Topo

Vasco

Bracks garante empenho máximo no Vasco: 'Tudo para o acesso será feito'

Paulo Bracks, diretor esportivo do Vasco, Josh Wander, da 777, e o CEO Luiz Mello - Reprodução VascoTV
Paulo Bracks, diretor esportivo do Vasco, Josh Wander, da 777, e o CEO Luiz Mello Imagem: Reprodução VascoTV

Do UOL, no Rio de Janeiro

01/09/2022 15h51

Josh Wander, sócio da 777 Partners, empresa que adquiriu 70% da SAF do Vasco, concedeu uma entrevista coletiva na tarde de hoje (1), no CT Moacyr Barbosa. Ao lado dele estiveram o CEO Luiz Mello e o diretor esportivo Paulo Bracks, que falou sobre a meta de recolocar o time na elite do futebol nacional.

Com 45 pontos, o Gigante da Colina terminou a 27ª rodada da Série na terceira colocação e com uma vantagem de quatro pontos para o Londrina, atualmente o quinto colocado.

"Desde o dia que cheguei aqui, no início de agosto, procurei dar tranquilidade ao grupo. Eu sou tranquilo. Um grupo de jogadores que está, desde o início do ano, dando ao Vasco a probabilidade do acesso, que nós vamos conseguir. Encontrei um grupo comprometido, um grupo de profissionais que honra a camisa do Vasco, respeita a camisa do Vasco, respeita a instituição, e por isso eu peço ao torcedor que apoie esse grupo. O torcedor do Vasco é o diferencial do clube, diferencial nesta competição", declarou.

"Entendo a ansiedade, é normal, entendo uma certa agonia com as rodadas passando, é normal, mas o apoio não pode faltar, como não falta, como nós vimos ontem à noite. 2023 será um ano muito melhor para o Vasco, mas precisa passar por 2022. E vamos passar por 2022. Fecho dizendo que tudo que for necessário para o acesso será feito. O Vasco nunca deixou de ser gigante, mas vamos colocar o Vasco na prateleira que ele merece dentro do futebol brasileiro", emendou

Josh Wander, por sua vez, exaltou a transição que está sendo feita.

"Isso aqui é um sonho que está se tornando realidade para a 777. São oito meses de trabalho que estão culminando nesta coletiva aqui hoje, e estamos muito empolgados em assumir um clube com uma história tão rica. Somos guardiões com toda a seriedade desta história e tradição do clube", comentou.

"Gostaria de agradecer aos vascaínos que tornaram possível esse trabalho da 777. Virou até uma brincadeira na empresa, porque os vascaínos participam tanto que tudo que acontece, qualquer post nas mídias sociais, os vascaínos entram e apoiam. [Estão] Fervorosamente conosco. Queria agradecer o conselho diretor e a associação, em especial a Jorge Salgado, de quem sem ajuda e apoio direto teria sido impossível fazer esse trabalho. Quero também agradecer os sócios que nos apoiaram com confiança, e nos empoderaram", concluiu.

Confira outros trechos da coletiva

Bracks, sobre estar no Vasco

É uma realização profissional para mim vestir a camisa do Vasco, estar neste projeto. Sempre admirei o clube, conheço a história do Vasco. Acompanhei o Vasco de 97, de 2000, tenho uma relação próxima com um dos ídolos do Vasco, o Juninho Pernambucano. Não conversei com vocês antes pelo trâmites burocráticos e naturais neste processo da SAF

Investimento x título?

A 777 não é exatamente uma empresa de investimento com horizonte curto pela frente. Na realidade, é uma holding e não tem um horizonte artificial de investimento pela frente. Em outras palavras, não vemos um investimento para cinco, 10 anos, vemos para muito mais tempo. Estou falando tipo 30, 50 anos. E temos perfeita confiança que vamos atingir os objetivos com o clube. A ideia é, inclusive, que esse ano a gente consiga fazer a transição para a divisão acima. A questão principal para nós não é o de investimento financeiro. Evidentemente, há o aspecto financeiro, mas é muito mais que isso.

O mais importante para nós é que o Vasco é diferente, é o melhor em seu campo e queremos torná-lo o melhor neste sentido. Queremos fazer um movimento para um progresso social, isso é muito importante para nós. Pretendemos fazer tudo que for possível para promovê-la e mantê-la. Nos esporte, pretendemos que haja tudo que for permitido. Vamos colocar as pessoas corretas, adequadas, e implementar processos adequados para fazer a melhoria no clube. Temos confiança no Paulo.

Rivalizar com grupo City?

Em relação à segunda pergunta, sobre o City. A ideia não é rivalizar. Temos profundo respeito pelo que eles fazem, mas o nosso projeto é diferente. Não temos os mesmos objetivos, as mesmas estratégias, os mesmos princípios, e consideramos o Vasco como uma peça fundamental. Todos os clubes almejam ser os melhores, e todos os clubes existem para serem bem sucedidos e vencer.

Novo treinador?

Quanto ao treinador, não há possibilidade de eu dar uma decisão neste sentido. Para isso contratamos as pessoas mais habilitadas, e quem vai decidir será o Paulo, que vai anunciar quando necessário.

O que vê para este final de temporada?

Normalmente, não começa a avaliação de nada no final de uma temporada. Quando entra no meio de alguma coisa, em qualquer empreendimento, e foram oito meses negociando, então, tivemos uma noção e avaliação, a ideia é simplesmente avaliar, observar, mas não mexer em nada. Mantém as operações, infraestrutura funcionando tal qual estava. Ao final da temporada, começa a tomar mais decisões em cima da avaliação que foi feita. Tudo está sendo avaliado, mas não vai mexer antes do final da temporada

Somos uma empresa com grande número de recursos. A 777 tem recursos de dados, aspectos jurídicos, capital, tudo que é necessário em termos de infraestrutura que o Vasco vai se beneficiar. Já está tendo acesso a estes recursos, trabalhamos com a integração do Vasco com a 777 para alcançar os objetivos almejados.

Promessa sobre investimento

A promessa que eu fiz quando estive aqui, no começo do processo, continua a valer e vai ser mantida. O Vasco não está mais em uma situação de insegurança financeira e está tendo acesso aos recursos necessários, e tem todo o nosso apoio, suporte. Vamos fazer tudo para melhorar o clube. Mas melhorar um clube não é apenas ser capaz de contratar jogadores, mas, na realidade, é importante haver estabilidade financeira e ser capaz de estabilizar as receitas, pagar as contas, para poder contratar esses jogadores desejados. Vamos fazer tudo que é possível, e vamos trabalhar mais ainda para isso ser feito, mas evidentemente que isso vai levar um pouquinho de tempo. Estamos engajados com isso e vamos chegar lá.

Visitaram hoje o CT

Visitamos algumas vezes o centro de treinamento, e vamos fazer, realmente, uma melhoria no centro de treinamos. Estamos muito empolgados com isso. Vamos completar o mais rápida possível, mas, de qualquer maneira, isso requer certo tempo porque para melhorar o centro de treinamento precisamos melhorar também o que está a sua volta. Pretendemos também trabalhar com a vizinhança, ter uma academia, melhorar a relação com as pessoas que vivem no entorno. Há um aspecto social que faz parte de tudo que queremos fazer.

Quanto a parte da gratificação imediata por parte da torcida, consigo entender o sentimento, mas como proprietário da arte de investimento, entendo que há muito mais envolvido nesta operação toda que a gratificação imediata. Vamos fazer todo o possível para subir de divisão o mais rapidamente possível, prometemos fazer esse esforço para, inclusive, com o tempo, permitir o Vasco a ter uma proeminência no futebol mundial. Mas não se trata só de dinheiro, o Vasco precisa alcançar a estabilidade financeira.

Primeira vez em São Januário de Josh

Ontem à noite foi mágico. Foi minha primeira vez em São Januário. Já tinha visto vídeos, mas isso, realmente, foi totalmente diferente. Foi deslumbrante. É uma impressão absolutamente incrível. Já tinha estado no Maracanã, que tinha causado uma impressão muito forte, mas em São Januário foi outra coisa. Foram os torcedores que criaram esse espírito e estou ansioso para ver isso se repetir. Claro, nós ganhamos... Foi absolutamente fantástico, uma experiência indescritível. O vaso foi incrível, que mostra que não tem desculpa para falhar, para não ter sucesso. Tem pessoas talentosas, extraordinárias, vasto talentos, paixão pelo futebol, tudo para ir para frente.

Planos para São Januário

Na verdade, ainda estamos avaliando a situação de São Januário. Vamos mergulhar com mais profundidade neste assunto para ver o que é possível fazer. Há uma história muito rica, que tem de ser levada em conta e preservada. Vamos ver tudo isso com o Vasco e com os vascaínos. Vamos trabalhar muito nisso

Vasco