Felipão aponta desafios no futebol atual e projeta cargo como diretor
No comando do Athletico-PR, Luiz Felipe Scolari disputará a partir de hoje (30) a sua sexta semifinal de Libertadores na carreira. O técnico e o clube paranaense enfrentam o Palmeiras, atual bicampeão do torneio, na Arena da Baixada. A partida de volta é na próxima semana, no Allianz Parque.
Em entrevista ao site Fifa, entidade máxima do futebol, o treinador de 73 anos voltou a dizer que entregará o cargo de técnico ao final da temporada, apontou quais são as suas dificuldades no futebol atual e já projetou o novo cargo, como diretor esportivo.
"Mudou bastante [o futebol]. A forma de trabalhar, a forma como os jogadores enfocam as competições. Hoje temos, posso dizer, muito menos [relacionamento] pessoal, de menos envolvimento. Não temos mais um trabalho coletivo de tal forma que esse coletivo seja tão importante para ganhar uma partida. Hoje são muitos dados estatísticos, muitos métodos novos, situações que evoluíram de tal forma na parte física e técnica, que se tu não se adaptares, estará totalmente fora de uma semifinal, de uma final. Mas o que sinto é que os grupos, as equipes vivem um pouco diferente do que naqueles anos anteriores", afirmou Felipão na entrevista à Fifa.
O treinador afirmou que a tecnologia mudou o comportamento dos jogadores no dia a dia.
"O extracampo hoje é muito difícil de lidar. Tem tantos envolvimentos, tantas sequências por fora que a gente não consegue dominar, e isso muitas vezes se reflete em campo, nos treinamentos, essas sequências fora de campo que não são, na minha visão, as mais corretas para jogadores e equipes de futebol. O mundo de hoje, por causa da tecnologia principalmente, é muito mais pessoal que qualquer situação de grupo", disse.
"Uma equipe pode ter bons jogadores, mas ainda entendo que que, se tiver um ambiente de grupo com pensamentos idênticos, determinação pelo trabalho em grupo, não apenas pessoais, isso ajuda demais no campo. Podes pegar o Palmeiras. Tem um ambiente maravilhoso, formado muito por seu treinador, e isso tem feito diferença, para além da qualidade dos atletas", acrescentou, elogiando o adversário da noite de hoje.
Felipão se prepara para cargo como diretor
No bate-papo com a Fifa, Felipão vou a dizer que entregará o cargo como técnico do Athletico ao final de 2022. O treinador também disse que irá assumir um cargo de direção e detalhou o que tem feito, já neste momento, para se preparar para a nova função.
"Posso te dizer que tenho de aprender. Infelizmente não sei ainda ser um diretor esportivo na sua totalidade. As coisas [no Athletico] foram se avolumando à medida que fomos conseguindo as classificações. Na Libertadores estávamos em último e classificamos. Vou ao meu clube, faço os treinos e vejo tudo o que minha equipe precisa. Depois ficou umas duas, três horas para ver a base, conversar com os treinadores, ver o que está acontecendo e quais são as necessidades deles", começou.
"Não posso te dizer quando termina esse aprendizado, mas te garanto que no fim do ano estarei entregando o cargo de técnico. Estou muito satisfeito com essa nova possibilidade."
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.