Topo

Athletico

Felipão comemora momento 'histórico', mas foca em vaga na Libertadores-2023

Luiz Felipe Scolari técnico do Athletico-PR durante partida contra o Avaí - R.Pierre/AGIF
Luiz Felipe Scolari técnico do Athletico-PR durante partida contra o Avaí Imagem: R.Pierre/AGIF

Bruno Fernandes

Colaboração para o UOL, em Maceió

11/09/2022 14h13

Hoje (11) após o empate em 1 a 1 diante do Avaí, na Ressacada, pelo Brasileirão, o técnico Felipão aproveitou sua primeira coletiva após a classificação para a final da Libertadores 2022 para definir o feito conquistado pela equipe como algo histórico para a sua carreira e mandar um recado para os torcedores sobre as prioridades daqui para frente.

Campeão mundial pela seleção Brasileira em 2002, Luiz Felipe Scolari estava suspenso da partida de volta após ser expulso do jogo na ida. Aos 73 anos, o experiente treinador tenta levar o Furacão à conquista inédita e ao terceiro título continental em sua carreira.

"A classificação para a final da Libertadores foi ótima, mas acabou, já atingimos o primeiro objetivo e eles [o time] conseguiram um resultado que é histórico, porque não sabemos quando pode vir a próxima classificação. Para mim, essa classificação também é algo histórico", descreveu o treinador durante coletiva após a partida diante do Avaí.

A trajetória de Felipão na Libertadores começou em 1995, sendo campeão pelo Grêmio. No ano seguinte foi semifinalista com o Tricolor gaúcho. Depois, foi a vez de fazer história com o Palmeiras: campeão em 1999 e vice em 2000. O Furacão, por sua vez, chega em uma final de Libertadores pela segunda vez em sua história. A primeira aconteceu em 2005, quando o rubro-negro perdeu para o São Paulo.

Apesar de estar diante de uma decisão de Libertadores, o técnico ressalta, no entanto, estar mais preocupado no momento em garantir a classificação da equipe já para a próxima edição do torneio internacional.

"Queremos muito chegarmos entre os 4 ou 6 classificados no Brasileirão [...] O primeiro projeto nosso é a classificação da Libertadores do próximo ano, temos feito todo um trabalho específico para a final, mas temos trabalhado muito nesses jogos que vamos ter pela frente no Brasileirão a exemplo do próximo contra o Cuiabá que também está numa situação difícil. Nos próximos jogos os times ou estão lá abaixo ou estão lá no topo e isso exige mais dedicação e vontade da nossa equipe para vencermos os obstáculos", continuou.

A partida única diante do Flamengo que se classificou ao eliminar o Vélez Sarsfield acontece no dia 29 de outubro, mas o horário da decisão da 63ª edição do torneio ainda não foi divulgado. O jogo acontecerá no Equador, no Estádio Monumental de Guayaquil, onde o Barcelona manda seus jogos.

Athletico