Topo

Brasileirão - 2022

Palmeiras supera nervosismo, vence Juventude e segue folgado na liderança

Gabriel dos Santos

Colaboração para o UOL, em São Paulo

10/09/2022 22h54

No duelo de líder contra lanterna, o Palmeiras venceu o Juventude por 2 a 1, na noite de hoje (10), no Allianz Parque, pela 26ª rodada do Campeonato Brasileiro. Depois de um primeiro tempo marcado por oportunidades perdidas, o Verdão precisou de 28 segundos na etapa final para abrir o placar com gol de Rony, que chegou à marca de 150 jogos pelo clube. Guilherme Parede empatou para os visitantes, mas Zé Rafael recolocou o Palmeiras na frente.

Com o resultado, o Verdão volta a ganhar após cinco jogos e dá uma resposta na primeira partida após a eliminação para o Athletico-PR na semifinal da Libertadores. O time comandado por Abel Ferreira mantém a distância confortável na liderança do Brasileirão e chega aos 54 pontos, oito à frente do segundo colocado Inter. O Flamengo ainda joga na rodada — contra o Goiás — e, se vencer, faz a vantagem alviverde voltar para os sete pontos em relação ao segundo colocado.

Na próxima rodada o Palmeiras recebe o Santos e em clássico no Allianz Parque, no domingo (18), às 18h30. No mesmo dia, mas às 18h, o Juventude enfrenta o Fortaleza, no Alfredo Jaconi.

Cronologia do jogo

Empurrado pelos quase 40 mil palmeirenses no Allianz Parque, o Palmeiras teve início mais tímido e menos avassalador do que o torcedor ficou acostumado nos jogos em casa nos últimos tempos. Ainda assim, o Verdão foi superior ao Juventude e criou várias oportunidades de gol no primeiro tempo. Rony, Zé Rafael e, principalmente Dudu, que teve a melhor oportunidade, desperdiçaram chances claras de abrir o placar, e o primeiro tempo terminou zerado. Na saída de campo, Rony destacou o nervosismo da equipe: "A gente precisa fazer um gol, né?" mostrando a barreira psicológica a ser superada, em entrevista ao Premiere.

Rony falou e fez. Depois de lançamento de Marcos Rocha ele abriu o placar com menos de um minuto — 28 segundos, pra ser exato. No momento em que o Verdão parecia ter total controle do jogo e criava mais chances, o Juventude arrancou o empate com gol de Guilherme Parede, aos 17 minutos. A reação palmeirense foi rápida, e o time voltou à frente aos 21, após cobrança de escanteio aproveitada por Zé Rafael. Fim de jogo: 2 a 1 para o Palmeiras.

Live do Palmeiras

Quem foi bem: Rony

Homem de confiança do técnico Abel Ferreira, o atacante foi o autor do primeiro gol do Palmeiras no jogo. Desperdiçou boas chances no primeiro tempo, é verdade, mas no segundo fez valer o faro artilheiro na etapa final. Participou de praticamente todas as ações ofensivas do Verdão.

Quem foi mal: Bruno Tabata

Substituto de Raphael Veiga, que passou por cirurgia no tornozelo direito e virou desfalque por tempo indeterminado, o meia-atacante esteve em outra rotação e não conseguiu suprir a ausência do titular na armação de jogadas. Ficou devendo.

O jogo do Palmeiras

No primeiro jogo após a eliminação da Libertadores, o Verdão teve controle da partida durante a maior parte do tempo, mas cedeu o empate em uma desatenção defensiva e tomou um susto desnecessário. A equipe não deixou se abalar e rapidamente voltou à frente do marcador. O time criou inúmeras chances e demonstrou volume de jogo, como de costume com Abel Ferreira.

O jogo do Juventude

O lanterna do Brasileirão se fechou na defesa e teve um breve momento de felicidade no Allianz Parque. Foi envolvido pelo Palmeiras na maior parte do tempo e amargou mais uma derrota na competição.

Caneta dupla de Zé Rafael

Logo nos primeiros minutos da partida, o meia do Palmeiras esbanjou habilidade e deu duas canetas em sequência em lance no meio de campo. Assista:

Zagueiro do Juventude quase faz contra

Rafael Foster por pouco não ajudou o Palmeiras a abrir o placar no Allianz Parque. Aos 14 minutos do primeiro tempo, o defensor foi tentar cortar cruzamento de Piquerez na área e quase mandou contra o próprio gol.

Marcas de Rony

Decisivo para a vitória palmeirense, o atacante chegou a duas marcas importantes nesta noite: completou 150 jogos com a camisa do Verdão e anotou seu 20º gol na atual temporada.

Palmeiras estreia novo 3º uniforme

O Verdão jogou pela primeira vez com o nova terceira camisa para esse restante de temporada. O uniforme tem um tom de verde mais claro, além de detalhes em amarelo.

Dudu manda a bola para fora após ótima jogada do Palmeiras durante a partida contra o Juventude no Brasileirão - Ettore Chiereguini/AGIF - Ettore Chiereguini/AGIF
Dudu manda a bola para fora após ótima jogada do Palmeiras durante a partida contra o Juventude no Brasileirão
Imagem: Ettore Chiereguini/AGIF

FICHA TÉCNICA:

PALMEIRAS 2 x 1 JUVENTUDE

Competição: Campeonato Brasileiro, 26ª rodada
Data e horário: 10 de setembro de 2022 (sábado), às 21h (de Brasília)
Local: Allianz Parque, em São Paulo (SP)
Árbitro: Jefferson Ferreira de Moraes (GO)
Assistentes: Fabricio Vilarinho da Silva (FIFA/GO) e Luanderson Lima dos Santos (BA)
VAR: Pablo Ramon Goncalves Pinheiro (FIFA/RN)
Público: 39.337
Renda: R$ 2.251.971,42
Cartões amarelos: Jadson, Moraes e Vitor Gabriel (JUV)

Gols: Rony (PAL), aos 28 segundos do segundo tempo (1-0), Guilherme Parede (JUV), aos 17 minutos do segundo tempo (1-1) e Zé Rafael (PAL), aos 21 minutos do segundo tempo (2-1)

PALMEIRAS: Weverton; Marcos Rocha (Mayke), Gustavo Gómez, Murilo e Piquerez; Danilo, Zé Rafael e Bruno Tabata (Breno Lopes); Gustavo Scarpa (Atuesta), Rony (Rafael Navarro) e Dudu (Gabriel Menino). Técnico: Abel Ferreira

JUVENTUDE: Pegorari; Vitor Mendes, Renato Chaves (Ruan) e Rafael Forster; Rodrigo Soares, Jean Irmer, Jadson, Chico (Rafinha) e Capixaba (Moraes); Óscar Ruiz (Guilherme Parede) e Pitta (Vitor Gabriel). Técnico: Umberto Louzer