Topo

Clube demite jogador após gol contra proposital na 2ª divisão amazonense

Julio Campos foi desligado do Atlético Amazonense, da segunda divisão estadual, após marcar um gol contra proposital - Reprodução/Twitter
Julio Campos foi desligado do Atlético Amazonense, da segunda divisão estadual, após marcar um gol contra proposital Imagem: Reprodução/Twitter

Colaboração para o UOL, em São Paulo (SP)

06/09/2022 13h45

O Atlético Amazonense anunciou hoje (6) que o atleta Júlio Campos foi "sumariamente desligado" do elenco. O jogador ficou marcado por ter feito um gol contra proposital na derrota da equipe para o Sul América por 4 a 1, no último domingo (4), pela oitava rodada da segunda divisão do Campeonato Amazonense.

Em um comunicado à imprensa publicado no Instagram, o Atlético Amazonense condenou a "ação antiética" de Campos e enfatizou que é "a maior vítima" do acontecimento, que classifica como "forte indício de atuação para manipulação de resultado". A derrota na penúltima rodada da fase de grupos terminou com as expectativas do clube de avançar para o mata-mata do torneio.

"A atitude antiética do atleta sepultou qualquer anseio de nossa equipe e deixou claro que ele desde o início da partida estava decidido a sabotar sua própria equipe. A nós soa claro que há forte indício de atuação para manipulação de resultado", afirmou o clube.

"Não permitiremos que essa injustiça passe impune. No mesmo dia do jogo o atleta foi sumariamente desligado do elenco. Já acionamos o Ministério Público estadual para que investigue o fato", acrescentou.

O Atlético Amazonense ainda informou que apresentou um pedido de impugnação da partida ao TJD/AM. "Não há dúvida de que houve acontecimento particular com influência no resultado da partida, nos subtraindo a possibilidade de luta pelo acesso. Nas próximas horas apresentaremos também notícia de infração ao TJD/AM para que responsabilize o atleta na forma dos artigos 243 e 243-A do CBJD", concluiu a nota.

O clube volta a campo amanhã (7) para enfrentar o lanterna Tarumã, que possui apenas um ponto conquistado. Estacionado nos sete pontos, o Atlético Amazonense está a cinco de distância do atual quarto colocado e não possui mais chances de brigar pelo acesso à elite do campeonato estadual.

Veja o lance

Confira o comunicado na íntegra

O Sport Club Atlético Amazonense, em vista da grave sabotagem que sofreu na partida contra o Sul América Esporte Clube quando ainda lutava pelo acesso à série A estadual, vem tornar público o que segue.

Antes de qualquer coisa é fundamental deixar claro que a maior vítima desse acontecimento é o Atlético Amazonense. No início da 8ª rodada tínhamos sete pontos, e se vencêssemos chegaríamos a dez. Isso nos levaria à última rodada com possibilidades reais de ultrapassar o RB do norte na luta pela 4ª vaga. Na última rodada nós enfrentaríamos o lanterna que não venceu nenhum jogo, e o RB enfrentaria o líder, que venceu todos os jogos. Nós vencendo o lanterna e o RB perdendo pro líder invicto finalizaria a tabela com 13 pontos nossos, contra 12 do RB, e consequentemente estaríamos na semifinal. É óbvio que tínhamos chances altamente reais de conquistar a vaga e nosso desejo era lutar por ela até o último minuto.

A atitude anti-ética do atleta sepultou qualquer anseio de nossa equipe e deixou claro que o atleta desde o início da partida estava decidido a sabotar sua própria equipe.

A nós soa claro que há forte indício de atuação para manipulação de resultado. Não permitiremos que essa injustiça passe impune. No mesmo dia do jogo o atleta foi sumariamente desligado do elenco. Já acionamos o Ministério Público estadual para que investigue o fato. Apresentamos ao TJD/AM pedido de impugnação da partida, pois não há dúvida de que houve acontecimento particular com influência no resultado da partida, nos subtraindo a possibilidade de luta pelo acesso. Nas próximas horas apresentaremos também notícia de infração ao TJD/AM para que responsabilize o atleta na forma dos arts. 243 e 243-A, do CBJD.

Manaus, 06 de setembro de 2022. A diretoria