Topo

São Paulo

Clássico no Morumbi tem duelo entre 'quase estreante' e recordista de jogos

Cássio jogador do Corinthians durante partida contra o São Paulo no estádio Morumbi pelo campeonato Paulista 2022 - Marcello Zambrana/AGIF
Cássio jogador do Corinthians durante partida contra o São Paulo no estádio Morumbi pelo campeonato Paulista 2022 Imagem: Marcello Zambrana/AGIF

Thiago Braga

Do UOL, em São Paulo

11/09/2022 04h00

O Majestoso deste domingo (11), às 16h (de Brasília), no Morumbi, válido pelo Campeonato Brasileiro, terá um contraste entre os goleiros de São Paulo e Corinthians. Enquanto o Timão tem em seu gol um dos maiores ídolos do clube, o Tricolor sofre para encontrar um arqueiro que possa tomar conta da posição.

Campeão da Libertadores e Mundial com o Corinthians, Cássio defende o alvinegro desde 2012. Com a equipe, ainda conquistou o Brasileiro em 2015 e 2017. Também levantou o troféu do Paulistão em 2013 e no tricampeonato entre 2017 e 2019.

A regularidade sob o comando de Tite no Corinthians, e o desempenho sobretudo em 2017, renderam a Cássio um lugar entre os convocados para a Copa do Mundo de 2018, na Rússia.

Neste Brasileirão, Cássio atuou em 22 dos 25 jogos do Corinthians. Levou 17 gols, só um desses foi de longa distância, os outros 16 foram de dentro da área. Além disso, Cássio não levou gol em dez partidas. De volta à boa fase, foi citado por Tite, que não o convoca desde a última Copa, mas diz notar que Cássio está de volta aos seus melhores momentos e no radar da seleção.

Instabilidade na meta marca o ano do São Paulo

Titular nos últimos dois jogos do São Paulo, incluindo a semifinal da Copa Sul-Americana quando Jandrei estava à disposição, Felipe Alves parece ter assumido de vez a posição. Contratado às pressas no fim de julho por conta de uma lesão nas costas de Jandrei, Felipe chegou e já jogou. Na ocasião, o Tricolor tinha Thiago Couto no gol. Em três jogos, o jovem formado nas categorias de base do clube levou sete gols e voltou para o banco de reservas.

O São Paulo acertou a contratação então de Felipe Alves, por empréstimo do Fortaleza, para ter alguém mais experiente no gol quando Jandrei não pudesse jogar. Felipe foi titular por cinco jogos, mas ficou de fora do jogo com o América-MG pela Copa do Brasil, por não ter sido inscrito na competição, pois já atuou pelo Juventude neste ano.

Jandrei, recuperado do trauma na lombar que o tirou de oito jogos, voltou a ser titular. Mas sofreu dez gols nas cinco partidas depois que voltou da lesão. A instabilidade dele reabriu a disputa pela titularidade na meta tricolor e nesse momento ele está atrás.

Para o jogo contra o Flamengo, porém, Jandrei terá obrigatoriamente uma nova chance, já que Felipe Alves não pode jogar na Copa do Brasil e dificilmente Thiago Couto terá essa chance.

"És o primeiro": documentário mostra como São Paulo conquistou o mundo

O documentário "És o primeiro" está disponível com exclusividade para assinantes do UOL Play.

São Paulo