Topo

Dorival admite oscilação do Fla, elogia elenco e vê Pedro decisivo de novo

Jogadores do Flamengo celebram vitória sobre o Botafogo, no Campeonato Brasileiro - Gilvan de Souza/Flamengo
Jogadores do Flamengo celebram vitória sobre o Botafogo, no Campeonato Brasileiro Imagem: Gilvan de Souza/Flamengo

Do UOL, no Rio de Janeiro (RJ)

29/08/2022 04h00

Na avaliação de Dorival Júnior, a vitória do Flamengo sobre o Botafogo, ontem (28), mantém o Rubro-Negro vivo na briga pelo título do Campeonato Brasileiro. A competição se soma à Copa do Brasil e à Libertadores e faz o calendário rubro-negro ter uma sequência de "decisões". Em meio a isso, o treinador gira o elenco, coloca estratégias à prova e vê Pedro ser importante em novo triunfo.

Com três frentes para atuar, o comandante do Fla admite que há oscilação, mas faz ponderações e indica que, em algumas oportunidades, o time poderá ser mais pragmático. Contra o próprio Alvinegro, Dorival apontou uma atuação "em razão do resultado", por vitória que não deixaria o Palmeiras se isolar ainda mais na ponta.

"Fizemos 20 jogos em nível excelente. [Em alguns] dificultaram muito o comportamento do nosso time, mas, mesmo assim, uma equipe que não tem uma grande noite faz três gols [contra o São Paulo, pela semifinal da Copa do Brasil], uma equipe que não tem um bom dia e consegue mais uma vitória... Querer tudo ao mesmo tempo, às vezes, é complicado. Com calma e equilíbrio vamos alcançar os resultados. Acho que, com calma, equilíbrio, vamos alcançar resultado e, ao mesmo tempo, se é que é o caso, o resgate desse futebol. Ninguém esquece, tudo é questão de momento", apontou.

Questionado sobre como avalia o momento de Vidal, se reserva ou titular, o técnico afirma que, independentemente do contexto, os jogadores estão se sentindo importantes na engrenagem, e lembrou a constância que tem existido, sem brechas para mudanças.

"É muito fácil, como treinador, colocar. O complicador é quem tirar, até porque não tivemos queda técnica, uma lesão sequer... A equipe vem ganhando impulso, fôlego, vem tendo belas partidas, oscilante o mínimo possível. Temos de ter essa calma. Ele tem sido importante em todos os jogos, tem entrado em quase todos os jogos. Hoje o Erick fez a estreia, o Varela vai fazer a estreia. Todos estão se sentindo importantes, todos estão participando", assegurou.

"A equipe tem resposta sempre pronta e com melhora na atuação com aqueles que estão entrando. Isso tem sido fundamental. Poucas equipes estão tendo os números que essa equipe vem apresentando, e é normal oscilação em um momento ou outro", completou.

No decorrer do "giro" no elenco, entre o time considerado titular e o reserva, Dorival precisou colocar Gabigol na vaga de Marinho. E, no setor, outro nome também foi decisivo. Referência do ataque do time A, Pedro entrou e deu assistência para Vidal fazer o gol do jogo. Recentemente, ele já havia balançado a rede duas vezes contra o Athletico-PR, nas vitórias no Brasileiro e na Copa do Brasil, e contra o Corinthians, pela Libertadores.

"Pedro vem mostrando a cada momento a sua importância. Em alguns ele servirá, em outros ele será servido. Ele tem a capacidade de preparar e finalizar. Jogador de altíssimo nível e quase completo em seu setor. Precisamos tirar o máximo dele sempre. A partir da entrada dele, ele serviu. Ele vinha sempre sendo servido e definindo com muita precisão".

Para o confronto contra o Vélez Sarsfield, na quarta-feira, pela ida da semifinal da Libertadores, Dorival ainda não sabe se poderá contar com David Luiz, diagnosticado com hepatite, mas, novamente, enche a bola do grupo que tem à disposição.

"Vamos aguardar o departamento médico até amanhã para que, aí sim, tenhamos uma situação um pouco segura e palpável em relação ao atleta. Não vejo desconforto caso a gente não tenha o David. Temos uma equipe preparada e com jogadores à altura, lutando e mantendo o nível de atuações. Tenho certeza que faremos um grande jogo", concluiu.