Topo

OPINIÃO

Mauro Cezar: Virtude do São Paulo é que os jogadores não desistem

Do UOL, em São Paulo

05/09/2022 13h03

O São Paulo poupou jogadores diante do Cuiabá já visando o jogo de quinta-feira contra o Atlético-GO na semifinal da Copa Sul-Americana, quando precisa tirar uma diferença de dois gols. Em um clima complicado, com xingamentos ao técnico Rogério Ceni e um jogador expulso no segundo tempo, o time ainda buscou o empate no Mato Grosso. Para Mauro Cezar Pereira, a partida na Arena Pantanal mostrou mais uma vez a virtude que o time tricolor tem: não desistir.

No Posse de Bola, ao lado de Arnaldo Ribeiro, Eduardo Tironi e Juca Kfouri, Mauro Cezar afirma que a disposição dos jogadores mesmo em uma situação complicada, aos gritos de 'é quinta-feira' vindos das arquibancadas, é a grande virtude deste time atual comandado por Ceni.

"O São Paulo tem uma virtude só no meio desses caos que é realmente o fato de os jogadores não esmorecerem, eles não desistem, eles continuam lutando, isso é uma constatação, não é nem uma opinião. O São Paulo foi buscar o empate e quase virou o jogo, se o Igor tivesse um pouco mais de calma ou qualidade técnica para acertar o passe naquele contra-ataque, o São Paulo fatalmente faria o segundo gol", diz Mauro.

"O São Paulo saiu de uma situação em que ele fez um jogo em que conseguiu perder para o Flamengo e ser elogiado para uma situação desgraçada, em que ele tem que recuperar um placar. Contra o Atlético-GO e isso é o que está pesando é isso o que pesa na semana inteira, o time entra em campo já pensando na quinta-feira", completa.

Veja o que mais rolou de interessante na opinião dos comentaristas do UOL:

Arnaldo Ribeiro: Campanha do São Paulo no Brasileiro é idêntica à do Crespo

Ao empatar com o Cuiabá na Arena Pantanal, o São Paulo comandado por Rogério Ceni chegou à 25ª rodada somando 30 pontos, a mesma pontuação que tinha a esta altura no Brasileirão passado e que culminou na demissão de Hernán Crespo. Arnaldo Ribeiro chama a atenção para a forma como pouco mudou mesmo que considere as condições mais favoráveis ao atual treinador em termos de elenco e engajamento da torcida.

"É idêntica a campanha! Essa é a realidade que o Rogério vive hoje e é a realidade do São Paulo na temporada, evitar o rebaixamento e tentar classificar na Copa Sul-Americana. O treinador do São Paulo atual teve pré-temporada, a torcida mais fiel do Brasil, dez contratações e a quinta folha de pagamento do país, então acho que não é tão ruim assim o que entregaram para o Rogério. O Crespo tem algumas diferenças, o elenco era bem inferior, o Crespo não teve pré-temporada e foi campeão paulista".

Arnaldo Ribeiro: Limite do torcedor do São Paulo está chegando

O São Paulo terminou o jogo contra o Cuiabá, na Arena Pantanal, com o torcedor cobrando por uma classificação na Copa Sul-Americana na quinta-feira, depois da derrota para o Atlético-GO em Goiânia por 3 a 1. Para Arnaldo Ribeiro, a classificação é a única chance de uma virada para o time de Rogério Ceni na temporada, considerando que uma eliminação deixará sequelas.

"A eliminação na Sul-Americana, que hoje é o mais provável, vai para as sequelas, o limite do torcedor do São Paulo está chegando, são décadas e décadas de apoio incondicional e não tem resposta. Chegar a final da Sul-Americana é uma obrigação para o São Paulo e não fazer o que fez na quinta em Goiânia quando praticamente rifou a possibilidade em noites desastrosas de todos sobretudo do treinador, por isso está pressionado desse jeito com os nervos a flor da pele. É quinta-feira sim senhor!".

Mauro Cezar: Quem é que vai falar alguma coisa para o Gabigol no Flamengo?

Gabigol levou mais um cartão vermelho na temporada no empate do Flamengo diante do Ceará no Maracanã, o que deve deixá-lo alguns jogos fora do time comandado por Dorival Júnior. Para Mauro Cezar, já chegou a hora de o jogador entender que não pode tomar a atitude que tomou ao chutar a bola no adversário, já que seu histórico não colabora.

"Ainda sai meio achando que é vítima. Vai ficar quantos dias sem jogar? Já não vai jogar na quarta-feira porque está pendurado na Libertadores, não vai jogar contra o Goiás no domingo porque está suspenso, foi expulso. Não vai jogar contra o São Paulo porque está pendurado na Copa do Brasil e se o Flamengo classificar vai querer contar com ele na final. No domingo o Pedro também não joga porque também tomou cartão amarelo. Olha o tamanho do problema que ele arrumou com aquele cartão totalmente desnecessário".

Juca Kfouri: 'Flamengo não poderia deixar de vencer o Ceará'

Juca Kfouri também considera que o Flamengo não poderia ter deixado escapar a oportunidade de se aproximar do Palmeiras e chama a atenção para o fato de ter ficado tudo igual no campeonato, mas com uma rodada a menos, o que favorece o clube paulista.

"O Flamengo deu uma bobeada que não poderia ter dado. O Palmeiras era natural que com o jogo nesta terça tão complicado como é contra o Athletico-PR utilizasse a gordura, corresse o risco que correu. O Flamengo, que diante do que soube ter acontecido, não poderia deixar de vencer o Ceará. O campeonato estacionou, tudo continuou como antes exceção feita ao Fluminense, que perdeu para o reserva do Athletico-PR", afirma.

Mauro Cezar: Para treinar esse Flamengo tem que ter pensamento vencedor

O Flamengo tinha diante do Ceará a chance de reduzir a distância do líder Palmeiras no Brasileirão, aproveitando o tropeço do time de Abel Ferreira contra o Red Bull Bragantino, mas com uma escalação também alternativa, o Rubro-negro ficou no empate com o time cearense. Para Mauro Cezar Pereira, o técnico Dorival Júnior errou e o torcedor está certo em reclamar

"O Flamengo jogou uma chance muito grande nem tanto de brigar pelo título, porque continuaria cinco pontos atrás, teria que remar bastante, mas de aproveitar o momento favorável, quarta-feira tudo era maravilhoso e ontem não. Quem for treinar esse Flamengo rico e com os jogadores caros tem que ter pensamento vencedor e ambição, essa versão Dorival Portaluppi não me convence".

Arnaldo Ribeiro: Abel Ferreira deveria arriscar mesmo, fez o correto

O Palmeiras tem amanhã o jogo de volta contra o Athletico-PR na semifinal da Libertadores, o que fez o técnico Abel Ferreira optar por um time com reservas em campo no sábado diante do Red Bull Bragantino, quando saiu perdendo por 2 a 0, mas buscou o empate. Para Arnaldo Ribeiro, a estratégia palmeirense foi a correta.

"Ele deveria arriscar mesmo nessa partida por conta do jogo na terça e acho que fez o correto. Quando o Bragantino abre 2 a 0 começa todo mundo na rede social dizendo que errou, mas com o 2 a 0 que foi para 2 a 2, com um golaço do Merentiel, o empate com gostinho de vitória, o Palmeiras saiu confortável de Bragança e os outros vacilaram", diz Arnaldo.

O Posse de Bola vai ao ar duas vezes por semana, com a análise dos destaques da rodada do futebol

Quando: Toda segunda e sexta-feira, às 9h

Onde assistir: Ao vivo na home do UOL, no UOL no Youtube e Facebook do UOL. Você também pode conferir nas plataformas de podcasts. Spotify, Apple Podcasts, e Amazon Music. Outros podcasts do UOL estão disponíveis em uol.com.br/podcasts.

Veja a íntegra do programa: