Topo

Brasileirão - 2022

Artilheiro, Cano faz dois e Fluminense bate o Fortaleza no Maracanã

Cano, do Fluminense, comemora seu gol com Andre durante partida contra o Fortaleza no Brasileirão - Thiago Ribeiro/AGIF
Cano, do Fluminense, comemora seu gol com Andre durante partida contra o Fortaleza no Brasileirão Imagem: Thiago Ribeiro/AGIF

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/09/2022 20h57

Assim como aconteceu nas quartas da Copa do Brasil, Fluminense e Fortaleza protagonizaram mais um grande jogo na noite de hoje (10). E, repetindo a história do mata-mata, o time carioca também levou a melhor, ao vencer por 2 a 1 no Maracanã, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro.

Cano foi decisivo mais uma vez, anotando os dois gols dos mandantes: o primeiro aos 10' da etapa final e o segundo também aos 10', mas do segundo tempo. Galhardo descontou para o Leão aos 5' da segunda etapa.

O Flu volta a triunfar depois de três jogos (dois pela Série A) e pula, ao menos provisoriamente, para o terceiro lugar da tabela, com 45 pontos. Depois de começar o returno vencendo cinco jogos em série, o Fortaleza perde a segunda seguida, é ultrapassado pelo rival Ceará e não consegue se distanciar da zona de rebaixamento, caindo para o 13º lugar, com 30 pontos.

Artilheiro do mundo, Cano marca duas vezes e vira algoz do Fortaleza

Com os dois gols, o argentino chegou aos 33 na temporada e se igualou a Mbappé como o artilheiro de 2022, entre os grandes torneios de clubes do mundo. São 15 contando apenas a Série A, onde é artilheiro isolado, ultrapassando Pedro Raul, com 14.

O atacante argentino vinha de uma seca de quatro jogos até balançar a rede na noite de hoje. A última vez que Cano tinha deixado sua marca foi justamente contra o Fortaleza, na partida de volta das quartas de final da Copa do Brasil. Este gol garantiu o empate por 2 a 2 e eliminou o Leão do torneio de mata-mata.

Quem foi bem: Ganso e Cano

Cano foi o grande destaque pelos dois gols, mas o camisa 10 ditou o ritmo do Flu em campo, principalmente na primeira etapa, quando distribuiu belos passes e municiou os atacantes.

Quem foi mal: Robson

Sumido no primeiro tempo, o atacante do Leão saiu no intervalo e o time cresceu de produção sem ele em campo.

Atuação do Fluminense: Padrão Diniz

Como sempre, a equipe de Diniz trabalhou muito a bola no meio-campo e contou com uma noite inspirada de Ganso para furar a marcação adversária. A entrada de Yago Felipe no meio fortaleceu a marcação, mas dificultou demais a saída de bola do time. Os zagueiros ficaram sem opção em muitas ocasiões e o adversário se aproveitou disto.

Atuação do Fortaleza: Time cria, mas falha defensivamente

Os visitantes começaram o jogo pressionando a saída de bola e conseguiram dificultar a troca de passes do Flu. Contudo, sentiram demais o gol sofrido logo aos 10' e pouco fizeram no restante do primeiro tempo. As entradas de Pedro Rocha e Caio Alexandre melhoraram a equipe após o intervalo, mas o time deu espaço para Cano, que.

Cronologia do jogo

O Flu começou melhor e Matheus Martins teve grande chance para abrir o placar aos 5', mas Brítez salvou e mandou para escanteio. Aos 10', Cano não perdoou. Ele recebeu de Ganso, arriscou de longe e ainda contou com o desvio de Titi para inaugurar o marcador.

Com a vantagem, os mandantes conseguiram acalmar o ímpeto do rival e ditaram o ritmo no meio-campo, entretanto sem pressionar. Nos minutos finais, o Fortaleza voltou a apetar a saída de bola e conseguiu criar duas oportunidades, parando a primeira no bloqueio de Manoel e a segunda no VAR.

Samuel Xavier acertou um belo chute aos 2' da etapa final, mas foi o Fortaleza que marcou na volta do intervalo. Capixaba foi até a linha de fundo na esquerda e cruzou para Galhardo, que subiu na segunda trave e empatou aos 5'.

A igualdade durou muito pouco no Maracanã. Aos 10', Caio Paulista soltou o pé de fora da área e parou na trave. Ligado no lance, Cano aproveitou a sobra e, com o gol vazio, marcou pela segunda vez na partida.

O duelo ficou elétrico, com chances para os dois lados. Galhardo mandou mais uma vez para o gol aos 15', mas Robson, que fez o cruzamento, estava em posição irregular. O impedimento foi anotado em campo e confirmado pelo VAR.

VAR muda decisão de campo

Aos 44' da primeira etapa, Thiago Galhardo desarmou Nino na intermediária e a bola sobrou para Zé Welison, que avançou até a entrada da área e bateu no canto. sem chances para o goleiro Fábio. No entanto, o árbitro de vídeo Adriano Milczvski chamou Paulo Roberto Alves Junior para revisar o lance no monitor. Mesmo estando de frente para a jogada em campo, o juiz optou por rever sua decisão e deu a falta de Galhardo, invalidando a jogada.

Gaston Ricardo Liendo, auxiliar técnico do Leão, reclamou demais da mudança e acabou expulso. Ao final da etapa inicial, os jogadores do Fortaleza também cercaram Paulo Roberto no gramado.

Fred 'fora' da área

Ídolo tricolor, o ex-atacante Fred esteve no Maracanã para torcer pelo Fluminense. Longe do gramado, o eterno camisa 9 foi ovacionado pelos demais torcedores quando sua imagem apareceu no telão.

Próximos jogos

As duas equipes entram em campo pela 27ª rodada do Brasileirão, no domingo (19). O Flu fará o clássico com o Flamengo às 16h, enquanto o Fortaleza visita o Juventude às 18h.

Contudo, antes disso, o time carioca decide uma vaga na final da Copa do Brasil contra o Corinthians. O duelo acontece na Neo Química Arena nesta quinta (15), às 20h. Na ida, empate por 2 a 2.

FICHA TÉCNICA:

FLUMINENSE 2 x 1 FORTALEZA
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 26ª rodada
Data: 10 de setembro de 2022, sábado
Horário: 19h (de Brasília)
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Paulo Roberto Alves Junior (PR)
Assistentes: Rafael Trombeta (PR) e Jefferson Cleiton Piva da Silva (PR)
VAR: Adriano Milczvski (PR)
Gols: Cano, aos 10'/1ºT e aos 10'/2ºT (FLU); Galhardo, aos 5'/2ºT (FOR).
Cartões amarelos: Robson (FOR), Arias (FLU)
Cartão vermelho: Gaston Ricardo Liendo (FOR).

FLUMINENSE: Fábio; Samuel Xavier, Nino, Manoel e Caio Paulista; André, Yago Felipe (Martinelli) e Ganso (Marrony); Matheus Martins (Willian), Arias e Cano (Felipe Melo). Técnico: Fernando Diniz.

FORTALEZA: Fernando Miguel; Brítez, Benevenuto, Titi e Capixaba; Sasha (Hércules), Zé Welison (Pedro Rocha) e Ronald (Caio Alexandre); Galhardo, Moisés (Romarinho) e Robson (Silvio Romero). Técnico: Juan Pablo Vojvoda.