Topo

Vasco

Faro muda tom do discurso e admite ser técnico do Vasco em meio à pressão

Emílio Faro, técnico interino do Vasco, em treino no CT Moacyr Barbosa - Daniel Ramalho/CRVG
Emílio Faro, técnico interino do Vasco, em treino no CT Moacyr Barbosa Imagem: Daniel Ramalho/CRVG

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2022 04h00

Apesar de não ter sido oficialmente efetivado pela diretoria do Vasco, o interino Emílio Faro chegou ao oitavo jogo consecutivo no comando do clube na derrota por 1 a 0 para o Brusque, na tarde de ontem (3). Com apenas uma vitória nas últimas quatro partidas, o Cruz-Maltino viu concorrentes pelo acesso à série A do Campeonato Brasileiro diminuírem a vantagem na tabela e agora se vê pressionado por resultados.

Faro voltou a dirigir o Vasco no fim de julho, logo após a demissão de Maurício Souza. Diferentemente de quando assumiu a equipe depois da saída de Zé Ricardo, em junho, o auxiliar técnico permanente da comissão técnica vascaína diz se ver preparado para ser o treinador da equipe em meio à pressão. Após bater o Náutico, Faro indicou que se via como um auxiliar permanente, O tom do discurso, no entanto, mudou.

"A vida é de quem se prepara. Venho em uma estrada longa, me preparando há muito tempo para estar à disposição no que me for solicitado. Venho trabalhando o tempo todo e estou preparado para todas as circunstâncias. Na saída do Zé Ricardo, me coloquei à disposição para ser uma pessoa para trazer tranquilidade para o clube tomar decisão da vinda do treinador. Mas na saída do Maurício o pessoal me coloca: 'Emílio, você é treinador'. Venho desempenhando papel de treinador. Todas as minhas atitudes são de treinador. Estou preparado para a condição de ser o treinador do Vasco", afirmou Faro, após a partida em Santa Catarina.

O interino comandou o Vasco em dez dos 28 jogos da Série B, duas após a saída de Zé Ricardo (duas vitórias), e oito depois da demissão de Maurício Souza (três vitórias, um empate e quatro derrotas). Na primeira oportunidade em que assumiu o Cruz-Maltino na temporada, o discurso de Faro era de que a condição dele no momento era "temporária", ao contrário do que vem ocorrendo nesta segunda oportunidade.

Um dos principais pontos de alerta para Faro neste momento do ano é o desempenho do Vasco longe de São Januário, que segue deixando a desejar. Contra o Brusque, o Cruz-Maltino perdeu pela sexta vez seguida como visitante na Série B. A última vitória fora de casa foi diante do Criciúma, no dia 9 de julho, pela 17ª rodada.

O próximo jogo do Vasco é justamente como visitante. O time visita o Grêmio no próximo domingo (11), às 16h, em Porto Alegre, pela 29ª rodada da Série B.

Vasco