Topo

OPINIÃO

Perecini: Empate pode não ser suficiente para gerar paz no São Paulo até 5ª

Do UOL, em São Paulo

04/09/2022 22h43

O São Paulo entrou em campo pressionado para enfrentar o Cuiabá. A série de quatro derrotas e a situação delicada do time na Copa Sul-Americana e Copa do Brasil deixaram o clima tenso no Tricolor. As circunstâncias do empate por 1 a 1 na Arena Pantanal, com um time reserva e jogando com um a menos por quase todo o segundo tempo, poderiam amenizar a situação, mas o ambiente continua carregado.

Na Live do São Paulo, programa do UOL Esporte logo após os jogos do Tricolor, os jornalistas Márcio Spimpolo e Gabriel Perecini conversaram sobre o momento delicado do São Paulo na temporada. O Tricolor está apenas quatro pontos acima da zona de rebaixamento no Brasileirão e, na quinta-feira (8), recebe o Atlético-GO após perder o jogo de ida das semifinais da Sul-Americana por 3 a 1.

"Pelo cenário, o principal ponto de observação era entender o clima do estádio na partida anterior ao duelo contra o Atlético-GO. Pelo time que mandou, era esperado fazer uma partida consideravelmente abaixo. Até o fim do primeiro tempo, houve apoio condicional. No segundo tempo, quando o Rogério chamou o Igor Gomes, sobrou para todo mundo. O São Paulo somou um ponto que, pelas circunstâncias, é um bom resultado, mas não sei se é suficiente para gerar paz até quinta-feira", comentou Perecini.

Spimpolo também considerou o 1 a 1 um resultado bom para o Tricolor pelo que foi o jogo em Mato Grosso. "O São Paulo volta com um ponto na bagagem, mas a situação está terrível. Tem o jogo de volta contra o Atlético-GO, tomou uma pancada do Flamengo na Copa do Brasil e, no Brasileirão, vive uma situação apertada. Precisa de pontos para respirar aliviado em relação ao rebaixamento. Antes de virar o turno, o time brigava pelas primeiras colocações e depois foi caindo. O Rogério disse que disputar copas teria um preço e a equipe sentiu isso nessa reta do Brasileiro", opinou.

Perecini destacou alguns fatores que, reunidos, ajudam a dimensionar o tamanho da pressão dentro do Morumbi. "Quando você aposta demais e essa má fase acaba condicionando com jogos decisivos, isso pesa muito. Se tivesse empatado em Goiânia ou a própria derrota para o Flamengo não haveria um cenário de catástrofe tão grande. Os resultados, somados com um erro grave de um jogador que já não é muito querido pela torcida e os anos nos quais o time não ganha nada relevante, fazem um cenário bem complicado e acabou explodindo na temporada", avaliou.

Apesar da fase ruim, Spimpolo vê o Tricolor longe do fantasma do rebaixamento. "O São Paulo tem time para não cair e passar longe do rebaixamento. Os resultados não estão acontecendo. Quando a situação é ruim para time grande, parece um imã: só atrai coisa negativa. É o que tem acontecido com o São Paulo", disse o jornalista, citando a confusão envolvendo o técnico Rogério Ceni na chegada do elenco a Cuiabá.

Para Spimpolo, com tantos elementos negativos dentro e fora de campo, o São Paulo deve celebrar o ponto conquistado na Arena Pantanal. "São muitos os problemas do São Paulo na Sul-Americana e na Copa do Brasil a desvantagem é muito grande em relação ao Flamengo. Não só pelo resultado em si [derrota por 3 a 1 no Morumbi], mas pelo que um tem jogado e o outro, não. Está tudo bem ruim para o São Paulo, que não tem jogado bem. Hoje, não foi bem contra o Cuiabá. Pelo que foi a partida, o empate não tão ruim assim", concluiu.

Não perca! A próxima edição da Live do São Paulo será na quinta-feira (8), logo após o jogo de volta da semifinal da Copa Sul-Americana contra o Atlético-GO. Você pode acompanhar o programa pelo Canal UOL, no app Placar UOL, na página do São Paulo no UOL Esporte ou no canal do UOL Esporte no Youtube.