Topo

Vasco

Guitarrista do Iron Maiden vira sócio do Vasco; Entenda relação com a banda

Guitarrista Janick Gers, da banda Iron Maiden, recebe carteirinha de sócio do Vasco em São Januário - Divulgação / Vasco
Guitarrista Janick Gers, da banda Iron Maiden, recebe carteirinha de sócio do Vasco em São Januário Imagem: Divulgação / Vasco

Do UOL, no Rio de Janeiro

02/09/2022 15h26

A vitória do Vasco por 2 a 1 sobre o Guarani, na última quarta-feira (31), pela Série B, teve uma presença ilustre em São Januário. O guitarrista Janick Gers, da histórica banda inglesa de heavy metal Iron Maiden, acompanhou a partida no setor social do estádio e, após o jogo, foi presenteado pelo clube como uma camisa personalizada e uma carteirinha de sócio.

Ele foi recebido pelo diretor da Vasco TV, Mário Vassalo, e por funcionários do departamento de marketing do clube. Em sua experiência na "Colina Histórica", Gers ainda adquiriu um gorro do Cruzmaltino.

A relação entre o Cruzmaltino e o Iron Maiden vem desde o final da década de 80. Em 1989, a "Força Jovem", maior organizada do clube, adotou o mascote Eddie, figura presente nos shows e discos do grupo, em seus uniformes e bandeiras, fruto dos primeiros líderes que eram fãs da banda. A figura tornou-se um símbolo da torcida por anos a fios.

Na final da Copa João Havelange de 2000, os integrantes da banda estiveram presentes no Maracanã para acompanhar o título brasileiro do Cruzmaltino. Na ocasião, Steve Harris vestia a camisa da organizada.

O baixista, aliás, possui uma flâmula do clube como decoração de uma de suas casas e, em 2016, em um show no Rio, foi presenteado por torcedores vascaínos com uma placa que continha a frase: "The greatest team in Brazil salutes the greatest band in the world" (o maior time do Brasil saúda a maior banda do mundo).

"O Steve Harris nos encontrou num local reservado do backstage. O restante da banda não havia chegado ainda. O cara adorou e agradeceu. O incrível é que todos do staff do Maiden conhecem o Vasco e curtem essa relação. Fomos muitíssimos bem tratados", disse ao UOL Esporte, na ocasião, Rodrigo Melo, um dos vascaínos responsáveis pela homenagem.

Reconhecimento do Iron Maiden

Casa do baixista Steve Harris possui uma flâmula da organizada vascaína "Força Jovem" (destaque em vermelho) - Reprodução / Internet - Reprodução / Internet
Casa do baixista Steve Harris possui uma flâmula da organizada vascaína "Força Jovem" (destaque em vermelho)
Imagem: Reprodução / Internet

Como reconhecimento pelas seguidas homenagens, o Iron Maiden, em visita ao Brasil para a divulgação do álbum \"The X-Factor\", presenteou a torcida com uma miniatura do Eddie em uma cadeira elétrica. A miniatura vinha sendo usada nos shows.

Vale lembrar que a Força Jovem do Vasco - hoje suspensa dos estádios pelo Ministério Público - é a única organizada do mundo autorizada oficialmente pelo Iron Maiden a usar imagens da banda.

Vasco presenteou Steve Harris em 2019

Baixista Steve Harris, do Iron Maiden, com a camisa personalizada que ganhou do Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco - Rafael Ribeiro / Vasco
Baixista Steve Harris, do Iron Maiden, com a camisa personalizada que ganhou do Vasco em 2019
Imagem: Rafael Ribeiro / Vasco

No Rock in Rio de 2019, quem recebeu "mimos" do Vasco foi o baixista Steve Harris. Na ocasião, o departamento de marketing do clube foi até o hotel onde a Iron Maiden estava hospedada, na Zona Sul do Rio de Janeiro, e o presenteou com uma camisa com o nome do músico e o número 1975, em alusão ao ano de fundação da banda.

Integrante da 'Vasmetal' batizou filho com nome do vocalista da Iron Maiden

Torcedores do Vasco e fãs de Iron Maiden fizeram 'dobradinha' entre Rock in Rio e São Januário - Bruno Braz / UOL - Bruno Braz / UOL
Torcida "Vasmetal" reúne vascaínos fãs do estilo musical: integrante batizou filho com nome do vocalista da Iron
Imagem: Bruno Braz / UOL

A vertente rockeira da torcida do Vasco ainda se encontra bem viva. Atualmente, em todos os jogos do clube em São Januário, quem marca presença é a torcida "Vasmetal", dedicada aos vascaínos fãs do estilo musical. Ela se concentra no bar "Black Beer", que fica bem em frente ao estádio, na rua General Almério de Moura, e por ali sempre rola churrasco e muito rock and roll.

O integrante Harison Augusto, por exemplo, é tão fã da Iron Maiden que batizou seu filho com o nome de Bruce, em alusão ao vocalista da banda, Bruce Dickinson.

"Existe essa correlação entre Vasco e Iron Maiden desde que a Força Jovem (organizada vascaína) adotou o Eddie (mascote do Iron) como símbolo da torcida. E eu acho que o próprio Iron Maiden adotou o Vasco como time aqui no Brasil", disse Harison em entrevista ao UOL Esporte em 2019.

Vasco