Palmeiras "pedala" e não cai em jogos grandes, mas Flamengo fica mais perto
O Palmeiras não venceu dois dos três concorrentes diretos ao título na série de três jogos contra perseguidores diretos que fez em agosto. Mas quem disse que isso é hoje um problema? Embora a distância para o Flamengo, especificamente, tenha caído de nove para sete pontos, dá para enxergar saldo positivo na série mais recente do time de Abel Ferreira. O líder ainda respira com folgas, não perdeu os jogos teoricamente mais difíceis do returno (dois fora de casa) e agora tem diante de si jogos de quem hoje está fora do G4.
A plástica pedalada de Rony no golaço de bicicleta diante do Fluminense parece o símbolo desse Palmeiras que se equilibra e não cai. Mesmo sendo um time que não se impõe diante de todos os adversários, calibra bem o que é preciso fazer para não ser pressionado tão de perto na classificação, passadas 24 rodadas.
Mesmo empatando dois dos três jogos, o Palmeiras venceu inicialmente quem outrora era seu perseguidor mais próximo: o Corinthians. Antes do início da sequência mais recente, eram seis pontos de distância. Assim, frear Fla e Flu fez com que o líder agora tenha os sete pontos de folga sobre o segundo colocado.
Ainda há 14 rodadas pela frente, 42 pontos em disputa. Mas o time que só perdeu dois jogos neste Brasileirão não dá mostras de uma queda vertiginosa. Mesmo que a perseguição seja feita por um Flamengo — agressivo no mercado e que, aos poucos, vai colocando todos os reforços internacionais em campo —, há uma divisão de atenção que pode fazer a diferença em alguns confrontos futuros.
O Fla tem usado o time alternativo no Brasileirão e recorrido aos titulares somente no decorrer do jogo: contra o Botafogo, mais uma vez essa estratégia deu certo, com Pedro sendo crucial na assistência para o gol de Vidal, minutos depois de entrar. A tabela rubro-negra no Brasileirão ainda terá o Fluminense mais adiante (27ª rodada), em um jogo que ainda pode inverter quem ocupa a segunda e a terceira posição.
Antes do próximo jogo pela Série A, o Fla tem o Vélez, fora de casa, na semifinal da Libertadores. Já eliminado da Copa do Brasil, o Palmeiras também pensa na competição sul-americana, assim como o time de Dorival. Mas colocou o que teve de melhor contra o Flu, mesmo tendo o confronto com o Athletico no meio de semana.
Com o afunilamento do campeonato, o momento é de pragmatismo nos dois principais concorrentes ao título. Vide o comportamento do Palmeiras no Maracanã e do Flamengo no Nilton Santos.
A gente queria ganhar este jogo, mas a partir da segunda parte os jogadores perceberam que estava difícil ganhar o jogo e o time se defendeu bem. A gente quer ganhar, por isso eu disse que o resultado foi bom e admiti que o Fluminense foi bem na segunda parte".
Abel Ferreira, técnico do Palmeiras
Jogamos hoje em razão do resultado, não poderia ter sido diferente Esse resultado pode ser um divisor e consolidar uma aproximação aos líderes do campeonato e isso tem um fator importantíssimo que poderá nos ajudar mais à frente".
Dorival Júnior, técnico do Flamengo
O que Vojvoda tem? Fernando Miguel
Enquanto a briga pelo título parece cada vez mais restrita, o destaque desse começo de returno do Brasileirão não está no Rio ou em São Paulo. O Fortaleza voltou aos trilhos, saiu da zona de rebaixamento e abriu uma gordurinha de cinco pontos em relação ao Z4.
Em cinco jogos do segundo turno, são cinco vitórias, a mais recente diante do São Paulo, no Morumbi. A diretoria segurou o técnico Juan Pablo Vojvoda no período mais tenso da temporada e agora o time parece ter se acertado, muito também por causa da chegada de reforços.
Em mais um duelo contra Rogério Ceni, treinador do Fortaleza no processo de ascensão da Série B para a Série A, o goleiro do Fortaleza brilhou: Fernando Miguel teve uma atuação memorável na rodada. Houve uma série de defesas difíceis ante a pressão são-paulina.
"O goleiro é uma posição que muitas vezes tem muitos desgostos. E outras vezes ganha jogos. Neste caso, o goleiro ganhou o jogo. Foi o caso do segundo tempo", elogiou Vojvoda.
No São Paulo, apesar da produção ofensiva que foi trampolim para a atuação de Fernando Miguel, a bizarrice foi um tiro de meta.
Jorginho agora desempregado
A rodada do Brasileirão teve mais uma troca de técnico — a 15ª desde que o campeonato começou. Jorginho foi demitido do Atlético-GO após a derrota no clássico com o Goiás. No jogo de despedida, o time perdia por 1 a 0 e o técnico fez três alterações logo aos 28 minutos do primeiro tempo. Depois, já na etapa final, tirou dois dos três jogadores que colocou em campo inicialmente na primeira mexida.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.