Topo

Cruzeiro

Com acesso quase certo, jogadores lutam para seguir no Cruzeiro em 2023

Elenco do Cruzeiro vai ser bastante modificado para a disputa da Série A, em 2023 -  Fernando Moreno/AGIF
Elenco do Cruzeiro vai ser bastante modificado para a disputa da Série A, em 2023 Imagem: Fernando Moreno/AGIF

Victor Martins

Colaboração para o UOL, em Belo Horizonte (MG)

08/09/2022 04h00

É apenas uma questão de tempo para o Cruzeiro garantir o retorno à Série A do Brasileirão. Com 59 pontos, 18 a mais do que o Londrina — primeiro time fora da zona do acesso — e restando dez rodadas para o término da Série B, a Raposa já abriu contagem regressiva para confirmar uma das quatro vagas à elite. Hoje (8), no Mineirão, o Cruzeiro recebe o Operário-PR, pela 29ª rodada, às 21h30, em jogo importante também para os jogadores que não estão garantidos no elenco de 2023

Quando Ronaldo assumiu o controle do futebol cruzeirense, em dezembro do ano passado, o grupo de jogadores da Raposa passou por enorme reformulação. Após dois anos de insucesso na Série B, a equipe liderada por Fenômeno fez 29 contratações para a temporada 2022, além de puxar alguns garotos das categorias de base e mudar a comissão técnica, encabeçada atualmente por Paulo Pezzolano. Do time que terminou a Série B do ano passado em 14º lugar, apenas dois seguem na Toca da Raposa: o zagueiro Eduardo Brock e o lateral-direito Rômulo.

Para 2023, possivelmente na Série A, a chance de acesso do Cruzeiro é de 99,99% segundo o site Probabilidades no Futebol, a tendência é que o elenco estrelado passe por uma nova reformulação. Pelo menos foi o que indicou o técnico Paulo Pezzolano, que, apesar de liderar a Segunda Divisão com folga, ressaltou a necessidade de buscar atletas mais qualificados para disputar a elite do futebol nacional.

"Acredito que lutaríamos para não rebaixar, sinceramente. Todos somos conscientes que na Série A precisamos de jogadores de mais qualidade, para somar aos atletas que temos", disse o treinador cruzeirense, em entrevista à TV Globo.

Em 2022, o Cruzeiro fez cinco jogos com equipes da Primeira Divisão, por Campeonato Mineiro e Copa do Brasil. E foram cinco derrotas nos confrontos com América-MG, Atlético-MG (duas vezes) e Fluminense (duas vezes). Como o treinador que já renovou o contrato para 2023 adiantou que precisa de reforços, o elenco estrelado terá mudanças mais uma vez.

Alguns nomes já estão garantidos, casos do goleiro Rafael Cabral, do zagueiro Lucas Oliveira e do volante Neto Moura, que já renovaram os respectivos vínculos para a próxima temporada. Assim como alguns reforços que chegaram para reta final da Série B, mas já visando a disputa da Série A em 2023, como o lateral direito Wesley Gasolina e o atacante Lincoln. Mas nem todos estão com o futuro definido na Toca da Raposa. São 11 atletas que têm vinculo até o fim do ano.

Entre eles está o lateral esquerdo Matheus Bidu, emprestado pelo Guarani. Como os direitos estão fixados, a tendência é que o Cruzeiro compre os direitos do jogador, assim como fez com o zagueiro Oliveira e o volante Neto Moura. Por outro lado, Zé Ivaldo e Jajá estão emprestados pelo Athletico-PR, mas sem os direitos fixados. A permanência de ambos em 2023 ainda é incerta. Fernando Canesin, Rodolfo, Chay, Luvannor, Rafa Silva, Willian Oliveira Pablo Siles e Leonardo Pais completam a lista de jogadores que vão ficar sem vínculo com o Cruzeiro no fim do ano.

Mas até mesmo quem tem contrato mais longo não está garantido no ano que vem. O artilheiro do Cruzeiro na temporada, com 19 gols, o atacante Edu revelou recentemente que não tem a permanência definida na próxima temporada, mesmo com vínculo até dezembro de 2024.

"O pensamento é todo neste ano ainda, para, quando acabar a temporada, aí sim pensar no ano que vem. Tenho contrato aqui de três anos, vai até o final de 2024, tenho intenção de ficar, todos sabem o quanto eu estou feliz aqui, mas não depende só de mim. É esperar a temporada acabar, esperar o que vai acontecer no final do ano, mas se Deus quiser, eu creio que tudo vai dar certo e que eu possa continuar aqui para o ano que vem", disse o camisa 99.

Faltam dez jogos para o término da Série B, ou então dez oportunidades para alguns jogadores convencerem o técnico Paulo Pezzolano de quem podem ajudar o Cruzeiro em 2023, na elite do Brasileirão.

FICHA TÉCNICA:

CRUZEIRO x OPERÁRIO-PR

Competição: 29ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro
Local: Mineirão, em Belo Horizonte (MG)
Data e horário: 8 de setembro de 2022, às 21h30 (de Brasília)
Árbitro: Douglas Marques das Flores (SP)
Auxiliares: Anderson José de Moraes Coelho (SP) e Amanda Pinto Matias (SP)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (Fifa/SP)

CRUZEIRO: Rafael Cabral; Zé Ivaldo, Oliveira e Eduardo Brock; Wesley Gasolina (Geovane), Willian Oliveira (Pablo Siles), Filipe Machado e Matheus Bidu; Jajá (Luvannor ou Daniel Jr), Bruno Rodrigues e Edu. Técnico: Paulo Pezzolano

OPERÁRIO-PR: Vanderlei; Arnaldo, Dirceu, Reniê e Fabiano; Rafael Chorão, Fernando Neto, Giovanni Pavani e Reina; Paulo Victor e Junior Brandão. Técnico: Matheus Costa

Cruzeiro