Cruzeiro: Edu supera Thiago Neves e Arrascaeta em ranking de artilheiros
Ao marcar diante do Náutico na rodada passada da Série B, o atacante Edu tirou um peso das costas após quebrar um jejum de 11 jogos sem balançar as redes pelo Cruzeiro. Apesar da seca que viveu nos últimos dois meses, o atacante possui feitos importantes na temporada: é o artilheiro absoluto da Raposa no ano com 17 gols — número superior ao de outros jogadores que terminaram como os maiores goleadores do time nas últimas dez temporadas, como Arrascaeta, Thiago Neves e Rafael Sobis.
Diante do Sampaio Corrêa, hoje (30), pela 27ª rodada da competição, Edu poderá se igualar a Leandro Damião e se tornar o quarto maior artilheiro do Cruzeiro nos últimos dez anos, caso balance as redes mais uma vez.
Os líderes do ranking na última década são Ricardo Goulart e Marcelo Moreno que, em 2014, balançaram as redes 24 vezes cada. Na sequência aparece Fred, com 21 gols em 2019; Borges, com 19 gols em 2013 e Leandro Damião, que terminou a temporada de 2015 com 18. Se marcar diante dos maranhenses, ele deixará para trás os números de Thiago Neves em 2017, quando o meia terminou o ano com 17 gols.
Edu já ultrapassou Thiago Neves uma vez. Em 2018, ao lado de Arrascaeta, ele foi o artilheiro da Raposa com 15 gols. O uruguaio também havia sido o maior goleador do Cruzeiro em 2016, com 14, número também já superado por Edu. Em 2020, com o ataque em baixa, o artilheiro do time celeste no ano foi Rafael Sobis, com apenas seis gols, facilmente deixado para trás.
Titular contra o Sampaio?
A expectativa em relação à escalação para o confronto diante dos maranhenses passa pela presença ou não de Edu entre os 11 iniciais. Contra o Náutico, ele voltou a ser titular após quatro jogos na reserva, mas por causa de um desgaste de Daniel Jr, que entrou no decorrer da partida. Resta saber se Pezzolano manterá Edu ou se voltará com o jovem da base no Castelão.
FICHA TÉCNICA
SAMPAIO CORRÊA X CRUZEIRO
Competição: 27ª rodada da Série B
Data: 30 de agosto de 2022 (terça-feira).
Local e horário: estádio Castelão, em São Luís (MA), às 19h (de Brasília).
Árbitra: Edina Alves Batista (Fifa-SP).
Auxiliares: Daniel Paulo Ziolli (SP) e Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SP).
VAR: Miguel Cataneo Ribeiro da Costa (SC).
SAMPAIO CORRÊA: Matheus Inácio; Mateusinho, Alan Godói, Paulo Sérgio (Gabriel Furtado) e Pará; André Luiz, Ferreira e Rafael Vila; Pimentinha, Gabriel Poveda e Léo Tocantins. Técnico: Léo Condé.
CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Lucas Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina, Filipe Machado, Neto Moura e Matheus Bidu; Luvannor, Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.