Topo

Atlético-MG

Semana de cobranças pressiona o Atlético-MG para clássico diante do América

Cuca conversa com os jogadores do Atlético-MG durante atividade na Cidade do Galo - Pedro Souza/Atlético-MG
Cuca conversa com os jogadores do Atlético-MG durante atividade na Cidade do Galo Imagem: Pedro Souza/Atlético-MG

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

28/08/2022 04h00

O Atlético-MG fracassou nos principais objetivos da temporada 2022 em apenas 45 dias: eliminação na Copa do Brasil, eliminação na Copa Libertadores, e queda de rendimento no Campeonato Brasileiro, com apenas quatro pontos conquistados nos últimos 24 disputados, caindo do do 2º lugar para a 7ª posição, 14 pontos atrás do líder Palmeiras. Resultados que elevaram o tom da cobrança na Cidade do Galo. Neste domingo, diante do América-MG, o Atlético entrará bastante pressionado, para tentar não comprometer também a próxima temporada.

Quando a bola rolar, às 16h (de Brasília), na Arena Independência, em Belo Horizonte, o Galo carregará a carga de uma semana que foi de muito trabalho, mas também de bastante cobrança dentro e fora do Centro de Treinamento. Na quarta-feira (24), os jogadores, a comissão técnica e dirigentes foram recebidos pelo protesto da Galoucura, principal torcida organizada do Atlético.

"Eles vieram mostrar a insatisfação deles para gente. Acho que eles têm o direito. Não agrediram ninguém, só conversaram. É válido. O clima é de falar pouco e trabalhar mais, para as vitórias retornarem. E que possamos dar alegrias ao torcedor, algo que tanto almejam. Se estivéssemos ganhando, eles não estariam aqui", comentou o lateral-esquerdo Guilherme Arana.

Mas a cobrança não foi apenas externa, foi também interna. Cuca cobrou os jogadores, assim como a diretoria do clube e até mesmo entre o elenco também foi uma semana de cobranças, após a derrota em casa para o Goiás. Com uma das folhas salariais mais caras do futebol mundial, o Atlético está fora da zona de classificação da Copa Libertadores. O desempenho abaixo nesta temporada já causou forte impacto nas finanças do clube, e ficar fora da do principal torneio continental em 2023 deixaria a situação ainda mais complicada.

"O nosso rendimento está acima dos nossos resultados. É isso que a gente tem que entender, que não se trata de você não estar lutando, você não está deixando a alma, o espírito dentro do campo. Você não estar criando chances de gol. Significa que a bola não está entrando", comentou Cuca, que em seis jogos no comando do time, desde que voltou ao clube, venceu apenas uma vez.

A classificação para a Copa Libertadores é o prêmio de consolo para a temporada do Atlético, que começou com os títulos da Supercopa do Brasil e do Campeonato Mineiro, mas vai terminar longe da disputar pelas grandes conquistas. Pouco para um elenco que em 2021 venceu o Brasileirão e a Copa do Brasil, e prometia mais para 2022. Não vencer o clássico diante do América-MG só elevará a cobrança.

FICHA TÉCNICA

AMÉRICA-MG X ATLÉTICO-MG

Motivo: 24ª rodada do Campeonato Brasileiro
Local: Independência, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 28 de agosto de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Rafael da Silva Alves (FIFA/RS) e Thiaggo Americano Labes (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)

AMÉRICA-MG: Matheus Cavichioli, Patric (Cáceres), Maidana, Éder e Danilo Avelar; Lucas Kal, Juninho e Martínez (Matheusinho); Felipe Azevedo, Pedrinho e Wellington Paulista (Henrique Almeida). Técnico: Vagner Mancini.

ATLÉTICO-MG: Everson, Mariano, Nathan Silva, Alonso e Arana; Allan, Zaracho e Nacho Fernández (Jair); Pavón (Alan Kardec), Keno e Hulk. Técnico: Cuca.

Atlético-MG