Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras B reage após 2 a 0 do Bragantino e diminui estrago com empate

Do UOL, em São Paulo

03/09/2022 20h56

O Palmeiras entrou em campo com oito reservas e levou 2 a 0 antes do fim do 1º tempo. Mas com muita força e a entrada de alguns titulares, buscou o empate que o manterá com pelo menos cinco pontos de vantagem na liderança do Campeonato Brasileiro, dependo do resultado de Flamengo e Ceará, amanhã pela manhã.

Luan Cândido e Arthur fizeram os gols do time da casa. Cleiton contra, em falta cobrada por Vanderlan, e Merentiel fizeram os gols do Verdão.

O resultado leva o Palmeiras a 51 pontos na liderança da competição e permite que o time e a torcida durmam um pouco mais tranquilos, a três dias da volta da semifinal da Libertadores, contra o Athletico-PR. Já o Bragantino vai a 32 e segue no meio da tabela.

Cronologia do jogo

O Bragantino era melhor quando abriu o placar, aos 24'. Em uma das muitas faltas laterais que o Palmeiras cometeu na primeira etapa, Artur cruzou e a bola veio baixa. Mas Aderlan desviou na altura do primeiro pau, e a bola sobrou livre para Luan Cândido escorar de cabeça, no segundo.

O Palmeiras não esboçou qualquer reação e deixou o Bragantino tomar conta do jogo. Aos 35', foi a vez de Artur aproveitar erro de Kuscevic na intermediária e carregar até a entrada da área. A chute saiu rasteiro e no canto esquerdo de Weverton, que pulou levemente atrasado: 2 a 0.

No último lance do 1º tempo, Vanderlan cruzou para a área, uma falta na lateral do campo. Nenhum palmeirense desviou, mas Cleiton socou para dentro de sua própria meta, diminuindo o placar a favor do Verdão. E o Verdão seguiu bem no 2º tempo. Aos 26', Merentiel aproveitou ótimo lançamento de Luan para a pequena área, dominou e, sem deixar a bola cair, empatou o jogo.

O Jogo do Palmeiras: Demorou para reagir, mas reagiu

O Palmeiras fez um primeiro tempo muito ruim, deixando o Bragantino tomar conta do jogo. O Verdão ficava aprisionado, sem conseguir escapar da marcação alta do time de Barbieri. Mais do que o comportamento tático, chamava a atenção a apatia do time.

Foi precisar levar dois gols, para que o Palmeiras começasse a esboçar futebol. No último lance do 1º tempo, Vanderlan cruzou falta na área, Luan foi na bola e nem desviou. Mas o goleiro Cleiton aceitou, e o Palmeiras voltou para o jogo. No segundo tempo, a pressão foi intensa desde o começo e não parou com o empate, com Merentiel.

O Jogo do Bragantino: Recuo atraiu o Palmeiras

ar - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Artur faz o segundo do Bragantino contra o Palmeiras, pelo Brasileirão
Imagem: Diogo Reis/AGIF

O time da casa jogava em cima da saída do Palmeiras e abriu 2 a 0 com mais volume de jogo. Mas, ao conquistar a vantagem, a equipe recuou um pouco e deixou o Palmeiras se lançar mais à frente. O Bragantino voltou para o segundo tempo sem conseguir conter o Palmeiras, que subia de produção. O time da casa ficou atônito depois do gol do Palmeiras e iniciou mal o segundo tempo. Não conseguiu reagir e leviu o empate.

Foi bem no Palmeiras: Scarpa, como sempre

Gustavo Scarpa, fora Weverton, foi o único titular absoluto a entrar em campo pelo Palmeiras. E fez valer sua presença no Nabi Abi Chedid. Chamando jogo e perigoso como sempre com a bola no pé, o meia do Verdão foi o grande nome do time.

Foi bem no Bragantino: Artur, enquanto o time jogou

O atacante formado pelo Verdão fez um excelente primeiro tempo, sendo muito perigoso, achando e cobrando faltas com perigo pela direta do ataque. Pelo centro do ataque, ele ainda puxou os melhores ataques e contragolpes.

Abel com a orelha quente

No 1º tempo do jogo, vazava limpíssimo, na transmissão do Premiere, o áudio captado por um microfone próximo ao banco de reservas do Palmeiras. Além de xingamentos, o torcedor prometia: "Vou gritar os 90 minutos, Abel!". Sobrou até para Maurício Barbieri: "Obrigado por cortar o cabelo!", bradou o comentarista.

Mas o fôlego acabou ou a transmissão mudou o local do microfone, pois o "chato" sumiu no segundo tempo.

Segundo gol contra no campeonato

O gol de Cleiton, a favor do Palmeiras, foi o segundo para o Verdão no campeonato. Há quatro rodadas, Roni, do Corinthians, foi quem balançou a rede para o Verdão.

Dudu bate recorde do xará

Ao entrar em campo no segundo tempo, Dudu completou 200 jogos com a camisa do Palmeiras em Campeonatos Brasileiros e ultrapassou o xará Dudu da primeira e segunda Academias de Futebol. O próximo na lista é o goleiro Marcos, com 203. Ademir da Guia, com 216, e Leão, com 232, fecham o top 3.

Merentiel desencanta

m - Diogo Reis/AGIF - Diogo Reis/AGIF
Aderlan, do Bragantino, disputa bola com Danilo, do Palmeiras, pelo Brasileirão
Imagem: Diogo Reis/AGIF

O gol que empatou o jogo, aos 26' do 2º tempo, foi o primeiro de Merentiel com a camisa do Palmeiras. O atacante extravasou chutando e rasgando a placa de publicidade na linha de fundo, em frente à torcida do Palmeiras.

FICHA TÉCNICA

RED BULL BRAGANTINO 2 x 2 PALMEIRAS

Competição: Campeonato Brasileiro, 25ª rodada
Local e Horário: Estádio Nabi Abi Chedid, às 19h
Árbitro: Raphael Claus - SP/Fifa
Auxiliares: Danilo Simon Manis - SP/Fifa e Rodrigo Henrique Correa - RJ/Fifa
VAR: Rodrigo Guarizo do Amaral - SP/Fifa
Cartões Amarelos: Wesley, Atuesta e Vanderlan (PAL); Artur e Luan Cândido (RBB)
Gols: Luan Cândido, aos 24', e Artur, aos 35' do 1º tempo (BRA). Cleiton, contra, aos 48' do 1º tempo e Merentiel, aos 26' do 2º (PAL).

Bragantino: Cleiton; Aderlan, Léo Ortiz, Natan e Luan Cândido; Raul, Lucas Evangelista e Eric Ramies; Artur, Alerrandro (Jadson) e Hyoran. Técnico: Maurício Barbieri

Palmeiras: Weverton; Mayke, Luan, Kuscevic e Vanderlan; Danilo, Atuesta (Ganriel Menino), Bruno Tabata (Merentiel) e Gustavo Scarpa (Zé Rafael); Wesley (Dudu) e Flaco López (Rony). Técnico: Abel Ferreira