Topo

Rodrygo e Vini Jr. decidem, Real Madrid goleia Mallorca e lidera Espanhol

Rodrygo comemora golaço marcado contra o Mallorca no Campeonato Espanhol - THOMAS COEX / AFP
Rodrygo comemora golaço marcado contra o Mallorca no Campeonato Espanhol Imagem: THOMAS COEX / AFP

Do UOL, em São Paulo

11/09/2022 10h59

Com show dos brasileiros, o Real Madrid venceu o Mallorca com propriedade no Estádio Santiago Bernabéu, em partida válida pela 5ª rodada do Campeonato Espanhol, por 4 a 1. Muriqi abriu o placar para os visitantes, Valverde empatou, Vinícius Júnior virou o jogo a favor dos mandantes, Rodrygo ampliou e Rudiger completou a goleada.

Com o resultado, os Blancos chegaram à liderança da competição, com 15 pontos e 100% de aproveitamento (5 vitórias em 5 jogos). Os Piratas seguem com os mesmos cinco pontos e caíram para a 13ª colocação.

O Real Madrid permanece na Espanha para receber o RB Leipzig, pela 2ª rodada da Liga dos Campeões, na quarta-feira. Já o Mallorca volta a campo somente no próximo sábado, pela 6ª rodada da Liga, contra o Almería, também em casa.

Quem foi bem?

O melhor do Real Madrid: Rodrygo. Com um gol e uma assistência na conta, o ex-Santos não errou na partida e conseguiu sacramentar a vitória com uma pintura em jogada individual, enfileirando os adversários.

O melhor do Mallorca: Vedat Muriqi. Autor de um dos gols da partida, o atacante de 28 anos deu continuidade às jogadas e mostrou imponência perante os defensores.

Quem foi mal?

O pior do Real Madrid: Eden Hazard. O belga ficou apagado em boa parte do tempo que esteve em campo e não conseguiu se desvencilhar da forte marcação adversária.

O pior do Mallorca: Predrag Rajkovic. Pouco inspirado, o arqueiro não conseguiu evitar os gols do Madrid e não participou do jogo com nenhuma intervenção marcante.

Vinícius Júnior, o showman

Apesar do jogo duro dos adversários, Vini nunca deixa o jogo morno e chama atenção com boas jogadas. Autor de um dos gols da vitória madrilenha, demonstrou habilidade em dribles e foi um legítimo showman no final do segundo tempo, com provocações aos adversários e chamando todos os holofotes para si.

E não foi somente o gol marcado que trouxe holofotes ao Vini, mas também pela sua comemoração à la Ronaldinho Gaúcho, com sambadinha na bandeira de escanteio.

Vinícius Júnior e companheiros celebram gol marcado pelo Real Madrid contra o Mallorca - Thomas Coex / AFP - Thomas Coex / AFP
Vinícius Júnior e companheiros celebram gol marcado pelo Real Madrid contra o Mallorca
Imagem: Thomas Coex / AFP

Cronologia - Real teve frieza para golear

Apesar de certo equilíbrio em alguns momentos, o Real Madrid foi quem controlou o jogo. Inicialmente, a equipe de Ancelotti enfrentou dificuldades para furar a defesa adversária, mas a individualidade dos jogadores pesou no resultado final.

O Mallorca começou na frente com Muriqi, de cabeça, aos 35 minutos da primeira etapa. Valverde empatou nos acréscimos, faltando apenas dois minutos para o intervalo, com um golaço. Aos 27 do segundo tempo, foi a vez de Vinícius Júnior marcar, com assistência de seu compatriota Rodrygo. O camisa 21 novamente participou do terceiro gol, agora como autor, aos 44. Rudiger completou a goleada, aos 47.

Surpresa! Mallorca abre o placar

Mesmo na retranca, a equipe visitante foi muito eficiente e cirúrgica para abrir o placar. Na primeira e única chegada no ataque, fizeram o gol com Vedat Muriqi. O atacante de Kosovo utilizou seus 1,94m de altura para ganhar da defesa de Madrid no segundo pau e cabecear para o fundo das redes.

Real empata com golaço

A equipe de Javier Aguirre não conseguiu segurar as investidas dos mandantes, e o Real Madrid foi ao intervalo com o jogo empatado.
Faltando pouco mais de um minuto para o fim do primeiro tempo, o uruguaio Valverde recebeu a bola na intermediária defensiva e carregou até a outra área, tirando dois marcadores no meio do caminho. Ao chegar na entrada da área, limpou e finalizou de esquerda, no ângulo, marcando a favor dos merengues.

Dobradinha brasileira funciona, Vini Jr. e Rodrygo marcam

Após jogada, Rodrygo arrancou com a bola dominada e passou para Vinícius Júnior dentro da área. Veloz, o atacante limpou a jogada do zagueiro e com uma "semi-cavadinha" de esquerda matou o goleiro Rajkovic, colocando o Real Madrid na frente.

Depois, foi a vez de Rodrygo executar boa jogada individual rumo à grande área e chapar a bola para as redes. Antes da finalização, ele deu um corte desconcertante, deixando um zagueiro adversário no chão.

Rudiger marca seu 1º gol pelo Real

Novo contratado do clube espanhol nesta temporada, o zagueiro Rudiger demonstrou solidez defensiva, mas foi importante no ataque, marcando o quarto gol do Real Madrid no duelo e seu primeiro com a camisa da equipe. Após cruzamento de Toni Kroos, em cobrança de falta, o alemão encheu o pé esquerdo para estufar as redes.

Que beleza: Rodrygo mostra habilidade com chapéu duplo

Esbanjando o aspecto técnico muito comum nos atletas brasileiros, Rodrygo fez bonito e deu um "chapéu" (ou lençol) em Galarreta. Após dominar a bola no meio de campo, o atacante ex-Santos executou a jogada duas vezes, arrancando aplausos no Bernabéu

FICHA TÉCNICA

Real Madrid FC 4 x 1 RCD Mallorca - 5ª rodada do Campeonato Espanhol

Data e hora: 11 de setembro de 2022 (domingo), às 09h00 (horário de Brasília)
Local: Estádio Santiago Bernabéu, em Madrid (Espanha)
Árbitro: Jorge Figueroa Vazquez (ESP)
Cartões amarelos: M. Nastasic (MAL), P. Maffeo (MAL), A. Raíllo (MAL), M. Valjent (MAL) e A. Sanches (MAL); F. Mendy (RMD), F. Valverde (RMD) e D. Alaba (RMD)
Cartões vermelhos: -
Gols: V. Muriqi (MAL), aos 35'/1ºT, F. Valverde (RMD), aos 48'/1ºT, Vinícius Júnior (RMD), aos 27'/2ºT, Rodrygo (RMD), aos 44'/2ºT, A. Rudiger (RMD), aos 47'/2ºT

REAL MADRID: Thibaut Courtois; Lucas Vázquez (Dani Carvajal), Antonio Rudiger, David Alaba e Ferland Mendy (Nacho Fernández); Toni Kroos, Federico Valverde e Dani Ceballos (Eduardo Camavinga); Rodrygo, Eden Hazard (Luka Modric) e Vinícius Júnior.
Técnico: Carlo Ancelotti

MALLORCA: Predrag Rajkovic; Pablo Maffeo, Martin Valjent, Antonio Raíllo, Matija Nastasic e Jaume Costa; Rodrigo Battaglia (Iddrisu Baba), Dani Rodríguez (Clément Grenier) e Iñigo Ruiz de Galarreta (Antonio Sanches); Vedat Muriqi (Abdón Prats) e Kang-in Lee (Lago Júnior).
Técnico: Javier Aguirre