Topo

Vasco

Sem 'gordura', Vasco retorna a São Januário para tentar aliviar pressão

Raniel jogador do Vasco comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Vila Nova-GO no estádio São Januário pelo campeonato Brasileiro B 2022 - Thiago Ribeiro/AGIF
Raniel jogador do Vasco comemora seu gol com jogadores do seu time durante partida contra o Vila Nova-GO no estádio São Januário pelo campeonato Brasileiro B 2022 Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Eduardo Nunes

Colaboração para o UOL, em São Paulo

31/08/2022 04h00

A vantagem que o Vasco tinha no G4 da Série B do Brasileiro desapareceu com as duas derrotas seguidas da equipe. A pressão da torcida aumentou, mas o Cruz-Maltino, que perdeu as últimas cinco partidas que fez fora de casa, conta justamente do apoio da arquibancada hoje (31), às 19h, para tentar bater o Guarani na 27ª rodada da Série B.

O acesso parecia questão de tempo na virada de turno: o Gigante da Colina era o vice-líder com sete pontos (35 a 28) de vantagem para o Tombense, que era o quinto. A diferença chegou ainda a oito ao final da 24ª rodada, quando o Londrina - que agora está um ponto atrás - já era o primeiro fora do G4. No entanto, a derrota por 1 a 0 para o Vila Nova, logo na primeira rodada do returno, causou a saída do técnico Maurício Souza e mostrou que a caminhada para voltar à elite não seria tão tranquila.

Os números da equipe despencaram no returno. Com sete pontos ganhos em sete jogos, o aproveitamento é de apenas 33%, o quinto pior do período e a mesma porcentagem da campanha do Operário, atualmente na zona de rebaixamento, em 17º.

Fora de casa, o clube havia perdido apenas um dos primeiros sete jogos na Série B. Agora, acumula cinco derrotas seguidas. Para completar o péssimo retrospecto, 17 dos 20 gols sofridos no torneio aconteceram longe do Rio do Janeiro. Ou seja, 85%.

Com a situação adversa, o interino Emílio Faro, que vai para a sétima partida seguida no comando, sabe que o apoio da torcida será determinante para que a 'gordura' não acabe de vez.

Pois, ao menos até o momento, a campanha dentro de casa tem índices positivos. O Gigante da Colina é uma das duas equipes que ainda mantém a invencibilidade em casa na Série B - a outra é o líder Cruzeiro.

"A gente vai agora para nossos domínios, onde a gente tem mostrado soberania, imposição e vamos levar isso contra o Guarani na realidade. Ou seja, de jogo impositivo, com pressão na saída de bola. Vamos fazer o que temos feito durante a competição toda. Fazer de São Januário nosso caldeirão", comentou.

Das últimas 12 rodadas da competição, o Vasco fará seis diante da sua torcida, onde tem 69% de aproveitamento (29 de 42 pontos). Vencendo apenas estes compromissos, o time já garante os 60 pontos, tendo 95,1% de chances de conquistar o acesso, segundo os dados do departamento de estatística da UFMG.

Ingressos esgotados

Há uma semana, desde a última quarta (24), os ingressos para este jogo estão esgotados - o que já havia acontecido nas 10 rodadas anteriores que o clube atuou em casa. O torcedor vascaíno acabou com todas as 22 mil entradas que estavam disponíveis em menos de seis horas, indicando que Faro conseguirá ter o 'caldeirão' a seu favor, mais uma vez.

Ficha técnica

VASCO x GUARANI

Competição: Série B do Campeonato Brasileiro - 27ª rodada
Local: Estádio de São Januário, no Rio de Janeiro (RJ)
Hora: 19h
Árbitro: Jean Pierre Goncalves Lima (RS)
Arbitragem: José Eduardo Calza (RS) e Luiza Naujorks Reis (RS)
VAR: Wagner Reway (PB)

Vasco: Thiago Rodrigues; Léo Matos, Quintero, Anderson Conceição e Edimar; Yuri Lara, Andrey Santos e Marlon Gomes; Nenê, Eguinaldo e Alex Teixeira. Técnico: Emílio Faro.

Guarani: Kozlinski; Ivan Alvariño, João Victor, Derlan e Jamerson; Leandro Vilela, Madison, Isaque e Giovanni Augusto; Edson e Yuri. Técnico: Mozart.

Vasco