Flamengo encara Botafogo novamente 'escalado' pela área científica do clube
Já virou rotina: desde as quartas de final da Libertadores e da Copa do Brasil, o técnico Dorival Júnior tem escalado os titulares nestas competições e colocado em campo o chamado "time B" nos jogos pelo Campeonato Brasileiro, algo que se repetirá hoje (28), quando o Flamengo enfrentará o Botafogo, às 18h, no Nilton Santos (RJ), pela 24ª rodada.
Porém, segundo o treinador, mais do que priorizar um torneio ou outro, o que tem sido levado em consideração são os relatórios do departamento de fisiologia, que indicam os desgastes do elenco. Contra o líder do Brasileirão, Palmeiras, por exemplo, na rodada passada, o técnico ouviu questionamentos por ter poupado titulares no empate em 1 a 1 no Allianz Parque (SP), mas explicou que os jogadores correriam riscos físicos atuando na grama sintética em meio à maratona de jogos.
"Às vezes, nós temos que tomar algumas decisões que as pessoas não têm ideia das coisas que acontecem. Nós temos uma ciência do esporte dentro do clube e eu jamais posso ignorar o que nos é passado. Isso foi fundamental para que tivéssemos os resultados. São cinco jogos fora de casa em sequência. O trabalho em conjunto, realizado por todos os departamentos do Flamengo, é o que faz com que estejamos vivos nas três competições. Nós não deixamos o Brasileirão e vamos lutar por uma posição ainda melhor", declarou Dorival após a vitória por 3 a 1 sobre o São Paulo na Copa do Brasil.
Reiteradas vezes, Dorival Júnior frisa que não diferencia suas equipes entre titulares e reservas. O treinador gosta de salientar que todos são importantes e serão utilizados em algum momento.
"Nós encontramos duas equipes que estão preparadas para qualquer circunstância e situação. É prazeroso. Posso trabalhar com duas equipes no mesmo nível, atuando com suas características individuais, mas com regularidade. Eu acho que a tendência é que melhoremos. A projeção que eu faço é a continuidade do processo de evolução", disse o treinador.
A maratona o grau de importância dos compromissos nesta reta final, de fato, pesam. Após o clássico de hoje, por exemplo, o Flamengo viajará para a Argentina, onde na próxima quarta-feira (31) enfrentará o Vélez Sarsfield pelo jogo de ida das semifinais da Libertadores.
FICHA TÉCNICA
BOTAFOGO X FLAMENGO
Competição: Campeonato Brasileiro
Local: Nilton Santos, no Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 18h
Árbitro: Flávio Rodrigues de Sousa (Fifa-SP)
Auxiliares: Marcelo Carvalho Van Gasse (Fifa/SP)
VAR: Neuza Ines Back (Fifa/SP)
Botafogo: Gatito Fernández; Saravia, Adryelson, Cuesta e Marçal; Tchê Tchê, Eduardo e Lucas Fernandes; Victor Sá, Júnior Santos e Jeffinho. Técnico: Luís Castro.
Flamengo: Santos, Matheuzinho, Fabrício Bruno, Pablo e Ayrton Lucas; Diego, Vidal e Victor Hugo; Lázaro, Marinho e Everton Cebolinha. Técnico: Dorival Júnior.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.