Topo

Corinthians

VP "estranha" semana livre para treinar e promete evolução no Corinthians

Do UOL, em São Paulo

30/08/2022 04h00

Dias seguidos de treino são uma novidade muito bem-vinda para Vítor Pereira no Corinthians. O técnico não tem uma semana livre desde o começo de abril, mas nos próximos dias vai voltar a desfrutar deste momento tão raro no calendário do futebol brasileiro. Ele aposta que o tempo a mais vai fazer diferença já no próximo jogo.

Os benefícios são dois: tentar recuperar jogadores lesionados e ter treinos seguidos para repetir movimentos táticos. Na avaliação de VP, a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino, ontem (29), teve o Corinthians bem no primeiro tempo e nem tanto no segundo. A ideia agora é que a semana no CT sirva para aumentar a proporção de bons momentos na atuação contra o Inter, no domingo (4).

"[Esta semana] Permite trabalhar os comportamentos táticos. O que fizemos bem hoje, por exemplo, uma boa pressão [no campo de ataque]. Fizemos um bom primeiro tempo. E vai nos permitir corrigir de forma a prolongar este bom nível no segundo tempo também. É isso que pretendo", afirmou Vítor Pereira em sua entrevista coletiva, ontem, na Neo Química Arena.

Nos seis meses que está no Corinthians, VP teve apenas três semanas livres para treinar. Todas elas logo que chegou, até o começo de abril. Desde então teve sempre jogos seguidos a cada três ou quatro dias. A sequência tem 41 partidas em 147 dias, ou seja, média de um jogo a cada 3,6 dias. Com viagens e dias de recuperação, o treinador tem contado os treinos nos dedos.

Agora a sequência de jogos não é tão grande e nos permite trabalhar um pouquinho mais. Nesta semana, por exemplo, quando temos cinco dias até parece uma coisa estranha. É estranho, porque pensamos sempre 'amanhã já é para viajar', mas [desta vez] ainda faltam dois dias."
Vítor Pereira, encantado com dias de treinos seguidos

Quem pode voltar do DM

O treinador calcula que pelo menos dois desfalques possam voltar a estar à disposição até domingo, ambos no meio-campo: Giuliano e Roni. Júnior Moraes tem chances, mas Maycon está descartado. Adson (dores na região do púbis) e Raul Gustavo (dores na coxa) não foram citados, e Paulinho só volta em 2023.

Vai nos permitir recuperar alguns jogadores que estão fora: talvez o Roni, o Giuliano também. O Júnior já não sei se consegue se recuperar, pode ser que sim. Maycon ainda está numa fase que não tem qualquer possibilidade. Mas [teremos] mais soluções."
Vítor Pereira, sobre o possível retorno de lesionados no domingo

Semana que vem também é livre

A novidade dos treinos seguidos se estende por 15 dias no Corinthians. Estas duas semanas são justamente as da disputa das semifinais da Libertadores, e o time não joga por ter sido eliminado na fase anterior, pelo Flamengo. O próximo jogo de meio de semana é apenas no dia 15, uma quinta-feira, quando o Alvinegro recebe o Fluminense na volta das semifinais da Copa do Brasil — a ida foi 2 a 2 no Maracanã.

Corinthians