Topo

Brasileirão - 2022

Salvo pelo VAR, Inter vence Cuiabá e dorme na vice-liderança do Brasileirão

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/09/2022 18h28

Na base da insistência, o Inter venceu o Cuiabá por 1 a 0 na tarde de hoje (10), no Beira-Rio, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. O Colorado empilhou chances no primeiro tempo, mas só conseguiu abrir o placar na etapa final, com gol de Alemão, de cabeça. No fim do jogo, o Dourado teve um pênalti anulado após checagem do VAR, que flagrou falta em Edenilson na origem do lance.

Com o resultado, o Inter dorme na vice-liderança do Brasileirão, com 46 pontos, mas pode ser ultrapassado amanhã, caso Flamengo ou Corinthians vençam seus compromissos. O Cuiabá segue em 16º, com 26 pontos, mas pode cair para o Z4 até o término da rodada.

Na próxima rodada do Brasileirão, o Inter visita o Atlético-GO, em Goiânia, na segunda (19), às 20h. O Cuiabá, por sua vez, enfrenta o Athletico-PR, em Curitiba, no domingo (18), às 19h.

Quem foi bem: Alemão

O centroavante foi o autor do gol da vitória do Inter no momento em que a equipe parecia cair de produção na partida. Ele é o artilheiro do Colorado no Brasileirão, com sete gols marcados.

Quem foi mal: Wanderson

O atacante desperdiçou oportunidades importantes de abrir o placar no primeiro tempo. Foi substituído no intervalo após sentir um incômodo na coxa.

Cronologia do jogo

O Inter empilhou chances, mas não conseguiu tirar o zero do placar no primeiro tempo. Aos 12 minutos, teve duas finalizações na trave no mesmo lance, primeiro com Wanderson e depois com Alemão, mas a arbitragem parou o lance por impedimento. Os atacantes, e também Alan Patrick, tiveram —e desperdiçaram— outras oportunidades na etapa inicial. O Cuiabá não conseguiu se impor e focou em apenas se defender, sem levar perigo para o goleiro Daniel.

O segundo tempo começou em ritmo mais lento, mas o Inter foi paciente e conseguiu superar a retranca do Cuiabá aos 22 minutos, em cabeçada de Alemão (assista o gol abaixo). Na reta final, o Cuiabá teve um pênalti anulado após checagem ao VAR, que flagrou falta em Edenilson na origem da jogada. Fim de jogo: 1 a 0 para o Colorado.

O jogo do Inter

O time de Mano Menezes ficou praticamente o tempo todo no campo de ataque, mas sofreu com a falta de pontaria, especialmente no primeiro tempo. Na etapa final, ficou mais preso na marcação adversária, mas conseguiu abrir o placar com Alemão quando o ritmo da equipe vinha ficando mais lento. Mais três pontos na conta.

O jogo do Cuiabá

O Cuiabá apresentou falhas defensivas, mas contou com a boa atuação do goleiro João Carlos para se segurar na etapa inicial, quando o Inter pressionou bastante. Lento e espaçado, a equipe praticamente nada criou no Beira-Rio e acabou tendo a retranca furada por Alemão.

Gol de Alemão tem furada e redenção

No lance do gol do Inter, Alemão precisou de duas chances para balançar as redes. Depois de receber dois cruzamentos de Pedro Henrique da direita, o primeiro ele furou, mas o segundo, ele cabeceou com precisão para dar a vitória ao Inter no Beira-Rio.

Polêmica com pênalti anulado no fim

Aos 44 minutos do segundo tempo, a torcida do Inter teve um grande susto. A arbitragem assinalou pênalti de Edenilson em cima de André, mas o lance acabou anulado após checagem no VAR, que recomendou a revisão por conta de um empurrão recebido pelo volante colorado antes de cometer a penalidade.

Valdivia recebe vaia dos colorados

O meia-atacante do Cuiabá entrou em campo no segundo tempo, na vaga de André Luís, e foi recepcionado com muitas vaias pela torcida do Inter. Valdivia esteve no elenco colorado que acabou rebaixado no Brasileirão, em 2016.

FICHA TÉCNICA:

INTER 1 x 0 CUIABÁ

Competição: Campeonato Brasileiro, 26ª rodada
Data e horário: 10 de setembro de 2022 (sábado), às 16h30 (de Brasília)
Local: Beira-Rio, em Porto Alegre (RS)
Árbitro: Maguielson Lima Barbosa (DF)
Auxiliares: Alessandro Rocha Matos (FIFA/BA) e Leila da Cruz (FIFA/DF)
VAR: Rodrigo D'Alonso Ferreira (SC)
Cartões amarelos: Taison (INT); Joaquim, André Luís, Pepê (CUI)

Gol: Alemão (INT), aos 22 minutos do segundo tempo (1-0)

INTER: Daniel; Bustos, Vitão, Mercado e Renê; Gabriel e Johnny (Edenilson); Maurício (Taison), Alan Patrick (Estevão) e Wanderson (Pedro Henrique); Alemão (Liziero). Técnico: Mano Menezes

CUIABÁ: João Carlos; Marllon, Joaquim (Camilo) e Alan Empereur; João Lucas, Marcão (Alesson), Pepê, Rafael Gava e Sidcley (Osorio); André Luís (Valdivia) e Deyverson (André). Técnico: Bernardo Franco (auxiliar de António Oliveira, suspenso)