Corinthians bate meta de arrecadação após inflar preços no pós-pandemia
Mesmo em uma noite fria em São Paulo, 36.288 torcedores pagaram ingresso em plena segunda-feira para ver o Corinthians fechar a 24ª rodada do Brasileirão com vitória sobre o RB Bragantino por 1 a 0, o gol de Gustavo Mosquito, na Neo Química Arena. O público foi um pouco abaixo dos 36.961, média do time em todo ano de 2022, mas considerado excelente, já que foi alterado pela CBF de um sábado para uma segunda.
Enquanto a sensação térmica era de 8°C em Itaquera, segundo o Climatempo, a Fiel enchia os pulmões para empurrar o time em campo, que era pressionado pelo RB Bragantino na segunda etapa. E esse torcedor foi recompensado pelo resultado final da partida. Após o jogo, Vítor Pereira fez questão de elogiar quem foi ao estádio naquele frio. Ele disse:
Primeiro agradeço a estas pessoas todas que vieram ao estádio com este frio e numa segunda à noite, não é fácil. A paixão pelo Corinthians de fato nos enche de energia positiva."
Por outro lado, a torcida lamenta que o preço ficou salgado para acompanhar o clube do coração após a pandemia de covid-19. Como mostrou o colunista do UOL Esporte Rodrigo Mattos em junho deste ano, o Corinthians foi na contramão dos demais grandes clubes em termos de bilheteria no Brasil e inflou os preços de todos os setores da Neo Química Arena no retorno aos estádios. Apesar disso, a Fiel mantém a vice-liderança em público no campeonato nacional, logo atrás do Flamengo.
No planejamento para 2022, a cúpula alvinegra, juntamente com a empresa de consultoria Falconi, estipulou como meta o time chegar às oitavas de final da Copa do Brasil e Libertadores, além das semifinais do Paulista. Em campo, o Corinthians bateu essas metas e caminha com relativa tranquilidade para se manter entre os sete times mais bem colocados no Brasileirão. Isso se refere apenas ao planejamento financeiro, já a expectativa interna é a de que o clube levante uma taça após passar dois anos em branco.
"O fato de a previsão falar em oitavas das copas não significa que a diretoria acreditava que esse era o melhor que o time poderia fazer. É mais uma questão técnica. Se você coloca o sarrafo muito alto, não cumpre o orçamento e tem até problemas políticos", pondera Ricardo Perrone, colunista do UOL Esporte.
Se a meta foi conservadora em relação a conquistas, a bilheteria sofreu inflação de preços, praticamente o dobro do índice IPCA, que foi de 20,45% no período de pandemia em que houve restrição de torcida nos estádios. No documento divulgado no fim do ano passado, não havia previsão de bilheteria para o futebol feminino alvinegro, embora a categoria já tenha atingido R$ 1 milhão antes mesmo da fase final do Brasileirão Feminino.
Para o próximo jogo pelo Campeonato Brasileiro, em duelo que vale vaga no G4, contra o Internacional, o clube já abriu a venda de ingressos, os preços variam de R$ 50,00 a R$ 500,00.
"Nas quatro rodadas iniciais, o Corinthians cobrou um valor médio de ingresso de R$ 71,00. Em comparação, em 2019, o clube praticava um valor em torno de R$ 50,5 no ingresso médio. Ou seja, houve um aumento de 40% para o torcedor corintiano que voltou ao estádio neste Brasileiro" , comenta, Mattos.
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