Topo

Brasileirão - 2022

Com gol validado pelo VAR, Flamengo arranca empate fora de casa com o Goiás

Colaboração para o UOL, em São Paulo

11/09/2022 20h59

Fechando a 26ª rodada do Campeonato Brasileiro, Goiás e Flamengo guardaram as emoções para os minutos finais no Hailé Pinheiro, na noite de hoje (11). A equipe da casa saiu na frente com Diego, aos 34' do segundo tempo, mas o Rubro-Negro empatou cinco minutos depois, em um lance que foi marcada falta em campo, mas o VAR chamou o árbitro, que mudou a decisão e deu o gol de Matheus França.

O desenho da partida foi o que se esperava: o Esmeraldino fechado, tentando explorar o contra-ataque e o Rubro-Negro com mais iniciativa. O time carioca pecou demais na primeira etapa e caiu de rendimento na segunda. O gol do Goiás saiu após uma jogada de Pedro Raul, que deu o passe na medida e abriu caminho para Diego marcar. Já o empate do Fla saiu de uma divida de Léo Pereira com o goleiro Tadeu. Em campo, o juiz assinalou falta do zagueiro. Chamado pelo VAR foi ao monitor e reverteu sua decisão quatro minutos depois, confirmando o gol de Matheus França, que tocou a bola para o gol vazio.

Com a igualdade, o Flamengo perde a vice-liderança e cai para a terceira colocação, com 45 pontos, voltando a ficar nove atrás do líder Palmeiras. Já o Goiás encerra sua série de três vitórias seguidas e continua em nono, com 36 pontos.

Quem foi bem: Pedro Raul

Mesmo sem balançar a rede, o centroavante do Goiás teve mais uma boa exibição. Alto, forte e em boa fase, levou vantagem contra o s zagueiros nas jogadas de pivô, ajudou a armar contragolpes e ainda criou o lance para o gol de Diego.

Quem foi mal: Marinho erra demais

O atacante rubro-negro não se escondeu, mas matou praticamente toda jogada que passou pelos seus pés. Quando teve a chance de concluir, também mandou longe da meta. Saiu de campo aos 17' da segunda etapa.

Atuação do Flamengo:

Com um time misto e sem poder contar com a dupla Pedro e Gabigol, o Rubro-Negro controlou o jogo, porém não teve a qualidade para furar a defesa do rival no primeiro tempo. Na etapa final, colocou Arrascaeta, mas tirou justamente Everton Ribeiro e a dificuldade para encontrar os espaços na defesa do Goiás persistiram.

Atuação do Goiás: Contra-ataque e Pedro Raul

Já o Esmeraldino tinha uma ideia clara do que pretendia: atrair o adversário em seu campo e explorar os espaços no contragolpe. Quando o time ficava um pouco mais com a bola, a busca era para encontrar Pedro Raul, vice-artilheiro do campeonato com 14 gols. O gol no final do segundo tempo premiou a aplicação tática da equipe.

Cronologia do jogo

Cebolinha recebeu um grande lançamento de David Luiz e ficou na cara do goleiro, mas se enrolou e não conseguiu finalizar aos 12'. O Fla ainda chegou com Marinho, que isolou aos 24', e Vidal, que furou aos 29'.

Na sequência, o árbitro fez uma pausa para hidratação e os visitantes voltaram pressionando ainda mais nos 15 minutos finais. No entanto, a grande chance da etapa inicial foi do Verdão. Diego, sozinho, bateu cruzado de dentro da área e a bola raspou a trave.

A entrada de Matheus Sales na vaga de Dadá Belmonte, que sentiu a coxa ao final do primeiro tempo, reforçou o poder de marcação do Verdão, que deixou o embate ainda mais truncado na etapa final.

O duelo vinha bem morno até Pedro Raul fazer a diferença novamente, aos 34'. O atacante fez a parede dentro da área e rolou para Diego. O meia chegou e, mesmo escorregando, pegou de primeira e mandou para a rede.

Em desvantagem, o Rubro-Negro se lançou ao ataque e conseguiu o empate quatro minutos depois. Arrascaeta cobrou escanteio e Léo Pereira dividiu com o Tadeu no alto. A bola sobrou para Matheus França, que mandou para a rede. Em campo, o juiz marcou falta, entretanto consultou o monitor e mudou sua marcação.

Calor goiano gera parada para hidratação

A baixa umidade e a temporada acima dos 30ºC fizeram com que o árbitro Ramon Abatti Abel promovesse uma pausa para hidratação tanto no primeiro quanto no segundo tempo, quando já era 20h35.

Próximos jogos

As duas equipes entram em campo pela 27ª rodada do Brasileirão, no domingo (19). O Fla fará o clássico com o Fluminense às 16h, enquanto o Goiás visita o Bragantino às 11h.

Antes disso, no entanto, o time carioca decide uma vaga na final da Copa do Brasil contra o São Paulo. Com a vantagem de ter ganho a primeira partida por 3 a 1, o Rubro-Negro recebe o Tricolor no Maracanã na quarta (14), às 21h45.

Homenagens para Hailé Pinheiro

Ex-presidente do Goiás, Hailé Pinheiro, que dá nome ao estádio do clube, faleceu na última quarta (7). Por isso, na partida de hoje, o clube goiano fez uma série de homenagens ao Seo Hailé: os jogadores jogaram com uma mensagem na camisa, uma mensagem de agradecimento foi colocada e, além, disso, o clube fez uma cerimônia para exaltar o dirigente.

FICHA TÉCNICA:

GOIÁS 1 x 1 FLAMENGO
Competição:
Série A do Campeonato Brasileiro - 26ª rodada
Data: 11 de setembro de 2022, domingo
Horário: 19h (de Brasília)
Local: estádio Hailé Pinheiro, a Serrinha, em Goiânia (GO)
Árbitro: Ramon Abatti Abel (SC)
Assistentes: Kleber Lucio Gil (FIFA/ SC) e Henrique Neu Ribeiro (SC)
VAR: Rafael Traci (SC)
Gols: Diego, aos 34'/2ºT (GOI); Matheus França, aos 38'/2ºT (FLA)
Cartões amarelos: Sávio, Vinícius, Dadá Belmonte (GOI), Ayrton Lucas (FLA)

Público: 11584 pagantes, 13798 presentes
Renda: R$ 731.500,00

GOIÁS: Tadeu; Maguinho, Caetano, Reynaldo e Sávio; Auremir (Felipe Bastos), Diego (Apodi) e Marquinhos Gabriel (Caio); Vinícius (Renato Júnior), Pedro Raul e Dadá Belmonte (Matheus Sales). Técnico: Jair Ventura.

FLAMENGO: Santos; Matheuzinho, David Luiz, Léo Pereira e Ayrton Lucas; Thiago Maia, Vidal (João Gomes) e Everton Ribeiro (Arrascaeta); Marinho (Rodinei), Cebolinha (Matheus França) e Victor Hugo (Mateusão). Técnico: Dorival Junior.