Topo

Brasileirão - 2022

Mano não vê Inter 'Robin Hood' e diz ser difícil propor contra Corinthians

Colaboração para o UOL, em São Paulo

05/09/2022 04h00

O empate do Internacional, ontem (4) contra o Corinthians e o desempenho competitivo fora de casa trouxeram à tona o tema da chamada 'síndrome de Robin Hood' ao Colorado. A suposta manifestação jocosa, que indicava que o clube conquistava ótimos resultados contra os grandes times do Brasileirão e perdia pontos para os pequenos, foi rechaçada por Mano Menezes após o jogo na capital paulista.

Ao menos, segundo as estatísticas, o treinador provou ter razão: contra as demais equipes que compõem o G6, o Colorado possui exatamente o mesmo aproveitamento que o apresentado diante dos demais jogos que já realizou nesta edição da Série A — 57% nas duas comparações.

Até aqui, foram sete partidas contra Palmeiras, Flamengo, Corinthians, Fluminense e Athletico-PR. Nessas, o time de Mano somou 12 pontos de 21 possíveis, com três vitórias, três empates e uma derrota — essa última contra o líder da competição, no Allianz Parque.

O que se nota, de fato, é a constância desses números em toda a competição: são 43 pontos de 75 disputados, somando 11 vitórias, dez empates e quatro derrotas. Contra os demais clubes da elite do Brasileirão, o time vermelho ganhou 31 pontos em 54 disputados, ou seja, 57,4%

Embora não tenha citado os dados na entrevista coletiva após o duelo com o Alvinegro Paulista, Mano usou a sequência recente do Inter para defender o argumento de que nada há de 'Robin Hood' em sua equipe.

"Antes [dos jogos] do Avaí e do Juventude, todo mundo dizia que sofríamos da 'síndrome de Robin Hood'. Agora, passamos pelos dois, e estão dizendo que temos uma sequência mais fácil. Não existe isso no Campeonato Brasileiro. Vimos hoje [ontem] o empate do Flamengo com o Ceará [1 a 1, no Maracanã]. Todos têm objetivos e merecem nosso respeito. Vamos trabalhar para o jogo com o Cuiabá e respeitá-lo como respeitamos todo mundo", afirmou o técnico, mirando o próximo confronto do Inter, sábado (10), no Beira-Rio.

Dificuldade em propor contra o Corinthians

Se o Inter é uma das equipes que podem se gabar de não ter perdido para o Corinthians após os dois confrontos diretos no Brasileirão, o time também não conseguiu vencê-lo: as partidas terminaram empatadas por 2 a 2.

A respeito disso, Mano Menezes justificou que a equipe de Vitor Pereira sabe defender-se muito bem. Portanto, segundo disse o técnico em duas oportunidades, é difícil de propor diante dos Alvinegros, que, na avaliação dele, fecham as linhas defensivas muito atrás e dificultam o setor criativo adversário.

"Eu defendo que uma boa equipe sabe fazer tudo no futebol. Tem horas que você não consegue propor, tem que saber se defender e ter saída de contra-ataque. Tem hora que tem que saber propor. Não é fácil propor com uma equipe como o Corinthians", avaliou Mano.

No entanto, apesar de não alcançar os três pontos, o comandante colorado se disse satisfeito com o desempenho de seu time, que mereceu a vitória e saiu fortalecido de Itaquera, para ele.

"É um avanço da equipe... A gente visivelmente avançou bastante em relação àquilo que era quando começamos o campeonato", atestou o técnico.

Se a vitória desejada levaria o Inter à vice-liderança da Série A, o empate ao menos o deixou entre os quatro primeiros colocados, com 43 pontos. Mirando a manutenção no topo da tabela, os colorados pegam o Cuiabá, às 16h30 (horário de Brasília) de sábado (10), pela 26ª rodada.