Topo

Inglês - 2022/2023

Antony marca na estreia e Manchester United vence Arsenal por 3 a 1

Antony comemorou demais seu gol na estreia pelo Manchester United, contra o Arsenal - Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
Antony comemorou demais seu gol na estreia pelo Manchester United, contra o Arsenal Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images

Colaboração para o UOL, em São Paulo

04/09/2022 14h23

Estreando como titular no Manchester United, Antony já deu um belo cartão de visitas. O atacante brasileiro marcou um dos gols da vitória por 3 a 1 sobre o Arsenal, hoje (4), em Old Trafford, pela sexta rodada do Campeonato Inglês. Rashford marcou duas vezes para os donos da casa, enquanto Saka descontou para o time de Londres.

Antony abriu o placar aos 35 minutos do primeiro tempo, com chute cruzado. Saka empatou aos 15 do segundo tempo, aproveitando rebote. Aos 21 e 30 minutos, Rashford colocou o Manchester United na frente e decretou o placar final.

Esta foi a quarta vitória seguida do Manchester United no Campeonato Inglês. Com os três pontos, o time Erik ten Hag chega a doze e é o quinto colocado. O Arsenal, por sua vez, perdeu a invencibilidade - e os 100% de aproveitamento - na competição, mas mantém a liderança isolada com 15 pontos, vendo Manchester City e Tottenham encostarem, com 14 .

O Arsenal volta a campo na próxima quinta-feira (8). O time comandado por Mikel Arteta estreia na Liga Europa fora de casa contra o Zurich (SUI), às 13h45 (de Brasília), pelo grupo A da competição, que ainda conta com PSV (HOL) e Bodo/Glimt (NOR).

O Manchester United também fará sua estreia na competição europeia na próxima quinta-feira. A equipe joga em casa contra a Real Sociedad (ESP), a partir das 16h (de Brasília), pelo grupo E, que tem Sheriff (MOL) e Omonia (CHP).

Domínio do United, gol (anulado) de Martinelli

Empurrado pela torcida, o United tomou a iniciativa do jogo, controlando amplamente a posse de bola nos primeiros minutos da partida e dando poucos espaços para o Arsenal tentar alguma coisa. Faltava criatividade aos donos da casa.

Aos 19 minutos, porém, o Arsenal mostrou como poderia ser letal. Odegaard recuperou a bola no meio-campo e iniciou um contra-ataque muito veloz. Martinelli foi acionado, dominou em velocidade e bateu na saída de De Gea, abrindo o placar.

martinelli - Reprodução/Twitter/Arsenal - Reprodução/Twitter/Arsenal
Gabriel Martinelli chegou a marcar contra o United no primeiro tempo pelo Arsenal, mas o lance foi anulado
Imagem: Reprodução/Twitter/Arsenal

O VAR recomendou que o lance fosse revisto, sugerindo que Odegaard poderia ter cometido falta no início do lance. Após checar o vídeo várias vezes, o árbitro anulou o gol.

Domínio do Arsenal, gol de Antony

O gol anulado mudou o panorama do jogo. O Arsenal passou a ter o domínio, aliando mais posse de bola a finalizações. O gol do time londrino parecia amadurecer após boas chances desperdiçadas por Gabriel Jesus e Martinelli.

Mais uma vez, no entanto, aconteceu o oposto do esperado. Em uma boa triangulação do ataque do Manchester United, Rashford recebeu pelo meio e deu uma linda assistência para Antony, que bateu forte, cruzado, e marcou o seu primeiro gol com a camisa do Manchester United, fazendo 1 a 0 - placar que se manteve até o fim do primeiro tempo.

antony - Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images - Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images
Antony comemora gol na estreia com a camisa do Manchester United contra o Arsenal
Imagem: Simon Stacpoole/Offside/Offside via Getty Images

Arsenal volta melhor e empata

Na segunda etapa, o Arsenal voltou melhor. Saka acertou uma bola no travessão nos primeiros minutos. Desta vez, deu a lógica. O gol visitante saiu quando parecia mais maduro.

Aos 15 minutos, o sistema ofensivo do Arsenal pressionou a saída de bola do United e recuperou a bola. Odegaard ficou com ela e tocou para Gabriel Jesus na grande área. Diogo Dalot chegou primeiro e afastou parcialmente. A bola ainda sobrou com Saka, que bateu forte, rasteiro, e fez o gol de empate.

United constrói vitória com CR7 em campo e show de Rashford

Antony saiu para a entrada de Cristiano Ronaldo, mas o panorama do jogo não mudou. O Arsenal continuou em cima, com o Manchester United apostando nos contra-ataques. A aposta dos anfitriões deu mais certo. Em dois lances rápidos, a equipe construiu a vitória.

rashford - Reprodução/Twitter/ManUtd - Reprodução/Twitter/ManUtd
Rashford comemora o segundo gol do Manchester United
Imagem: Reprodução/Twitter/ManUtd

Primeiro, aos 21 minutos, Bruno Fernandes deu um lindo passe para Rashford, que avançou em velocidade e bateu forte na saída do goleiro. A bola ainda tocou na defesa antes de entrar.

Aos 30 minutos, o golpe de misericórdia. Com a defesa do Arsenal toda desarrumada, Bruno Fernandes achou outro lindo passe, deixando Eriksen cara a cara com o goleiro. O meia dinamarquês rolou para o lado, onde chegava Rashford, que bateu para o gol vazio e fez 3 a 1, fechando o placar.

Ficha técnica

Manchester United 3 x 1 Arsenal

Competição: Campeonato Inglês

Data: 4 de setembro de 2022

Local: Estádio Old Trafford, em Manchester

Horário: 12h30 (de Brasília)

Cartões amarelos: Maguire e McTominay (MAN); Saliba, Gabriel Jesus e Saka (ARS)

Gols: Antony (MAN), aos 35 minutos do primeiro tempo; Saka (ARS), aos 15' e Rashford (MAN), aos 19' e aos 30 minutos do segundo tempo.

Manchester United: De Gea; Dalot, Varane, Lisandro Martínez (Maguire) e Malacia; McTominay, Eriksen, Bruno Fernandes, Antony (Cristiano Ronaldo) e Sancho (Fred); Rashford (Casemiro). Técnico: Erik ten Hag.

Arsenal: Ramsdale; White (Tomiyasu), Saliba, Gabriel Magalhães e Zinchenko (Nketiah); Lokonga (Fábio Vieira), Xhaka, Saka, Odegaard (Smith Rowe) e Martinelli; Gabriel Jesus. Técnico: Mikel Arteta.