Topo

Pedro, Dani Alves: convocação deve tirar últimas dúvidas de Tite para Copa

Amistosos contra Gana e Tunísia nos dias 23 e 27 são última chance de Tite para observar opções com elenco reunido - Mônica Cruz
Amistosos contra Gana e Tunísia nos dias 23 e 27 são última chance de Tite para observar opções com elenco reunido Imagem: Mônica Cruz

Do UOL, em São Paulo e Rio de Janeiro

08/09/2022 17h00Atualizada em 08/09/2022 18h23

Classificação e Jogos

O atacante Pedro puxa a fila das respostas para as últimas dúvidas de Tite na formação do grupo da seleção brasileira para a Copa do Mundo 2022. Amanhã (9), às 11h, o técnico faz a última convocação antes da lista final de 26 jogadores que vão viajar para o Qatar em novembro. O nome do flamenguista é esperado como principal novidade.

A convocação desta sexta-feira é para os amistosos contra as africanas Gana e Tunísia, nos próximos dias 23 e 27. As partidas serão disputadas na França e marcam a última chance que o treinador terá para observar opções de elenco com o grupo reunido. O anúncio dos convocados para a Copa do Mundo será em 7 de novembro.

Levando em conta o ciclo de preparação para o torneio, restam poucas dúvidas pela frente. Uma das principais é no ataque. Faz tempo que Tite e sua comissão técnica buscam um centroavante que possa oferecer nova alternativa de jogo para a seleção. Já foram vários testes nos últimos meses, com Gabriel Jesus, Gabigol, Matheus Cunha e mais recentemente Neymar e Richarlison.

Todos eles continuam como opção, mas o que a seleção realmente busca é alguém especialista na função de camisa 9 para jogos mais truncados da Copa do Mundo. O "jogador da última bola", como define Tite nos bastidores. Daí surge o nome de Pedro.

O atacante do Flamengo foi convocado duas vezes por Tite desde 2018, mas só jogou 22 minutos. A boa fase recente sob o comando de Dorival Júnior reacendeu o interesse da seleção, que observou jogos presencialmente, colheu informações e até elogiou publicamente. "Eu não sei se eu vou convocar, mas que ele [Pedro] está se fazendo valer, sim", disse Tite à TNT.

Pedro - Lucas Figueiredo/CBF - Lucas Figueiredo/CBF
Pedro durante jogo contra a Venezuela, em novembro de 2020. Seu primeiro e último pela seleção
Imagem: Lucas Figueiredo/CBF

Desde a última convocação, Pedro atuou em 31 partidas pelo Flamengo: fez 19 gols e deu seis passes para gol. Mais do que isso, mostrou as características de jogo que Tite valoriza para a função: um centroavante que fique à vontade quando está plantado na área, faça pivôs, proteja a posse de bola, tenha imposição física, bom chute, consiga fazer tabelas curtas e participar da preparação de jogadas e incomode a defesa quando o adversário marca próximo da área.

Quais são as outras dúvidas?

Lateral direita

Danilo, da Juventus, é um nome certo para a Copa do Mundo. O problema é que para a outra vaga não tem alguém que possa ser tratado como unanimidade. O favorito ainda é Daniel Alves, mas ele vive um começo de passagem decepcionante pelo Pumas. O veterano de 39 anos tem jogado como volante, mas só venceu uma das nove partidas em que esteve em campo e deu dois passes para gol.

Daniel - Claudio Cruz/AFP - Claudio Cruz/AFP
Daniel Alves ainda não convenceu no México
Imagem: Claudio Cruz/AFP

A opção mais óbvia aos dois nomes é Emerson Royal, do Tottenham. Além de já ter sido convocado seis vezes desde 2018, ele começou a temporada como titular no Campeonato Inglês e na Liga dos Campeões e tem recebido elogios jogando como ala à frente de uma linha de três zagueiros. A volta de Fagner depois de três anos sem ser convocado ou um nome inédito como Gilberto (Benfica), Vanderson (Monaco) e Marcos Rocha (Palmeiras) são alternativas improváveis para o momento.

Lateral esquerda

Tite tem tantas dúvidas nesta posição que na convocação mais recente rompeu os protocolos e chamou três jogadores para observar de perto: Alex Sandro, Guilherme Arana e Alex Telles. Entre eles, Alex Sandro é o mais seguro e continua como titular da Juventus nesta temporada, enquanto Arana sai dos planos.

O jogador do Atlético-MG se machucou na rodada de ontem (7) do Campeonato Brasileiro e não vai ter condições de jogo antes do fim do ano — portanto, está descartado para o Mundial. Já Alex Telles trocou os poucos minutos pelo Manchester United por mais chances no Sevilla, mas o time ainda não venceu na temporada e nem ele se destacou.

Um antigo personagem que pode reaparecer nesse contexto é Renan Lodi, que saiu do Atlético de Madri para jogar no Nottingham Forest, da Inglaterra. É o país que mais tem jogadores convocados para a seleção neste ciclo. Lodi atuou em dois jogos e perdeu ambos, mas com ritmo de jogo volta a ser uma alternativa, até porque ele se vacinou contra covid-19 depois de ser vetado de uma convocação em janeiro por esta razão.

Lodi - Divulgação - Divulgação
Renan Lodi em ação pelo Nottingham Forest, seu novo clube no Campeonato Inglês
Imagem: Divulgação

O quarto zagueiro

Marquinhos, Thiago Silva e Militão são convocações certas para o Qatar. O quarto zagueiro da lista é a grande dúvida. Foi igualzinho em 2018, com a diferença de que Miranda era o Militão da vez. No fim, a última vaga ficou com Geromel. Desta vez, o candidato mais próximo do sonho da Copa é Gabriel Magalhães, do Arsenal. Ele é titular do time e fez até gol, mas ganhou a concorrência de Bremer, que chegou jogando na Juventus e está firme no radar da comissão técnica.

Bremer - Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images - Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images
Bremer em ação pela Juventus contra o PSG, pela Liga dos Campeões
Imagem: Federico Tardito/Mondadori Portfolio via Getty Images

Vagas extras

No Qatar, Tite poderá convocar 26 em vez dos tradicionais 23 jogadores. Ele já adiantou que as três vagas devem ser usadas com jogadores ofensivos, mas é possível que um meio-campista mais versátil apareça ao lado de dois atacantes. Uma opção é Gérson, que tem sido titular do Olympique de Marselha numa posição mais adiantada do que jogou no Flamengo, por exemplo. Danilo e Gustavo Scarpa, do Palmeiras, além de Douglas Luiz, do Aston Villa, são outros nomes bem avaliados.

A convocação desta sexta-feira aparece como a chance de uma demonstração prática de como Tite planeja o uso das novas vagas abertas para solucionar as últimas dúvidas antes da lista final de quem buscará o hexacampeonato mundial com a Amarelinha.