Topo

OPINIÃO

Brino: 'Lisca errou estratégia. Santos foi deserto de ideias contra Cuiabá'

Do UOL, em São Paulo

28/08/2022 21h25

Um meio-campo pouco criativo e que não conseguia acionar o ataque. O empate por 0 a 0 com o Cuiabá, neste domingo (28), evidenciou velhos problemas no Santos. O Peixe fez um jogo fraco na Arena Pantanal e pouco incomodou os donos da casa, sem apresentar alternativas para ser um pouco mais agressivo. Algumas opções do técnico Lisca já são questionadas pelos torcedores.

Na Live do Santos, programa do UOL Esporte logo após as partidas do Peixe, os jornalistas Maurício Barros e Gabriela Brino analisaram os motivos pelos quais o setor ofensivo santista pouco produziu no Mato Grosso. Para os comentaristas, Lisca cometeu algumas falhas na partida contra o Cuiabá.

"Definitivamente, o meio-campo não funcionou. A bola mal chegou ao ataque. Angulo e Rwan mal participaram do jogo. Desta vez, não tem o que dizer: foi um erro de ideia e de estratégia do Lisca, que não conseguiu colocar em campo o que ele esperava. Não tivemos Fernández e Marcos Leonardo, que fizeram muita falta. Os dois dão distribuição de bola e o Marcos Leonardo ainda ajuda no meio-campo", analisou Brino.

Barros alertou para o desempenho pouco empolgante do Peixe. "A preocupação do torcedor santista é justificada. O Santos não tem jogado bem. Mesmo na vitória sobre o São Paulo [1 a 0 na Vila Belmiro], tomou um sufoco e o resultado foi muito melhor do que o desempenho. O Santos caiu demais de produção. Essa oitava posição na tabela é boa demais pelo que o time vem enfrentando", disse o jornalista.

Brino indignou-se com a falta de criatividade do meio-campo santista, o que impediu o time de levar perigo ao Cuiabá em toda a partida. "O empate saiu barato para o Santos. Faltou tudo hoje: postura, futebol, intensidade, produção, criatividade, objetividade... Tudo o que o Cuiabá conseguiu colocar dentro de campo o Santos fez ao contrário. Tudo bem, estava 34 graus e era fora de casa, mas mesmo assim não é possível que o time não consiga produzir nada nos primeiros 45 minutos. No segundo tempo, melhorou, mas nada suficiente para encher os olhos", lamentou.

Para Barros, o trabalho de Lisca já deveria surtir algum resultado, o que não tem sido visto nos jogos do Peixe. "O time tem jogado muito mal do ponto de vista da criatividade e deixou de fazer gols. Hoje, teve a ausência sentida do Marcos Leonardo, mas mesmo com ele não vinha criando muito. Fernández também fez falta para dar consistência ao meio-campo. O trabalho do Lisca está em um certo platô. Esperava que, nessa altura, o time estivesse praticando um futebol mais agressivo, como é do estilo do treinador, mais propositivo. Hoje, correu risco de derrota", opinou.

Brino reforçou que o meio-campo do Santos teve um desempenho ruim contra o Cuiabá, mas também cobrou Lisca por mudanças. "Carabajal esteve bem perdido e não conseguiu se impor. O Camacho se escondeu muito. O Zanocelo tocou muito para trás. De forma geral, o meio-campo matou o jogo. As laterais também foram bem nulas. Parece que vi uma partida com o Bustos no comando, quando havia uma expectativa de melhor e ela não vinha. Foi um jogo nulo e um deserto de ideias. Nada deu certo e com uma estratégia ruim", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do Santos será na segunda-feira (5), logo após a partida contra o Goiás pelo Brasilierão. Você pode acompanhar a live pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do Santos no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no YouTube.