kfouri, o jogo é a oportunidade de dar uma graça no campeonato, mas não acha que haverá algum impacto na busca do Palmeiras pelo título.
"O Palmeiras é tão consistente que, se volta do Maracanã com um empate, ele bota uma pedra no campeonato. Mesmo que o Flamengo diminua na rodada, será ainda uma diferença que o principal candidato não poderá tirar mais. Não vejo como tirar o título do Palmeiras, mesmo que o Fluminense ganhe vai dar uma graça para o campeonato, mas acho que só vai dar graça".
Arnaldo: 'Times do Diniz e do Rogério são bons para consumo externo'
O Fluminense conseguiu jogar melhor que o Corinthians, mas cedeu o empate, enquanto o São Paulo dominou o Flamengo, mas foi derrotado por dois gols de diferença no Morumbi. Para Arnaldo Ribeiro, a quantidade de gols sofridos pelos times de Fernando Diniz e Rogério Ceni nano é jogar bem.
"O Fluminense do Fernando Diniz e o São Paulo do Rogério Ceni são bons times para consumo externo, não para consumo interno. Jogar bem e tomar três gols não é jogar bem. O São Paulo do Rogério toma gol de qualquer time, faz parte da ideia o risco, toma gol de todo time. Time que toma mais de um gol por jogo não vai a lugar algum, vale para o Rogério e vale para o Diniz", conclui.
O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol
Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h
Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.
Veja a íntegra do programa:
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.