Topo

Palmeiras

Mais uma vez Corinthians tira do Palmeiras chance de título inédito

Palmeiras e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão Feminino - Flickr CBF/ Mauro Horita
Palmeiras e Corinthians se enfrentam pelo Brasileirão Feminino Imagem: Flickr CBF/ Mauro Horita

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

10/09/2022 16h01

Donas da melhor campanha da primeira fase e com o melhor ataque da competição, as jogadoras do Palmeiras mais uma vez adiam o sonho de conquistar o Brasileirão feminino. Na partida de volta da semifinal, o Corinthians não tomou conhecimento do rival, mesmo diante de quase 10 mil torcedores, o público recorde dos jogos femininos no Allianz . As 'brabas' do Corinthians fizeram 4 a 0, ampliando a vantagem feita no primeiro jogo (venceu por 2 a 1), não passaram sustos e vão para a decisão em busca do tricampeonato seguido — no total seria a quarta vez. Já o Palmeiras, derrotado justamente pelo Corinthians na final do ano passado, mais uma vez não consegue o título do Brasileiro Feminino, inédito para o clube.

Na segunda-feira (12), São Paulo e Internacional decidem quem será o rival do Corinthians na final.

O Palmeiras foi goleado sem sua dupla de zagueiras. Agustina e Thais foram afastadas por motivo ainda não revelado. A reportagem tentou contato com a diretoria de futebol feminino do Palmeiras, mas não obteve resposta.

Com a vitória no jogo de ida por 2 a 1, em Itaquera, o Corinthians entrou em campo precisando empatar para ser mais uma vez finalista. Com menos de 10 minutos, porém, as 'brabas' (como são chamadas no clube) aumentaram a vantagem. E foi com VAR. A árbitra Edina Alves Batista anotou pênalti por bola na mão da zagueira Day Silva. Adriana bateu e abriu o placar.

Com um time desconectado, com meio de campo e ataque distantes, o Palmeiras era amplamente dominado. O segundo gol saiu após linda pedalada de Jaqueline, que cruzou para Gabi Portilho ampliar no fim do primeiro tempo.

No reinício de jogo, na segunda etapa, o Corinthians voltou disposto a enterrar qualquer possibilidade de reação das donas da casa. Jheniffer marcou aos 5 e aos 15, aproveitando duas falhas da defesa do Palmeiras, e garantiu a vaga para o Timão.

Quem foi bem

Jheniffer. A camisa 9 do Timão foi decisiva para a goleada do time visitante, ao aproveitar as duas chances que teve no início do segundo tempo, e sacramentar a classificação para a final.


Quem foi mal

Defesa do Palmeiras. Sem sua dupla de zaga titular, as Palestrinas não conseguiram parar o forte time do Corinthians.

Atuação Palmeiras

Precisando reverter a vantagem do rival, o Palmeiras mostrou falta de controle desde o início da partida. Não conseguiu ameaçar o gol do Corinthians e sofreu na marcação do rápido ataque alvinegro.

Atuação Corinthians

Entrou em campo podendo empatar para ir para a decisão, o Corinthians deu a bola para o Palmeiras e explorou a fragilidade da defesa rival para atacar. No contra-ataque, goleou o rival e poderia ter saído do Allianz Parque com uma vitória ainda maior, não fosse a atuação da goleira palmeirense Amanda.

Cronologia

Aos 8 minutos, Adriana bateu pênalti e abriu o placar para o Corinthians. Gabi Portilho, aos 45 minutos, de cabeça, marcou o segundo. Jheniffer, aos 5 minutos e aos 15 minutos do segundo tempo.


FICHA TÉCNICA

PALMEIRAS x CORINTHIANS
Competição: Campeonato Brasileiro - semifinal
Data e hora: 10 de setembro de 2022 (sábado), às 14h (horário de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo
Árbitro: Edina Alves Batista (SP / FIFA)
Assistentes: Neuza Inês Back (SP / FIFA) e Fabrini Bevilacqua (SP / FIFA)
VAR: Daiane Caroline Muniz dos Santos (SP / FIFA)
Cartões amarelos: Diany, Andressa, Yasmim, Gabi Portilho e Gabi Morais (Corinthians); Ary Borges, Andressinha e Duda (Palmeiras)
Gols: Adriana, aos 8 e Gabi Portilho, aos 45 minutos do primeiro tempo; Jheniffer, aos 5 e aos 15 minutos do segundo tempo (Corinthians)


PALMEIRAS: Amanda; Bruna Calderan, Day Silva, Julia Bianchi e Katrine; Duda Santos (Giovanna), Ary Borges e Andressinha (Byanca Brasil); Camilinha, Bia Zaneratto e Carol Rodrigues (Patrícia Sochor). Técnica: Vanessa Fernanda Silva.

CORINTHIANS: Lelê; Diany, Tarciane, Andressa e Yasmim; Gabi Morais (Miriã), Gabi Zanotti (Juliete) e Gabi Portilho (Paulinha); Jaqueline, Adriana (Mariza) e Jheniffer (Bianca Gomes). Técnico: Arthur Elias.

Palmeiras