Topo

Brasileirão - 2022

Inter goleia Juventude com reconciliação de Edenilson e encosta no G4

Jeremias Wernek

Do UOL, em Porto Alegre

29/08/2022 21h59

O Internacional venceu mais uma e de goleada. Hoje (29), o time aplicou 4 a 0 no Juventude no estádio Beira-Rio e encostou no G4 do Campeonato Brasileiro. A partida válida pela 24ª rodada ainda reservou uma espécie de reconciliação de Edenilson com a torcida. O camisa 8 entrou no segundo tempo, foi vaiado, mas marcou o quarto gol e foi ovacionado por todo o time colorado. Parte do estádio também foi junto na comemoração.

Johnny duas vezes, Wanderson e Edenilson fizeram os gols que levaram o Inter aos 42 pontos. O time chegou à terceira vitória seguida - antes havia superado Fluminense e Avaí.

Vitão chegou a marcar outro gol de cabeça, mas o lance foi anulado pelo VAR por falta de Wanderson no goleiro.

Na próxima rodada, o Inter visita o Corinthians e o Juventude recebe o Avaí. O jogo em Caxias do Sul é no sábado e a partida em São Paulo, por outro lado, ocorre no domingo (4).

Quem brilhou: Johnny

Volante marcou dois gols de cabeça e confirmou sua boa fase. Graças ao seu bom desempenho nos treinos, ele foi titular e deixou Edenilson no banco de reservas - vale lembra que o camisa 8 também perdeu espaço em virtude de dores no joelho.

Quem decepcionou: Isidro Pitta

Centroavante do Juventude se movimentou, até saiu da área. Mas não foi capaz de fazer a diferença contra a defesa do Inter.

Aplausos para jogador do Juventude

No segundo tempo o estádio viveu momento incomum. Os torcedores do Inter aplaudiram Chico Kim, do Juventude. O jogador entrou no decorrer da partida e recebeu o carinho ainda em decorrência do gol na última rodada do Brasileirão de 2021 - que culminou com a queda do Grêmio para a Série B.

Edenilson volta e é vaiado

O camisa 8 entrou aos 23 minutos do segundo tempo e mesmo com a vitória elástica encaminhada, não escapou das vaias. Edenilson ouviu o apupo ao entrar em campo e nos primeiros toques na bola. Depois, parte do estádio esboçou palmas em apoio. O jogador havia sido eleito pela torcida um dos vilões na eliminação para o Melgar, nos pênaltis, nas quartas de final da Copa Sul-Americana.

Inter deslancha perto do intervalo

O domínio foi constante, mas ao longo da primeira etapa o Internacional sofreu para conseguir materializar a superioridade. Rondou a área do Juventude com leve vantagem, especialmente pelo lado direito. Antes de abrir o placar, o time da casa teve duas grandes chances. Aos 37, Johnny cabeceou bem na sequência do escanteio e deu o pontapé inicial para a equipe deslanchar. Antes do intervalo, Alemão sofreu pênalti e Wanderson fez 2 a 0 após Pegorari espalmar a cobrança de Carlos de Pena.

Juventude erra e falha no plano

Não havia dúvida de que o time de Caxias do Sul ia esperar o Inter e tentar explorar o contra-ataque. A estratégia teve alguns esboços, com contra-ataques pontuais ao longo da etapa inicial. Mas foram várias as vezes em que o Juventude errou na hora de sair da defesa. Falha em passes curtos, em posicionamento. Problemas que causaram um efeito dominó e fizeram a derrota se aproximar.

FICHA TÉCNICA
INTERNACIONAL 4 x 0 JUVENTUDE

Data e hora: 29/08/2022 (segunda-feira), às 20h (de Brasília)
Local: estádio Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Bruno Arleu de Araujo (Fifa/RJ)
Auxiliares: Rodrigo Figueiredo Henrique Correa (Fifa/RJ) e Thiago Henrique Neto Correa Farinha (RJ)
VAR: Wagner Reway (PB)
Gols: Johnny, aos 37 minutos do primeiro tempo e aos 3 minutos do segundo tempo (INT); Wanderson, aos 49 minutos do primeiro tempo (INT); Edenilson, aos 48 minutos do segundo tempo (INT)

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Vitão, Gabriel Mercado e Renê; Gabriel, Johnny (Edenilson), De Pena (Pedro Henrique) e Mauricio (Alan Patrick); Wanderson (Taison) e Alemão
Técnico: Sidnei Lobo (auxiliar)

JUVENTUDE: Pegorari; Rodrigo Soares, Ygor Nogueira, Paulo Miranda e Moraes; Elton (Pará), Jadson (Rafinha), Bruno Nazario (Chico Kim) e Paulo Henrique (Guilherme Parede); Felipe Pires (Ruiz) e Isidro Pitta
Técnico: Umberto Louzer