Topo

Novo Maldini? Danilo enxerga futuro como zagueiro às vésperas da Copa

Danilo durante partida da Juventus contra a Roma pelo Campeonato Italiano, quando atuou como zagueiro - Matteo Bottanelli/NurPhoto via Getty Images
Danilo durante partida da Juventus contra a Roma pelo Campeonato Italiano, quando atuou como zagueiro Imagem: Matteo Bottanelli/NurPhoto via Getty Images
Gabriel Carneiro e Marcelo Hazan

Do UOL e colaboração para o UOL, em São Paulo

01/09/2022 04h00

Classificação e Jogos

A seleção brasileira está atenta a um movimento do futebol europeu que faz um de seus principais jogadores aos poucos mudar de posição. Único lateral-direito visto como convocação certa para a Copa do Mundo, Danilo tem tido experiências cada vez mais relevantes como zagueiro na Juventus-ITA. No sábado, foi titular da posição num empate contra a Roma pelo Campeonato Italiano e indica um novo caminho na carreira às vésperas do Mundial.

Danilo teve o desempenho elogiado pelo técnico Massimiliano Allegri e ouviu de pessoas do seu entorno, do clube e da imprensa italiana, que ele pode ser uma espécie de "novo Maldini": um lateral que se torna zagueiro depois dos 30 anos. O brasileiro já tem 31. Segundo apurou o UOL Esporte, Danilo já enxerga a troca de posição como uma tendência para as próximas temporadas. Mas será que isso pode atrapalhar a preparação para a Copa?

Para começar, o jogo contra a Roma não foi o primeiro de Danilo como zagueiro. Ele já atuou algumas vezes na temporada passada e tem uma rotina de treinamentos na posição, apesar de ser considerado titular mesmo da lateral-direita — como ocorreu ontem, na vitória da Juventus contra o Spezia.

A comissão técnica da seleção brasileira entende que não tem problema se Danilo continuar treinando e jogando em uma posição diferente nestes pouco mais de 70 dias até a apresentação do grupo convocado para a Copa do Mundo. Ele não é considerado opção para a zaga com a Amarelinha, somente como lateral.

O entendimento nos bastidores é que Danilo é um jogador com leitura tática acima da média, consegue ver o jogo e entender suas funções em variadas posições e contextos. Tanto é que na Juventus já atuou como lateral-direito, lateral-esquerdo, ala-esquerdo e zagueiro. Na seleção, é um lateral-direito que pode fechar como terceiro zagueiro ou também avançar para ser volante e armar jogadas pelo meio em alguns momentos do jogo. Por isso, suas cada vez mais frequentes aventuras na zaga não preocupam.

Danilo joga bem como zagueiro?

Contra a Roma, o brasileiro atuou como zagueiro pelo lado esquerdo, com Alex Sandro na lateral. O brasileiro Bremer — bem avaliado pela comissão técnica da seleção — foi seu companheiro de zaga e De Sciglio atuou na lateral-direita. A Juventus jogou no 4-3-3 quando tinha a posse de bola e no 4-5-1 quando precisava se defender, com linhas de marcação muito próximas.

Danilo - Federico Tardito/Xinhua - Federico Tardito/Xinhua
Danilo marca Dybala durante Juventus 1 x 1 Roma no último sábado (27)
Imagem: Federico Tardito/Xinhua

O desempenho foi bom. Com bola, ele contribuiu com inversões de jogo da esquerda para a direita, onde o time saiu jogando em velocidade. Sem bola, chamaram atenção suas antecipações às ações e vitórias em duelos pessoais contra atacantes perigosos, como Dybala e Abraham. Com 1,84m, Danilo também teve o jogo aéreo elogiado e mostrou muita movimentação e postura de liderança com orientações constantes aos companheiros.

Allegri disse que seu comandado "tem pé, técnica, força, coragem e inteligência" e afirmou ter "certeza de que ele será um zagueiro no futuro".

Já Danilo foi mais contido nas declarações pós-jogo: "Preferência entre lateral ou zagueiro? Não faz diferença para mim. Eu me preocupo em ter uma visão atenta de onde está vindo a pressão e como ocupar bem os espaços. Fico feliz por ajudar a dar mais fluidez na saída de bola e mais liberdade para o Bremer."

Danilo - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Danilo tem 45 jogos pela seleção brasileira, com um gol marcado
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

A zaga da seleção brasileira para a Copa do Mundo está bem encaminhada. Marquinhos, Thiago Silva e Militão são nomes certos. O último deles, inclusive, começou a carreira como lateral e tem essa versatilidade vista com bons olhos por Tite no ponto de vista da formação do grupo. Gabriel Magalhães, Bremer, Ibañez, Léo Ortiz e Lucas Veríssimo disputam a quarta vaga neste momento. Na lateral, Danilo é garantido. Já Daniel Alves disputa com Emerson Royal, Gilberto e Fagner a outra vaga.

Os últimos jogos do Brasil antes da Copa vão ser em 23 e 27 de setembro, contra Gana e Tunísia.

Maldini - Etsuo Hara/Getty Images - Etsuo Hara/Getty Images
Paolo Maldini com a camisa do Milan; italiano iniciou carreira como lateral e se consagrou como zagueiro
Imagem: Etsuo Hara/Getty Images