Topo

Corinthians

Corinthians abre semana de clássico com mesmos problemas de 2 meses atrás

VP segue assombrado por desfalques e problemas de entrosamento mesmo com mais de seis meses de Corinthians - Rodrigo Coca/Ag. Corinthians
VP segue assombrado por desfalques e problemas de entrosamento mesmo com mais de seis meses de Corinthians Imagem: Rodrigo Coca/Ag. Corinthians

Do UOL, em São Paulo

06/09/2022 04h00

O Corinthians abre hoje (6) mais uma semana de treinos para tentar atenuar problemas que se mantêm há pelo menos dois meses: falta de entrosamento na criação, queda de ritmo no segundo tempo e uma lista de desfalques importantes. O time de Vítor Pereira tem pela frente um clássico contra o São Paulo, no domingo (11).

O empate por 2 a 2 contra o Internacional, no último domingo (4), ilustra bem a temporada alvinegra: sofreu um gol no primeiro minuto, como havia sido contra o Fluminense; ainda assim fez bom primeiro tempo; e, na etapa final, perdeu fôlego e ritmo até sofrer o segundo gol.

O segundo tempo ruim tem sido uma preocupação para Vítor Pereira. Já tinha sido assim nos jogos contra o Flamengo, na Libertadores, e mais recentemente na vitória sobre o Red Bull Bragantino. Nesta ocasião, o técnico disse planejar que a semana cheia de treinos servisse também para que o Corinthians jogasse bem por mais tempo, não apenas por 45 minutos. Contra o Inter, não foi o que aconteceu.

Parte do problema está no desentrosamento do meio-campo, afinal os três titulares não conseguem fazer jogos seguidos juntos: Du Queiroz estava suspenso no domingo, Renato Augusto voltou a ser desfalque após apenas sete partidas, e Fausto Vera, o único que restou na escalação inicial, não tem sequer 45 dias de Corinthians. Ramiro ganhou chance, mas fez apenas seu quinto jogo desde que voltou do futebol árabe.

Neste contexto, o ciclo de problemas continua o mesmo: desfalques e rodízio de minutos que retardam o entrosamento. Sem essa bagagem, o time não evolui e perde qualidade nas substituições. Foi assim no período mais delicado da temporada corintiana, nas derrotas para Flamengo e Palmeiras, e segue assim ainda hoje. Não é à toa que o Corinthians é o time que mais erra passes no segundo turno do Brasileirão.

Cheguei aqui, e o calendário e o elenco me deram um choque de realidade. Seria impossível jogar 90 minutos da forma como quero jogar. Não tenho elenco para dar resposta a este calendário, jogando desta forma. Ainda são muitos lesionados e tudo meio perdido em um estilo jogo que ainda não é aquele que caracteriza a minha forma de jogar. Ainda não tive esta capacidade, esta oportunidade [no Corinthians]."
Vítor Pereira, ontem (5), admitindo que o Corinthians ainda não tem sua cara

Muitas dúvidas no time titular

O Corinthians teve 11 desfalques no último domingo (4), o que fez Vítor Pereira levar uma listinha à entrevista coletiva para não esquecer de nenhum nome. Durante o jogo, Fagner e Rafael Ramos também tiveram problemas físicos e podem entrar na lista. E Robert Renan e Giovane foram convocados para a seleção brasileira sub-20. Com tantas baixas, o técnico já avisou que vai "ter que equilibrar" o time pensando também na semifinal da Copa do Brasil contra o Fluminense, quatro dias depois.

Clássicos têm sido o ponto fraco de VP

Desde que chegou, Vítor Pereira ainda não conseguiu fazer o Corinthians render em clássicos. Em nove jogos, perdeu seis, empatou dois e venceu apenas um jogo -goleada sobre o Santos nas oitavas da Copa do Brasil. O aproveitamento geral do treinador português no Alvinegro é de 50%, mas em clássicos não passa de 18,5%. No domingo, VP volta ao Morumbi pela terceira vez tentando evitar a terceira derrota.

Corinthians