Topo

Barcelona vence Cádiz em jogo marcado por ataque cardíaco de torcedor

Lewandowski comemora gol com Raphinha pelo Barcelona contra o Cádiz. 10/09/2022 - CRISTINA QUICLER/AFP
Lewandowski comemora gol com Raphinha pelo Barcelona contra o Cádiz. 10/09/2022 Imagem: CRISTINA QUICLER/AFP

Colaboração para o UOL, em Maceió

10/09/2022 16h19

O Barcelona venceu o Cádiz por 4 a 0 na tarde de hoje (10), no Estádio Nuevo Mirandilla, pela 5ª rodada do Campeonato Espanhol. O jogo ficou marcado pela ocorrência de um ataque cardíaco em um torcedor na arquibancada. Até o momento o quadro médico do homem, cuja identidade não foi revelada, não foi oficialmente divulgado.

Frenkie de Jong, Lewandowski, Ansu Fati e Dembélé foram os donos dos gols do jogo. Com o resultado, o Barcelona ultrapassa o Real Madrid e assume a liderança do torneio com 13 pontos somados. O Cádiz, por outro lado, continua sem saber o que é vencer no torneio e permanece na lanterna da competição, sem nenhum ponto.

Foi bem: Lewandowski entra e decide

Lewandowski precisou de apenas oito minutos para decidir a partida. Entrando no lugar de Depay aos 11' da segunda etapa, recebeu passe rasteiro de Raphinha aos 19' e empurrou para dentro da rede para fazer seu 9º gol em seis jogos.

Foi mal: Espino proporciona chances aos rivais

O lateral-esquerdo Alfonso Espino não esteve em sua melhor partida. Sem conseguir bloquear chutes, interceptar, vencer duelos e perdendo a bola constantemente, proporcionou chances claras de gols para o Barcelona, mas que, felizmente, não foram sempre aproveitadas

Cádiz se defende com faltas

Mesmo diante de um time com poucos titulares, o Cádiz não conseguiu impor domínio no jogo e lutou para evitar as raras, mas perigosas chances que o Barcelona teve de abrir o placar. Com duas linhas defensivas de quatro jogadores, precisou recorrer em várias oportunidades à marcação de faltas perigosas para evitar mais uma derrota no torneio, estratégia que não funcionou por muito tempo.

Barcelona faz jogo morno, mas suficiente

O Barcelona poupou seus principais jogadores durante praticamente todo o primeiro tempo e, mesmo assim, não sofreu perigo da equipe rival. Em compensação, mesmo tendo o controle da partida, criou poucas chances de sair com a vitória e protagonizou um jogo morno. O duelo só mudou na segunda etapa, com Frenkie de Jong conseguindo abrir o marcador e Lewandowski entrando no lugar de Depay e ampliando.

Jogo paralisado no Nuevo Mirandilla

O jogo foi paralisado aos 38' da segunda etapa e permaneceu assim por aproximadamente 40 minutos após um torcedor sofrer um ataque cardíaco na arquibancada. Os jogadores ficaram tensos em campo, entre eles Ronald Araújo, que fez uma oração, e Ledesma, que correu para ajudar levando um desfibrilador para a arquibancada. O torcedor foi socorrido pelo médico do Cádiz e encaminhado ao hospital mais próximo.

Comemoração amarga

Sem vencer no Espanhol e em último lugar no torneio, o Cadiz não teve muitos motivos para comemorar seu aniversário de 112 anos de fundação comemorado diante de uma derrota amarga contra o Barcelona.

Próximos jogos

Na próxima terça-feira (18), o Barcelona viaja para encarar o Bayern München pela fase de grupos da Liga dos Campeões, às 16h (horário de Brasília). O Cádiz, por outro lado, pega o Valladolid, pelo Campeonato Espanhol na próxima sexta-feira (16), às 21h.

FICHA TÉCNICA:
CÁDIZ 0 x 4 BARCELONA

Competição: Campeonato Espanhol, 5ª rodada
Data e horário: 10 de setembro de 2022 (sábado), às 13h30 (de Brasília)
Local: Estádio Nuevo Mirandilla, em Cádiz (Espanha)
Cartões amarelos: Raphinha, Busquets (BAR)
Gols: Frenkie de Jong (BAR), aos 9' do 2º T; Lewandowski (BAR), aos 19 do 2º T; Ansu Fati (BAR), aos 41' do 2º T; Dembélé (BAR), aos 47' do 2º T.

CÁDIZ: Ledesma, Zaldua, Luis Hernández, Mbaye, Alfonso Espino, San Emterio (Alcaraz), Alex Fernández (Alarcón), Alejo (Bongonda), Sobrino (Negredo), Ocampo e Lucas Pérez (Mabil). Técnico: Sergio González

BARCELONA: Ter Stegen, Bellerín, Ronald Araújo, Piqué, Balde, Frankie de Jong, Busquets, Gavi (Pedri), Raphinha (Ansu Fati), Depay (Lewandowski), Ferrán Torres (Dembélé). Técnico: Xavi.