Topo

Liga dos Campeões - 2022/2023

Tuchel e Tedesco demitidos na 1ª rodada da Champions contrariam lenda?

Thomas Tuchel reclama durante partida entre Real Madrid e Chelsea na Liga dos Campeões 2021-22 - Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images
Thomas Tuchel reclama durante partida entre Real Madrid e Chelsea na Liga dos Campeões 2021-22 Imagem: Jose Breton/Pics Action/NurPhoto via Getty Images

Do UOL, em São Paulo (SP)

07/09/2022 11h18

A primeira rodada da fase de grupos da Champions League 2022/23 nem terminou e já fez 'estragos'. Isso porque, após as derrotas na estreia, RB Leipzig e Chelsea demitiram os técnicos Domenico Tedesco e Thomas Tuchel, respectivamente.

A equipe inglesa tomou a decisão após a derrota para o Dínamo Zagreb, fora de casa, por 1 a 0. O revés somado ao começo de temporada oscilante dos Blues levaram Todd Boehly, que comprou o time recentemente, a demitir Tuchel, mesmo com as conquistas recentes.

O mesmo aconteceu no RB Leipzig. O time alemão foi goleado por 4 a 1 pelo Shakhtar Donetsk, em casa, e optou por não manter Domenico Tedesco no cargo. Assim como os ingleses, o clube não vem fazendo boa campanha nesse começo do ciclo 2022/23.

As demissões vêm justamente no futebol europeu, onde a paciência com os treinadores costuma ser maior em relação a que se tem no Brasil, por exemplo.

No Chelsea, Thomas Tuchel conquistou a Champions League e o Mundial de Clubes em sua primeira temporada, tendo vencido a Supercopa da Uefa pouco depois. Em 100 jogos no comando da equipe, foram apenas 16 derrotas.

No Leipzig, a paciência com Tedesco foi ainda menor. O italiano ficou no comando da equipe por apenas 38 jogos e se tornou mais um a ficar no caminho após não conseguir repetir o sucesso de Julian Nagelsmann, hoje no Bayern de Munique. Antes dele, Jesse Marsch ocupou o posto por 20 partidas antes de ser mandado embora.

Alguém mais pode cair?

A primeira rodada da fase de grupos da Champions se encerra hoje (7), com outros oito jogos. Entre as equipes que entram em campo, a Inter de Milão é uma das que, assim como Leipzig e Chelsea, vem tropeçando.

Vice-campeão do Campeonato Italiano na última temporada, o time vem de derrota no clássico contra o Milan, com Simone Inzaghi sendo alvo de críticas fortes por parte da torcida. Hoje, os italianos jogam em casa contra o Bayern de Munique. Um revés pode complicar a situação do treinador.