Topo

Liverpool

Tropeços no Inglês e na Champions marcam início de temporada do Liverpool

Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, durante partida contra o Napoli na Champions - Francesco Pecoraro/Getty Images
Jurgen Klopp, técnico do Liverpool, durante partida contra o Napoli na Champions Imagem: Francesco Pecoraro/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

08/09/2022 04h00

Quem acompanhou as partidas do Liverpool na temporada passada não conseguiria imaginar a situação que o clube se encontra hoje. O vice-campeão da Liga dos Campeões acabou sofrendo uma goleada do Napoli.

Enquanto os Reds disputaram todos os títulos possíveis de 2021/2022, a equipe de Jurgen Klopp está apenas na sétima colocação desta edição do Campeonato Inglês — com seis pontos a menos que o líder Arsenal.

Na Premier League, o Liverpool vem de resultados abaixo do esperado. Em seis rodadas, foram duas vitórias, uma derrota e três empates.

Com relação aos triunfos da Premier League, a primeira foi a goleada elástica de 9 a 0, sobre o recém-promovido Bournemouth. Já contra o Newcastle o cenário foi diferente. O confronto foi um jogo duro, que estava empatado até os acréscimos, quando Fábio Carvalho marcou para os Reds, aos 53 minutos. No entanto, o gol gerou confusão, já que o árbitro da partida tinha dado apenas cinco minutos a mais e o gol saiu no oitavo minuto após os 45'. Agora, seu revés foi por 2 a 1 no clássico inglês contra o Manchester United.

Quando o assunto é Liga dos Campeões, o início do clube foi um pouco mais complicado. Na tarde de ontem (07), o Liverpool foi goleado por 4 a 1 pelo Napoli na estreia na competição. A atuação da equipe italiana foi espetacular, terminando o primeiro tempo vencendo parcialmente por 3 a 0, mesmo desperdiçando um pênalti e com o zagueiro Van Dijk salvando uma bola em cima da linha.

Além disso, o confronto contra os italianos pode ser considerado uma das piores atuações do Liverpool sob o comando de Jurgen Klopp, se não a pior. Foi um jogo em que o Napoli poderia ter vencido tranquilamente de 5 ou 6, sem ter o placar questionado.

"Jogamos mal no primeiro tempo, mas geralmente não sofremos três gols. Com Alisson no gol, você tem que ser muito ruim para que isso aconteça. Parece que temos que nos reinventar. Faltam muitas coisas. (...) Não jogamos bem o suficiente, isso é óbvio e é por isso que perdemos jogos", disse Klopp em coletiva de imprensa após o jogo.

Apesar deste início conturbado, a temporada está apenas começando e os Reds têm tempo e um time muito qualificado para reverter essas situações, seja para brigar pelo título da Premier League ou chegar ao mata-mata da Champions League.

"Há um trabalho a fazer, [é] minha responsabilidade e preciso de tempo para pensar sobre isso. Há algumas coisas óbvias e que temos que redefinir", finalizou o treinador alemão.

Liverpool