Topo

Corinthians

Corinthians: Duelo direto põe à prova semana de treinos tão esperada por VP

Vítor Pereira teve uma semana só para treinos depois de cinco meses de agenda cheia no Corinthians - Jorge Rodrigues/AGIF
Vítor Pereira teve uma semana só para treinos depois de cinco meses de agenda cheia no Corinthians Imagem: Jorge Rodrigues/AGIF

Do UOL, em São Paulo

04/09/2022 04h00

Pela primeira vez em cinco meses, o Corinthians entra em campo às 16 horas (de Brasília) de hoje (4) depois de treinar por uma semana inteira. Vítor Pereira teve seis dias para pensar no confronto direto contra o Internacional, na Neo Química Arena, um luxo no que ele considera um calendário "massacrante". É a chance de cumprir a promessa de fazer o time evoluir.

Corinthians e Inter têm a mesma pontuação, 42 pontos, e brigam por espaço no G4 do Brasileirão. O jogo de seis pontos é uma prova de fogo depois de treinos seguidos para o Alvinegro, e a expectativa de VP é que a equipe jogue bem por mais tempo na comparação com o jogo passado, a vitória por 1 a 0 sobre o Red Bull Bragantino.

Naquela partida o Corinthians fez bom primeiro tempo, mas deixou o ritmo cair no segundo, tomou pressão e só não levou o empate porque teve Cássio inspirado. Vítor Pereira saiu dizendo que a semana cheia de treinos permitiria "trabalhar os comportamentos táticos" e prometendo mais do que 45 minutos de boa atuação contra o Inter.

Vítor Pereira vive dizendo que é "um treinador que gosta de treinar", mas no Corinthians foram raras as semanas livres para isso. Ele chegou no final de fevereiro e na semana passada completou seis meses no clube. Neste período, só teve três semanas reservadas a treinos, e a última havia sido ainda no começo de abril. A sequência de jogos sem parar até fez o português "estranhar" o respiro.

"Pensamos sempre 'amanhã já é para viajar', mas [desta vez] ainda falta dois dias", brincou o português.

Volta de lesionados

Os dias seguidos no CT Joaquim Grava trouxeram boas notícias para o técnico. Os treinos foram fechados à imprensa, mas as fotos divulgadas pelo Corinthians mostram que Giuliano, Roni e Júnior Moraes voltaram a treinar com bola e devem estar à disposição. O primeiro se recuperou de um quadro de bronquite que o tirou dos últimos dois jogos; já Roni e Moraes perderam três partidas por causa de dores no joelho.

Adson e Raul Gustavo, por outro lado, devem seguir no departamento médico. O meio-campista ainda sente dores na região do púbis, mesmo motivo que o deixou de fora do jogo contra o Bragantino. O problema do zagueiro vem de mais tempo, pois ele só jogou uma vez desde que foi diagnosticado com um edema na coxa, ainda sente desconforto e não tem treinado com bola.

Possível reencontro de Edenílson e Ramos

O caso da suposta injúria racial cometida por Rafael Ramos a Edenílson, ainda em maio, ainda está aberto nas esferas jurídicas. O julgamento no STJD seria nesta semana, mas acabou adiado; e na Justiça do RS o lateral corintiano virou réu em processo criminal, mas ainda não há data para ser julgado. A perícia é inconclusiva.

Em meio às questões jurídicas, Corinthians e Inter tentam proteger os atletas do impacto psicológico da situação. Três meses e meio depois do jogo no Beira-Rio, eles podem se reencontrar hoje na Neo Química Arena. Ambos devem começar no banco de reservas: Ramos como substituto de Fagner; e Edenílson como suplente de Johnny.

Ficha Técnica

CORINTHIANS x INTER

Competições: Campeonato Brasileiro, 25ª rodada
Data e horário: 4 de setembro de 2022, às 16 horas (de Brasília)
Local: Neo Química Arena, em São Paulo-SP
Árbitro: Bráulio da Silva Machado (FIFA/SC)
Auxiliares: Kleber Lucio Gil (FIFA/SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (VAR-FIFA/RN)

CORINTHIANS: Cássio; Fagner, Gil, Balbuena e Fábio Santos; Cantillo (Ramiro), Fausto Vera e Renato Augusto; Adson, Róger Guedes e Yuri Alberto. Técnico: Vítor Pereira.

INTERNACIONAL: Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel, Johnny, De Pena, Wanderson e Mauricio; Alemão. Técnico: Mano Menezes.

Corinthians