Topo

Paris Saint-Germain

Messi completa um ano no PSG após críticas e busca pelo protagonismo

Lionel Messi celebra gol marcado pelo PSG na partida contra o Lens, válida pelo Campeonato Francês - Christian Hartmann / Reuters
Lionel Messi celebra gol marcado pelo PSG na partida contra o Lens, válida pelo Campeonato Francês Imagem: Christian Hartmann / Reuters

Do UOL, em São Paulo (SP)

29/08/2022 11h57

Há um ano, Messi fazia sua estreia pelo PSG em uma partida contra o Stade Reims, pelo Campeonato Francês, saindo do banco. Desde então, o argentino soma 39 jogos oficiais feitos pelo clube francês, com 15 gols marcados e 17 assistências feitas.

Entretanto, a mudança de Barcelona para Paris não começou como o camisa 30 desejou. O início, repleto de expectativas, acabou sendo frustrado por uma lesão no joelho e, depois, pelo fato do argentino ter sido infectado pela Covid-19.

Messi fechou 2021 com com 15 jogos feitos, seis gols marcados e cinco assistências realizadas. Apesar de ter várias participações em tentos, o argentino não escapou das críticas da torcida por conta de suas ausências em campo e pela falta do protagonismo que tinha no Barcelona, ainda que tenha Neymar e Mbappé ao seu lado na 'corrida' pelo maior destaque.

A virada do ano, no entanto, reverteu o cenário. Em 2022, Messi soma 24 jogos, com nove gols anotados e 12 assistências feitas, somando o final da última temporada e o início da atual. Mesmo com uma média de participações em tentos similar à do ano passado, o camisa 30 agora tem a torcida a seu lado e vem ganhando destaque.

Mesmo com as críticas voltadas ao seu futebol no seu começo no PSG, Messi se manteve longe de polêmicas. Recentemente, enquanto Neymar e Mbappé deixaram os bastidores do clube quentes por conta das cobranças de pênaltis, o argentino não se manifestou publicamente e evitou se envolver com o caso.

Sob o comando de Christophe Galtier, Messi disputou todos os jogos somando amistosos e campeonatos oficiais. Ao todo, são nove partidas, com seis gols e três assistências, ficando apenas atrás de Neymar na soma de participações em gols.

Paris Saint-Germain