Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Como era o mundo na última vez que Cristiano Ronaldo não jogou a Champions

Cristiano Ronaldo, do Manchester United, em jogo contra o Brentford pelo Campeonato Inglês -  John Walton/PA Images via Getty Images
Cristiano Ronaldo, do Manchester United, em jogo contra o Brentford pelo Campeonato Inglês Imagem: John Walton/PA Images via Getty Images

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 04h00

Pensar em Liga dos Campeões e não lembrar de Cristiano Ronaldo é quase impossível. No entanto, a relação duradoura vai ter que dar um tempo, pelo menos por uma temporada.

Com a permanência do craque português no Manchester United, o atacante não vai disputar esta edição da Champions. Isso é algo histórico, já que não acontecia desde a edição de 2001/2002, quando Cristiano ainda era apenas uma promessa do Sporting.

Além disso, o Robozão é o maior artilheiro da história da competição, com 141 gols, e já levantou a 'Orelhuda' por cinco vezes.

Como a última vez em que essa situação aconteceu foi há mais de 20 anos. O UOL Esporte resolveu relembrar como era o mundo naquela época.

Música do ano

A música mais tocada no mundo em 2001 foi 'Hanging By a Moment', da banda de rock americana Lifehouse. Já aqui no Brasil, o hit mais escutado foi 'Quem de nós dois', da cantora Ana Carolina.

Equipes Campeãs

O campeão do Campeonato Brasileiro de 2001 foi o Athletico-PR, e o clube que conquistou da Copa do Brasil daquela temporada foi o Grêmio.

Por outro lado, temos duas coincidências. O campeão da Liga dos Campeões de 2001/2002 foi o Real Madrid, mesmo clube que ganhou a última edição (2021/2022). Além disso, o último clube brasileiro a ter vencido a Copa Libertadores era o Palmeiras (1999), equipe que também venceu a Liberta de 2021.

César Sampaio levanta a taça do Palmeiras campeão da Libertadores em 1999 - Folhapress - Folhapress
César Sampaio levanta a taça do Palmeiras campeão da Libertadores em 1999
Imagem: Folhapress

Quem são Haaland e Mbbapé?

Os jogadores mais badalados do momento ainda nem jogavam futebol quando Cristiano ficou fora da Champions. O craque francês havia ferito três anos em 2001, já o norueguês complava seu primeiro ano de vida.

Trazendo para os dias de hoje, os atacantes marcaram dois gols em suas estreias da Liga dos Campeões desta edição. Haaland na vitória do City por 4 a 0 sobre o Sevilla, e Mbappé no triunfo do PSG contra a Juventus por 2 a 1.

Melhor do mundo

O prêmio de Melhor Jogador do Mundo pela Fifa em 2001 foi vencido pelo português Luís Figo, com uma diferença de 12 pontos. David Beckham ficou em segundo lugar.

Luis Figo com o prêmio de Melhor JOgador do Mundo da Fifa em 2001 - Tony Marshall/EMPICS via Getty Images - Tony Marshall/EMPICS via Getty Images
Luis Figo com o prêmio de Melhor JOgador do Mundo da Fifa em 2001
Imagem: Tony Marshall/EMPICS via Getty Images

Wi-Fi?

Hoje não dá para imaginar um mundo sem Wi-Fi, com a internet nas palmas das mãos. No entanto, num passado não tão distante assim a realidade era a internet discada, que tinha uma 'musiquinha' que todo mundo que viveu os anos 1990 e 2000 não esquece.