Palmeiras pega Bragantino de olho em meta e abre série que lhe deu a ponta
Faltando 14 rodadas para o término do Campeonato Brasileiro, o Palmeiras enfrenta o Red Bull Bragantino hoje (3), em Bragança Paulista, com a sensação de que o pior, em parte, já ficou para trás.
Tendo passado invicto pela sequência que colocou à sua frente três vice-líderes do campeonato em três rodadas, o Alviverde terá uma tabela menos complicada que a de seus concorrentes mais diretos. E que o beneficiou no 1º turno em busca da grande meta do ano: conquistar o Brasileirão.
Foi contra o Bragantino (2 a 0), na 6ª rodada, que o Palmeiras iniciou a combinação de resultados que o levou à liderança do torneio. Na sequência, vieram vitórias sobre o Juventude (3 a 0) e Santos (1 a 0), e a primeira conquista da ponta.
Um empate contra o Galo na rodada seguinte colocou o Verdão em 2º de novo. Mas um 4 a 0 sobre o Botafogo logo depois levou o Palmeiras à liderança, onde está há 14 rodadas. E é justamente esta mesma sequência de jogos que se abre ao Palmeiras neste sábado.
Brasileiro é o maior objetivo
Embora ninguém despreze a Copa Libertadores no Palmeiras, o maior objetivo do clube na temporada é o Campeonato Brasileiro. Entre outros motivos, principalmente porque é o único campeonato linear que Abel e sua comissão disputaram no País e ainda não conquistaram.
É claro que o jogo de volta contra o Athletico-PR, na terça, pela semifinal do Continental, está na alça de mira. Mas a decepção com uma possível eliminação para os portugueses será menor do que chegar à 38ª do Nacional sem estar na ponta.
Caminho menos complicado
Hoje, a diferença do Alviverde para o Flamengo, o segundo colocado, é de sete pontos. E de oito para Flu, Corinthians e Internacional, 3º, 4º e 5º, respectivamente.
É evidente que pode haver mudanças nas classificações. Na teoria e nos números, a tabela do Palmeiras, porém, mostra um caminho menos complicado que o dos adversários mais diretos. O Verdão só tem dois confrontos contra times que hoje estão no G6.
Em 26 de outubro, o time de Abel Ferreira enfrenta o Athletico-PR, atual 6º e rival na semi da Libertadores, em Curitiba. E na última rodada, em 13 de novembro, o Verdão visita o Internacional, hoje 5º, em Porto Alegre. Pode, portanto, chegar a esse confronto com sua vida definida no torneio.
Flamengo, Fluminense e Corinthians ainda não se enfrentaram no segundo turno e, para benefício do Palmeiras, ainda vão roubar pontos uns dos outros.
Além do Fla x Flu e do Corinthians, o Rubro-negro ainda tem pela frente o Internacional. O Fluminense enfrenta Fla, Corinthians e Athletico-PR. O Corinthians encara, além da dupla carioca, Internacional e o Athletico-PR. E o Inter, dos seis primeiros, pega Corinthians e Flamengo, além do próprio Palmeiras.
Jogo ganhou peso
Antes encarado como respiro, o jogo deste sábado ganhou importância. O Palmeiras venceu apenas um dos seus últimos cinco jogos. Foi no dia 13 de agosto, no Dérbi, em Itaquera. E vem de uma derrota na ida da semifinal da Libertadores para o Atlhetico-PR — 1 a 0, em Curitiba.
Se não vencer o Bragantino, o Palmeiras, que se vê com obrigação de vitória na Libertadores, pode ver a vantagem para o segundo colocado cair a quatro pontos. Ou, na melhor das hipóteses, cinco, caso empate, e o Flamengo vença o Ceará, em casa, no domingo (3).
Já uma vitória do Palmeiras pode garantir até dez pontos de vantagem. Por isso, jogadores como Gómez, Piquerez, Zé Rafael, Rony e Dudu devem jogar ao menos parte do jogo desta noite.
Danilo, suspenso na Libertadores, é presença garantida. Já Raphael Veiga, com entorse no tornozelo direito, não vai enfrentar o Bragantino e tem grandes chances de também não jogar contra o Athletico-PR, na terça, pela Libertadores.
FICHA TÉCNICA
RED BULL BRAGANTINO x PALMEIRAS
Competição: Campeonato Brasileiro, 25ª rodada
Local e Horário: Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h
Árbitro: Raphael Claus - SP/Fifa
Auxiliares: Danilo Simon Manis - SP/Fifa e Rodrigo Henrique Correa - RJ/Fifa
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral - SP/Fifa
Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista e Hyoran; Artur, Helinho e Alerrandro. Técnico: Maurício Barbieri
Palmeiras: Weverton; Mayke, Gómez, Murilo e Vanderlan (Piquerez); Danilo, Gabriel Menino, Bruno Tabata e Gustavo Scarpa; Wesley (Dudu) e Flaco López. Técnico: Abel Ferreira
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.