Topo

Cotovelada e pisão: Ex-árbitros comentam polêmicas em Palmeiras x Athletico

Do UOL, em São Paulo

07/09/2022 14h54

Os ex-árbitros Alfredo Loebeling e Leonardo Gaciba discordaram na polêmica envolvendo a cotovelada de Alex Santana em Rony no primeiro tempo de Palmeiras 2 x 2 Athletico-PR, no duelo de volta da semifinal da Libertadores. O volante do clube paranaense levou cartão amarelo do árbitro Esteban Ostojich, enquanto os palmeirenses pediram o vermelho.

"Não entendi por que o VAR agiu do jeito que agiu ontem. O Palmeiras pode reclamar muito. No lance da suposta cotovelada, suposta, não. Houve uma cotovelada no Rony. Como o jogo está parado, mesmo não sendo forte, ela se torna uma agressão. Seria escanteio e expulsão, não há nenhuma dúvida em relação a isso", disse Loebeling ao UOL Esporte.

Já Gaciba, comentarista de arbitragem da ESPN, não viu agressão. Para ele, o cotovelo de Alex Santana não chega a atingir Rony.

"Quando a gente olha pelo outro ângulo, que não o da transmissão, por trás, não há movimento de gatilho e não acerta o cotovelo. Para mim, ele não dá uma cotovelada, ele ergue o braço. Joga o ombro contra, e acho que o amarelo foi pela ombrada. Há um braço erguido como 'sai daqui', na minha interpretação", afirmou Gaciba na ESPN.

Outro lance que causou polêmica foi um suposto pênalti de Fernandinho em Rony. O volante do Athletico deu um pisão no tornozelo do atacante do Palmeiras dentro da área após cobrança de escanteio.

"Acho que o pênalti em cima do Rony é muito claro. Não entendi por que o VAR não sugeriu a revisão. Por mais que a gente saiba que o VAR só deva intervir em erros grosseiros e não interpretativos, no mínimo, uma revisão o VAR teria que ter indicado ao árbitro. Então, foi um erro muito grosseiro. O Palmeiras pode reclamar muito e com razão", declarou Loebeling.